Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração, Sociedade e Inovação |
Texto Completo: | https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/10 |
Resumo: | Conhecer o consumidor e sua percepção sobre as organizações e seus serviços é fundamental para sobreviver no atual mercado competitivo. Dentro dessa realidade, esta pesquisa quantitativa realizada em 2014 focou-se nas respostas fornecidas por turistas brasileiros que estavam hospedados na pousada Vale do Caparaó, no município de Alto Caparaó (Minas Gerais, Brasil). Por meio de questionários estruturados, aplicados a 97 usuários dos serviços prestados, objetivou-se verificar as percepções dos turistas sobre a Pousada Vale do Caparaó e os fatores que os levaram a escolher essa opção de hospedagem. A cada dia, os consumidores detêm uma maior quantidade de informações e se dirigem a uma posição mais privilegiada na relação com as empresas. É o consumidor quem já está ditando as regras em diversos segmentos do mercado, devido ao fato de estar mais bem informado sobre os produtos e a concorrência entre as empresas. No turismo não é diferente, o consumidor tem buscado saber a cada dia mais sobre a escolha dos melhores serviços com uma boa relação de custo/benefício, fazendo assim com que todos os setores turísticos se atentem sobre as vontades do consumidor. A pesquisa abordada apresentou diversos fatores com base nas informações dos clientes, desde sua infraestrutura até atendimento, demonstrando assim que os principais aspectos levados em consideração foram a infraestrutura considerada como superior, a facilidade de acesso, além disso, os clientes ainda julgaram justo o valor pago pelos serviços. |
id |
UFF-12_8df15828f21fd7593b70ccc216c940d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.8.15:article/10 |
network_acronym_str |
UFF-12 |
network_name_str |
Revista de Administração, Sociedade e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma PousadaTurismoHospedagemComportamento do consumidorConhecer o consumidor e sua percepção sobre as organizações e seus serviços é fundamental para sobreviver no atual mercado competitivo. Dentro dessa realidade, esta pesquisa quantitativa realizada em 2014 focou-se nas respostas fornecidas por turistas brasileiros que estavam hospedados na pousada Vale do Caparaó, no município de Alto Caparaó (Minas Gerais, Brasil). Por meio de questionários estruturados, aplicados a 97 usuários dos serviços prestados, objetivou-se verificar as percepções dos turistas sobre a Pousada Vale do Caparaó e os fatores que os levaram a escolher essa opção de hospedagem. A cada dia, os consumidores detêm uma maior quantidade de informações e se dirigem a uma posição mais privilegiada na relação com as empresas. É o consumidor quem já está ditando as regras em diversos segmentos do mercado, devido ao fato de estar mais bem informado sobre os produtos e a concorrência entre as empresas. No turismo não é diferente, o consumidor tem buscado saber a cada dia mais sobre a escolha dos melhores serviços com uma boa relação de custo/benefício, fazendo assim com que todos os setores turísticos se atentem sobre as vontades do consumidor. A pesquisa abordada apresentou diversos fatores com base nas informações dos clientes, desde sua infraestrutura até atendimento, demonstrando assim que os principais aspectos levados em consideração foram a infraestrutura considerada como superior, a facilidade de acesso, além disso, os clientes ainda julgaram justo o valor pago pelos serviços.Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management)2016-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/1010.20401/rasi.2.1.71Review of Administration, Society and Innovation; Vol. 2 No. 1 (2016): January-June; 16-33Revista de Administração, Sociedade e Inovação; v. 2 n. 1 (2016): jan-jun; 16-332447-8156reponame:Revista de Administração, Sociedade e Inovaçãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/10/pdfSouza, Reginaldo Adriano deHeiderich, Rodolpho XavierAlvin-Hannas, Anandy kassis de FariaSouza, Luiz Gustavo LeiteMiranda, Fernando Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-05T02:31:42Zoai:ojs.192.168.8.15:article/10Revistahttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasiPUBhttps://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/oaiperiodico.rasi@gmail.com || marciomabdalla@gmail.com10.204012447-81562447-8156opendoar:2020-06-05T02:31:42Revista de Administração, Sociedade e Inovação - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada |
title |
Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada |
spellingShingle |
Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada Souza, Reginaldo Adriano de Turismo Hospedagem Comportamento do consumidor |
title_short |
Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada |
title_full |
Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada |
title_fullStr |
Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada |
title_full_unstemmed |
Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada |
title_sort |
Fatores Intervenientes no Processo de Decisão na Percepção dos Hóspedes de uma Pousada |
author |
Souza, Reginaldo Adriano de |
author_facet |
Souza, Reginaldo Adriano de Heiderich, Rodolpho Xavier Alvin-Hannas, Anandy kassis de Faria Souza, Luiz Gustavo Leite Miranda, Fernando Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Heiderich, Rodolpho Xavier Alvin-Hannas, Anandy kassis de Faria Souza, Luiz Gustavo Leite Miranda, Fernando Albuquerque |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Reginaldo Adriano de Heiderich, Rodolpho Xavier Alvin-Hannas, Anandy kassis de Faria Souza, Luiz Gustavo Leite Miranda, Fernando Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Hospedagem Comportamento do consumidor |
topic |
Turismo Hospedagem Comportamento do consumidor |
description |
Conhecer o consumidor e sua percepção sobre as organizações e seus serviços é fundamental para sobreviver no atual mercado competitivo. Dentro dessa realidade, esta pesquisa quantitativa realizada em 2014 focou-se nas respostas fornecidas por turistas brasileiros que estavam hospedados na pousada Vale do Caparaó, no município de Alto Caparaó (Minas Gerais, Brasil). Por meio de questionários estruturados, aplicados a 97 usuários dos serviços prestados, objetivou-se verificar as percepções dos turistas sobre a Pousada Vale do Caparaó e os fatores que os levaram a escolher essa opção de hospedagem. A cada dia, os consumidores detêm uma maior quantidade de informações e se dirigem a uma posição mais privilegiada na relação com as empresas. É o consumidor quem já está ditando as regras em diversos segmentos do mercado, devido ao fato de estar mais bem informado sobre os produtos e a concorrência entre as empresas. No turismo não é diferente, o consumidor tem buscado saber a cada dia mais sobre a escolha dos melhores serviços com uma boa relação de custo/benefício, fazendo assim com que todos os setores turísticos se atentem sobre as vontades do consumidor. A pesquisa abordada apresentou diversos fatores com base nas informações dos clientes, desde sua infraestrutura até atendimento, demonstrando assim que os principais aspectos levados em consideração foram a infraestrutura considerada como superior, a facilidade de acesso, além disso, os clientes ainda julgaram justo o valor pago pelos serviços. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/10 10.20401/rasi.2.1.71 |
url |
https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/10 |
identifier_str_mv |
10.20401/rasi.2.1.71 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/10/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Administração (Fluminense Federal University, Master Program in Management) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Review of Administration, Society and Innovation; Vol. 2 No. 1 (2016): January-June; 16-33 Revista de Administração, Sociedade e Inovação; v. 2 n. 1 (2016): jan-jun; 16-33 2447-8156 reponame:Revista de Administração, Sociedade e Inovação instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Revista de Administração, Sociedade e Inovação |
collection |
Revista de Administração, Sociedade e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração, Sociedade e Inovação - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.rasi@gmail.com || marciomabdalla@gmail.com |
_version_ |
1754565335025975296 |