Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Wagner
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10724
Resumo: Concept Maps (CMs) are extremely useful tools in the construction and representation of knowledge. Formed by concepts and their relationships, an CM is a powerful tool for summarizing, simplifying, organizing and representing knowledge. Researches have investigated and proposed software resources with the purpose of favoring activities with CMs, promoting their creation in digital media, and proposing features such as automatic generation of maps from text, construction of collaborative maps, map comparison, junction of maps, among others. However, these resources are mostly isolated and difficult to integrate, which does working with CMs often still a challenge for the teacher, especially in large classes, requiring a lot of time and generating cognitive overload, especially in evaluation and comparison of maps. Therefore, this dissertation proposes an architecture that aims to support the teacher in the elaboration and application of activities with CMs more frequently, reducing the time necessary for this, as well as reducing their cognitive overload. The results obtained are promising, demonstrating that Natural Language Processing tools can greatly contribute to the automation of processes involving CM activities.
id UFES_7d0e75d8a1196307235c0683e9022f4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/10724
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Gava, TâniaCury, DavidsonGaspar, WagnerMenezes, Crediné Silva de2018-12-20T13:40:13Z2018-12-202018-12-20T13:40:13Z2018-08-31Concept Maps (CMs) are extremely useful tools in the construction and representation of knowledge. Formed by concepts and their relationships, an CM is a powerful tool for summarizing, simplifying, organizing and representing knowledge. Researches have investigated and proposed software resources with the purpose of favoring activities with CMs, promoting their creation in digital media, and proposing features such as automatic generation of maps from text, construction of collaborative maps, map comparison, junction of maps, among others. However, these resources are mostly isolated and difficult to integrate, which does working with CMs often still a challenge for the teacher, especially in large classes, requiring a lot of time and generating cognitive overload, especially in evaluation and comparison of maps. Therefore, this dissertation proposes an architecture that aims to support the teacher in the elaboration and application of activities with CMs more frequently, reducing the time necessary for this, as well as reducing their cognitive overload. The results obtained are promising, demonstrating that Natural Language Processing tools can greatly contribute to the automation of processes involving CM activities.Os Mapas Conceituais (MCs) são ferramentas extremamente úteis na construção e representação do conhecimento. Formado por conceitos e suas relações, um MC é uma ferramenta poderosa para resumir, simplificar, organizar e representar o conhecimento. Pesquisas têm investigado e proposto recursos de software com a finalidade de favorecer atividades com MCs, promovendo sua criação em meios digitais, e propondo recursos como geração automática de mapas a partir de texto, construção de mapas colaborativos, comparação de mapas, junção de mapas, dentre outras. Contudo, estes recursos são, em sua maioria, isolados e de difícil integração, o que faz com que trabalhar com MCs frequentemente ainda seja um desafio para o professor, especialmente em turmas grandes, exigindo muito tempo e gerando sobrecarga cognitiva, especialmente em atividades de avaliação e comparação de mapas. Portanto, esta dissertação propõe uma arquitetura que objetiva apoiar o professor na elaboração e aplicação de atividades com MCs de forma mais frequente, reduzindo o tempo necessário para tal, assim como diminuindo sua sobrecarga cognitiva. Os resultados obtidos são promissores, demonstrando que ferramentas de Processamento de Linguagem Natural podem contribuir enormemente na automatização de processos que envolvam atividades com MCs.TextGASPAR, Wagner. Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2018.http://repositorio.ufes.br/handle/10/10724porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em InformáticaPrograma de Pós-Graduação em InformáticaUFESBRCentro TecnológicoConcept mapsReference concept mapTechnological support to the teacherKnowledge representationMapas conceituaisMapa conceitual de referênciaApoio tecnológico ao professorInformática na educaçãoRepresentação do conhecimento (Sistemas especialistas)Ciência da Computação004Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALDissertacao Wagner final-merged.pdfapplication/pdf3693233http://repositorio.ufes.br/bitstreams/af3eb983-982f-497f-9775-9f116fd559b5/download6f9f3b1ea7ce9d52eeb51bdfbb2e118bMD5110/107242024-06-28 16:10:44.579oai:repositorio.ufes.br:10/10724http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-06-28T16:10:44Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas
title Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas
spellingShingle Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas
Gaspar, Wagner
Concept maps
Reference concept map
Technological support to the teacher
Knowledge representation
Mapas conceituais
Mapa conceitual de referência
Apoio tecnológico ao professor
Ciência da Computação
Informática na educação
Representação do conhecimento (Sistemas especialistas)
004
title_short Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas
title_full Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas
title_fullStr Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas
title_full_unstemmed Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas
title_sort Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas
author Gaspar, Wagner
author_facet Gaspar, Wagner
author_role author
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gava, Tânia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cury, Davidson
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar, Wagner
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Menezes, Crediné Silva de
contributor_str_mv Gava, Tânia
Cury, Davidson
Menezes, Crediné Silva de
dc.subject.eng.fl_str_mv Concept maps
Reference concept map
Technological support to the teacher
Knowledge representation
topic Concept maps
Reference concept map
Technological support to the teacher
Knowledge representation
Mapas conceituais
Mapa conceitual de referência
Apoio tecnológico ao professor
Ciência da Computação
Informática na educação
Representação do conhecimento (Sistemas especialistas)
004
dc.subject.por.fl_str_mv Mapas conceituais
Mapa conceitual de referência
Apoio tecnológico ao professor
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciência da Computação
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Informática na educação
Representação do conhecimento (Sistemas especialistas)
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 004
description Concept Maps (CMs) are extremely useful tools in the construction and representation of knowledge. Formed by concepts and their relationships, an CM is a powerful tool for summarizing, simplifying, organizing and representing knowledge. Researches have investigated and proposed software resources with the purpose of favoring activities with CMs, promoting their creation in digital media, and proposing features such as automatic generation of maps from text, construction of collaborative maps, map comparison, junction of maps, among others. However, these resources are mostly isolated and difficult to integrate, which does working with CMs often still a challenge for the teacher, especially in large classes, requiring a lot of time and generating cognitive overload, especially in evaluation and comparison of maps. Therefore, this dissertation proposes an architecture that aims to support the teacher in the elaboration and application of activities with CMs more frequently, reducing the time necessary for this, as well as reducing their cognitive overload. The results obtained are promising, demonstrating that Natural Language Processing tools can greatly contribute to the automation of processes involving CM activities.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-20T13:40:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-20
2018-12-20T13:40:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GASPAR, Wagner. Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/10724
identifier_str_mv GASPAR, Wagner. Construção, comparação e agrupamento automáticos de mapas conceituais com apoio a atividades pedagógicas. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Vitória, 2018.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/10724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Informática
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Informática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro Tecnológico
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Informática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/af3eb983-982f-497f-9775-9f116fd559b5/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f9f3b1ea7ce9d52eeb51bdfbb2e118b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804309199860006912