Barreiras de adoção de uma inovação: O emprego da metodologia SCRUM na MRS Logística S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Isabela Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Toda, Favio Akiyoshi, Castro, Maria Cristina Drumond e, Seixas, Gabriel Chagas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração, Sociedade e Inovação
Texto Completo: https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/313
Resumo: O gerenciamento de projetos de softwares enfrenta o desafio de entregar soluções que atendam aos propósitos dos clientes. Historicamente, a metodologia tradicional Stage Gate foi a mais utilizada, porém para ambientes em transformação uma abordagem mais flexível se fez necessária. As metodologias ágeis surgiram como alternativas, merecendo destaque o SCRUM, possuindo uma maior valorização de interação entre os desenvolvedores e clientes e rápida adaptação às mudanças necessárias para atingir os resultados. Por outro lado, existem características da metodologia tradicional que são percebidas como importantes e estão ausentes no método ágil, gerando desafios de adaptabilidade. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as barreiras de adoção desta inovação pela MRS Logística S.A., empresa ferroviária brasileira que utilizava a abordagem tradicional e passou a adotar a metodologia ágil SCRUM. Através de aplicação de entrevistas semi-estruturadas foi constatado que com a adoção desta metodologia foram percebidos diversos benefícios, como maior interação da equipe e entregas mais velozes. Porém algumas características da metodologia tradicional continuam sendo consideradas importantes, concluindo-se que a adoção de modelos híbridos é uma proposta mais adequada. Este estudo contribui na ampliação da discussão sobre metodologias de gerenciamento de projetos por meio da compreensão das barreiras de adoção de modelos ágeis.
id UFF-12_3e2e81311f59ce51a4bd8b3c6c46ea1f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.8.15:article/313
network_acronym_str UFF-12
network_name_str Revista de Administração, Sociedade e Inovação
repository_id_str
spelling Barreiras de adoção de uma inovação: O emprego da metodologia SCRUM na MRS Logística S.A.SCRUM, Stage Gate, gerenciamento de projetos de softwares, metodologias de gerenciamento ágil.Barreiras na adoção da inovaçãoO gerenciamento de projetos de softwares enfrenta o desafio de entregar soluções que atendam aos propósitos dos clientes. Historicamente, a metodologia tradicional Stage Gate foi a mais utilizada, porém para ambientes em transformação uma abordagem mais flexível se fez necessária. As metodologias ágeis surgiram como alternativas, merecendo destaque o SCRUM, possuindo uma maior valorização de interação entre os desenvolvedores e clientes e rápida adaptação às mudanças necessárias para atingir os resultados. Por outro lado, existem características da metodologia tradicional que são percebidas como importantes e estão ausentes no método ágil, gerando desafios de adaptabilidade. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as barreiras de adoção desta inovação pela MRS Logística S.A., empresa ferroviária brasileira que utilizava a abordagem tradicional e passou a adotar a metodologia ágil SCRUM. Através de aplicação de entrevistas semi-estruturadas foi constatado que com a adoção desta metodologia foram percebidos diversos benefícios, como maior interação da equipe e entregas mais velozes. Porém algumas características da metodologia tradicional continuam sendo consideradas importantes, concluindo-se que a adoção de modelos híbridos é uma proposta mais adequada. Este estudo contribui na ampliação da discussão sobre metodologias de gerenciamento de projetos por meio da compreensão das barreiras de adoção de modelos ágeis.Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)2019-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedAvaliado pelos paresTextoapplication/pdfhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/31310.20401/rasi.5.2.313Review of Administration, Society and Innovation; Vol. 5 No. 2 (2019): May-August; 198-220Revista de Administração, Sociedade e Inovação; v. 5 n. 2 (2019): mai.-ago.; 198-2202447-8156reponame:Revista de Administração, Sociedade e Inovaçãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/313/79Copyright (c) 2019 Revista de Administração, Sociedade e Inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Isabela Maria de OliveiraToda, Favio AkiyoshiCastro, Maria Cristina Drumond eSeixas, Gabriel Chagas2020-06-05T02:30:56Zoai:ojs.192.168.8.15:article/313Revistahttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasiPUBhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/oaiperiodico.rasi@gmail.com || marciomabdalla@gmail.com10.204012447-81562447-8156opendoar:2020-06-05T02:30:56Revista de Administração, Sociedade e Inovação - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Barreiras de adoção de uma inovação: O emprego da metodologia SCRUM na MRS Logística S.A.
title Barreiras de adoção de uma inovação: O emprego da metodologia SCRUM na MRS Logística S.A.
spellingShingle Barreiras de adoção de uma inovação: O emprego da metodologia SCRUM na MRS Logística S.A.
Duarte, Isabela Maria de Oliveira
SCRUM, Stage Gate, gerenciamento de projetos de softwares, metodologias de gerenciamento ágil.
Barreiras na adoção da inovação
title_short Barreiras de adoção de uma inovação: O emprego da metodologia SCRUM na MRS Logística S.A.
title_full Barreiras de adoção de uma inovação: O emprego da metodologia SCRUM na MRS Logística S.A.
title_fullStr Barreiras de adoção de uma inovação: O emprego da metodologia SCRUM na MRS Logística S.A.
title_full_unstemmed Barreiras de adoção de uma inovação: O emprego da metodologia SCRUM na MRS Logística S.A.
title_sort Barreiras de adoção de uma inovação: O emprego da metodologia SCRUM na MRS Logística S.A.
author Duarte, Isabela Maria de Oliveira
author_facet Duarte, Isabela Maria de Oliveira
Toda, Favio Akiyoshi
Castro, Maria Cristina Drumond e
Seixas, Gabriel Chagas
author_role author
author2 Toda, Favio Akiyoshi
Castro, Maria Cristina Drumond e
Seixas, Gabriel Chagas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Isabela Maria de Oliveira
Toda, Favio Akiyoshi
Castro, Maria Cristina Drumond e
Seixas, Gabriel Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv SCRUM, Stage Gate, gerenciamento de projetos de softwares, metodologias de gerenciamento ágil.
Barreiras na adoção da inovação
topic SCRUM, Stage Gate, gerenciamento de projetos de softwares, metodologias de gerenciamento ágil.
Barreiras na adoção da inovação
description O gerenciamento de projetos de softwares enfrenta o desafio de entregar soluções que atendam aos propósitos dos clientes. Historicamente, a metodologia tradicional Stage Gate foi a mais utilizada, porém para ambientes em transformação uma abordagem mais flexível se fez necessária. As metodologias ágeis surgiram como alternativas, merecendo destaque o SCRUM, possuindo uma maior valorização de interação entre os desenvolvedores e clientes e rápida adaptação às mudanças necessárias para atingir os resultados. Por outro lado, existem características da metodologia tradicional que são percebidas como importantes e estão ausentes no método ágil, gerando desafios de adaptabilidade. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as barreiras de adoção desta inovação pela MRS Logística S.A., empresa ferroviária brasileira que utilizava a abordagem tradicional e passou a adotar a metodologia ágil SCRUM. Através de aplicação de entrevistas semi-estruturadas foi constatado que com a adoção desta metodologia foram percebidos diversos benefícios, como maior interação da equipe e entregas mais velozes. Porém algumas características da metodologia tradicional continuam sendo consideradas importantes, concluindo-se que a adoção de modelos híbridos é uma proposta mais adequada. Este estudo contribui na ampliação da discussão sobre metodologias de gerenciamento de projetos por meio da compreensão das barreiras de adoção de modelos ágeis.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Avaliado pelos pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/313
10.20401/rasi.5.2.313
url https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/313
identifier_str_mv 10.20401/rasi.5.2.313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/313/79
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Administração, Sociedade e Inovação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Administração, Sociedade e Inovação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)
dc.source.none.fl_str_mv Review of Administration, Society and Innovation; Vol. 5 No. 2 (2019): May-August; 198-220
Revista de Administração, Sociedade e Inovação; v. 5 n. 2 (2019): mai.-ago.; 198-220
2447-8156
reponame:Revista de Administração, Sociedade e Inovação
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Revista de Administração, Sociedade e Inovação
collection Revista de Administração, Sociedade e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração, Sociedade e Inovação - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.rasi@gmail.com || marciomabdalla@gmail.com
_version_ 1798325248822607872