Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Reginaldo Adriano de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Heiderich, Rodolpho Xavier, Alvin-Hannas, Anandy kassis de Faria, Souza, Luiz Gustavo Leite, Miranda, Fernando Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração, Sociedade e Inovação
Texto Completo: https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/10
Resumo: Conhecer o consumidor e sua percepção sobre as organizações e seus serviços é fundamental para sobreviver no atual mercado competitivo. Dentro dessa realidade, esta pesquisa quantitativa realizada em 2014 focou-se nas respostas fornecidas por turistas brasileiros que estavam hospedados na pousada Vale do Caparaó, no município de Alto Caparaó (Minas Gerais, Brasil). Por meio de questionários estruturados, aplicados a 97 usuários dos serviços prestados, objetivou-se verificar as percepções dos turistas sobre a Pousada Vale do Caparaó e os fatores que os levaram a escolher essa opção de hospedagem. A cada dia, os consumidores detêm uma maior quantidade de informações e se dirigem a uma posição mais privilegiada na relação com as empresas. É o consumidor quem já está ditando as regras em diversos segmentos do mercado, devido ao fato de estar mais bem informado sobre os produtos e a concorrência entre as empresas. No turismo não é diferente, o consumidor tem buscado saber a cada dia mais sobre a escolha dos melhores serviços com uma boa relação de custo/benefício, fazendo assim com que todos os setores turísticos se atentem sobre as vontades do consumidor. A pesquisa abordada apresentou diversos fatores com base nas informações dos clientes, desde sua infraestrutura até atendimento, demonstrando assim que os principais aspectos levados em consideração foram a infraestrutura considerada como superior, a facilidade de acesso, além disso, os clientes ainda julgaram justo o valor pago pelos serviços.
id UFF-12_8df15828f21fd7593b70ccc216c940d4
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.8.15:article/10
network_acronym_str UFF-12
network_name_str Revista de Administração, Sociedade e Inovação
repository_id_str
spelling Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma PousadaTurismoHospedagemComportamento do consumidorConhecer o consumidor e sua percepção sobre as organizações e seus serviços é fundamental para sobreviver no atual mercado competitivo. Dentro dessa realidade, esta pesquisa quantitativa realizada em 2014 focou-se nas respostas fornecidas por turistas brasileiros que estavam hospedados na pousada Vale do Caparaó, no município de Alto Caparaó (Minas Gerais, Brasil). Por meio de questionários estruturados, aplicados a 97 usuários dos serviços prestados, objetivou-se verificar as percepções dos turistas sobre a Pousada Vale do Caparaó e os fatores que os levaram a escolher essa opção de hospedagem. A cada dia, os consumidores detêm uma maior quantidade de informações e se dirigem a uma posição mais privilegiada na relação com as empresas. É o consumidor quem já está ditando as regras em diversos segmentos do mercado, devido ao fato de estar mais bem informado sobre os produtos e a concorrência entre as empresas. No turismo não é diferente, o consumidor tem buscado saber a cada dia mais sobre a escolha dos melhores serviços com uma boa relação de custo/benefício, fazendo assim com que todos os setores turísticos se atentem sobre as vontades do consumidor. A pesquisa abordada apresentou diversos fatores com base nas informações dos clientes, desde sua infraestrutura até atendimento, demonstrando assim que os principais aspectos levados em consideração foram a infraestrutura considerada como superior, a facilidade de acesso, além disso, os clientes ainda julgaram justo o valor pago pelos serviços.Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)2016-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/1010.20401/rasi.2.1.71Review of Administration, Society and Innovation; Vol. 2 No. 1 (2016): January-June; 16-33Revista de Administração, Sociedade e Inovação; v. 2 n. 1 (2016): jan-jun; 16-332447-8156reponame:Revista de Administração, Sociedade e Inovaçãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/10/pdfSouza, Reginaldo Adriano deHeiderich, Rodolpho XavierAlvin-Hannas, Anandy kassis de FariaSouza, Luiz Gustavo LeiteMiranda, Fernando Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-05T02:31:42Zoai:ojs.192.168.8.15:article/10Revistahttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasiPUBhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/oaiperiodico.rasi@gmail.com || marciomabdalla@gmail.com10.204012447-81562447-8156opendoar:2020-06-05T02:31:42Revista de Administração, Sociedade e Inovação - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada
title Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada
spellingShingle Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada
Souza, Reginaldo Adriano de
Turismo
Hospedagem
Comportamento do consumidor
title_short Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada
title_full Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada
title_fullStr Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada
title_full_unstemmed Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada
title_sort Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada
author Souza, Reginaldo Adriano de
author_facet Souza, Reginaldo Adriano de
Heiderich, Rodolpho Xavier
Alvin-Hannas, Anandy kassis de Faria
Souza, Luiz Gustavo Leite
Miranda, Fernando Albuquerque
author_role author
author2 Heiderich, Rodolpho Xavier
Alvin-Hannas, Anandy kassis de Faria
Souza, Luiz Gustavo Leite
Miranda, Fernando Albuquerque
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Reginaldo Adriano de
Heiderich, Rodolpho Xavier
Alvin-Hannas, Anandy kassis de Faria
Souza, Luiz Gustavo Leite
Miranda, Fernando Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Hospedagem
Comportamento do consumidor
topic Turismo
Hospedagem
Comportamento do consumidor
description Conhecer o consumidor e sua percepção sobre as organizações e seus serviços é fundamental para sobreviver no atual mercado competitivo. Dentro dessa realidade, esta pesquisa quantitativa realizada em 2014 focou-se nas respostas fornecidas por turistas brasileiros que estavam hospedados na pousada Vale do Caparaó, no município de Alto Caparaó (Minas Gerais, Brasil). Por meio de questionários estruturados, aplicados a 97 usuários dos serviços prestados, objetivou-se verificar as percepções dos turistas sobre a Pousada Vale do Caparaó e os fatores que os levaram a escolher essa opção de hospedagem. A cada dia, os consumidores detêm uma maior quantidade de informações e se dirigem a uma posição mais privilegiada na relação com as empresas. É o consumidor quem já está ditando as regras em diversos segmentos do mercado, devido ao fato de estar mais bem informado sobre os produtos e a concorrência entre as empresas. No turismo não é diferente, o consumidor tem buscado saber a cada dia mais sobre a escolha dos melhores serviços com uma boa relação de custo/benefício, fazendo assim com que todos os setores turísticos se atentem sobre as vontades do consumidor. A pesquisa abordada apresentou diversos fatores com base nas informações dos clientes, desde sua infraestrutura até atendimento, demonstrando assim que os principais aspectos levados em consideração foram a infraestrutura considerada como superior, a facilidade de acesso, além disso, os clientes ainda julgaram justo o valor pago pelos serviços.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/10
10.20401/rasi.2.1.71
url https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/10
identifier_str_mv 10.20401/rasi.2.1.71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/10/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)
dc.source.none.fl_str_mv Review of Administration, Society and Innovation; Vol. 2 No. 1 (2016): January-June; 16-33
Revista de Administração, Sociedade e Inovação; v. 2 n. 1 (2016): jan-jun; 16-33
2447-8156
reponame:Revista de Administração, Sociedade e Inovação
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Revista de Administração, Sociedade e Inovação
collection Revista de Administração, Sociedade e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração, Sociedade e Inovação - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.rasi@gmail.com || marciomabdalla@gmail.com
_version_ 1754565335025975296