POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E EDUCAÇÃO: notas a partir dos escritos de Gramsci

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlesener, Anita Helena
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32609
Resumo: Tomando como referência os escritos de Antonio Gramsci o objetivo desse artigo é tecer algumas considerações sobre os limites e possibilidades das políticas públicas no contexto das democracias modernas, articulando com os conceitos de Estado e educação. A estrutura da democracia moderna permite gerar a ilusão de participação efetiva dos subalternos. A dimensão ideológica da hegemonia consolida as relações de dependência. O objetivo de Gramsci é esclarecer a noção de hegemonia para criar novas condições de confronto político para as classes dominadas.Palavras-chave: políticas públicas, Estado, educação, Gramsci.Taking es reference Antonio Gramscis’s Writings, the objective of this article is to weave some considerations about limits and possibilities of public policies of the modern democracies coordinating with state and educational concepts. The structure of moderns democracy allows to generate the illusion of effective participation of subaltern. The ideological dimension of hegemony reinforce dependency relationships. Gramsci’s intention is to clarify the hegemony notion to create news conditions of confrontation politician for the dominate class.Key-words: public politics,  State, education, Gramsci.
id UFF-11_7e5cbde392729b7459866e7957d889c8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32609
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E EDUCAÇÃO: notas a partir dos escritos de GramsciTomando como referência os escritos de Antonio Gramsci o objetivo desse artigo é tecer algumas considerações sobre os limites e possibilidades das políticas públicas no contexto das democracias modernas, articulando com os conceitos de Estado e educação. A estrutura da democracia moderna permite gerar a ilusão de participação efetiva dos subalternos. A dimensão ideológica da hegemonia consolida as relações de dependência. O objetivo de Gramsci é esclarecer a noção de hegemonia para criar novas condições de confronto político para as classes dominadas.Palavras-chave: políticas públicas, Estado, educação, Gramsci.Taking es reference Antonio Gramscis’s Writings, the objective of this article is to weave some considerations about limits and possibilities of public policies of the modern democracies coordinating with state and educational concepts. The structure of moderns democracy allows to generate the illusion of effective participation of subaltern. The ideological dimension of hegemony reinforce dependency relationships. Gramsci’s intention is to clarify the hegemony notion to create news conditions of confrontation politician for the dominate class.Key-words: public politics,  State, education, Gramsci.ABEC2017-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRated by the EditorsAvaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoriaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3260910.22409/mov.v0i5.315Movement - Education Journal; No. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputaREVISTA MOVIMIENTO; Núm. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputamovimento - rivista di educazione; N. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputaMovimento-revista de educação ; n. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa2359-329610.22409/mov.v0i5reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32609/18744Copyright (c) 2020 Anita Helena Schlesenerinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchlesener, Anita Helena2019-08-20T13:21:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32609Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2019-08-20T13:21:16Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E EDUCAÇÃO: notas a partir dos escritos de Gramsci
title POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E EDUCAÇÃO: notas a partir dos escritos de Gramsci
spellingShingle POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E EDUCAÇÃO: notas a partir dos escritos de Gramsci
Schlesener, Anita Helena
title_short POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E EDUCAÇÃO: notas a partir dos escritos de Gramsci
title_full POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E EDUCAÇÃO: notas a partir dos escritos de Gramsci
title_fullStr POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E EDUCAÇÃO: notas a partir dos escritos de Gramsci
title_full_unstemmed POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E EDUCAÇÃO: notas a partir dos escritos de Gramsci
title_sort POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E EDUCAÇÃO: notas a partir dos escritos de Gramsci
author Schlesener, Anita Helena
author_facet Schlesener, Anita Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schlesener, Anita Helena
description Tomando como referência os escritos de Antonio Gramsci o objetivo desse artigo é tecer algumas considerações sobre os limites e possibilidades das políticas públicas no contexto das democracias modernas, articulando com os conceitos de Estado e educação. A estrutura da democracia moderna permite gerar a ilusão de participação efetiva dos subalternos. A dimensão ideológica da hegemonia consolida as relações de dependência. O objetivo de Gramsci é esclarecer a noção de hegemonia para criar novas condições de confronto político para as classes dominadas.Palavras-chave: políticas públicas, Estado, educação, Gramsci.Taking es reference Antonio Gramscis’s Writings, the objective of this article is to weave some considerations about limits and possibilities of public policies of the modern democracies coordinating with state and educational concepts. The structure of moderns democracy allows to generate the illusion of effective participation of subaltern. The ideological dimension of hegemony reinforce dependency relationships. Gramsci’s intention is to clarify the hegemony notion to create news conditions of confrontation politician for the dominate class.Key-words: public politics,  State, education, Gramsci.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Rated by the Editors
Avaliado pelos pares. Avaliado pelo Editoria
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32609
10.22409/mov.v0i5.315
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32609
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i5.315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32609/18744
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Anita Helena Schlesener
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Anita Helena Schlesener
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa
movimento - rivista di educazione; N. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa
Movimento-revista de educação ; n. 5 (2016): Educação pública: projetos em disputa
2359-3296
10.22409/mov.v0i5
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355794907136