O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento Estratégico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sistemas & Gestão |
Texto Completo: | https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A1 |
Resumo: | O Projeto Pedagógico de Curso é o instrumento estratégico definido pelo Ministério da Educação e Cultura que norteia o funcionamento dos cursos no âmbito do Ensino Superior, considerando aspectos sócio-econômicos de sua região de inserção, legislação e perfil do egresso. Este trabalho tem como objetivo a análise do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia da Produção, considerando com elemento principal de sua operacionalização os docentes. São avaliadas também, quais ferramentas de Tecnologia da Informação são atualmente utilizadas para viabilizar sua execução e como estas são empregadas pelos docentes. Como método, será aplicado uma pesquisa tipo survey junto aos professores que atuam nos cursos envolvidos com a Engenharia da Produção em diversas IES tanto a nível de graduação como a nível de pós-graduação. Busca-se com esse estudo mapear o uso efetivo da Tecnologia da Informação e analisá-la como ferramenta de apoio, dando ênfase na aplicabilidade dos sistemas integrados para gestão acadêmica e seus módulos pertinentes. É enfatizado a percepção dos docentes quanto aos recursos disponibilizados através dos Sistemas Integrados Institucionais, com forte indicativo que este limita-se a inserção de dados de básicos como notas e faltas, sem contemplar aspectos fundamentais ao PPC, como o acesso a relatórios gerenciais e estatísticos para a tomada de decisões. Enquanto continuidade deste trabalho, é sugerida a ampliação da aplicação da pesquisa tipo survey consolidando os dados obtidos neste e justificando o desenvolvimento de um módulo de S.I específico que contemple aos quesitos existentes no PPC. |
id |
UFF-13_4304490814122cdec74f538e833d93b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/283 |
network_acronym_str |
UFF-13 |
network_name_str |
Sistemas & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento EstratégicoINEPProjeto Pedagógico de CursoSistemas IntegradosEngenharia de ProduçãoO Projeto Pedagógico de Curso é o instrumento estratégico definido pelo Ministério da Educação e Cultura que norteia o funcionamento dos cursos no âmbito do Ensino Superior, considerando aspectos sócio-econômicos de sua região de inserção, legislação e perfil do egresso. Este trabalho tem como objetivo a análise do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia da Produção, considerando com elemento principal de sua operacionalização os docentes. São avaliadas também, quais ferramentas de Tecnologia da Informação são atualmente utilizadas para viabilizar sua execução e como estas são empregadas pelos docentes. Como método, será aplicado uma pesquisa tipo survey junto aos professores que atuam nos cursos envolvidos com a Engenharia da Produção em diversas IES tanto a nível de graduação como a nível de pós-graduação. Busca-se com esse estudo mapear o uso efetivo da Tecnologia da Informação e analisá-la como ferramenta de apoio, dando ênfase na aplicabilidade dos sistemas integrados para gestão acadêmica e seus módulos pertinentes. É enfatizado a percepção dos docentes quanto aos recursos disponibilizados através dos Sistemas Integrados Institucionais, com forte indicativo que este limita-se a inserção de dados de básicos como notas e faltas, sem contemplar aspectos fundamentais ao PPC, como o acesso a relatórios gerenciais e estatísticos para a tomada de decisões. Enquanto continuidade deste trabalho, é sugerida a ampliação da aplicação da pesquisa tipo survey consolidando os dados obtidos neste e justificando o desenvolvimento de um módulo de S.I específico que contemple aos quesitos existentes no PPC.ABEC2014-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A110.7177/sg.2014.V9.N3.A1Sistemas & Gestão; v. 9 n. 3 (2014): Setembro/2014; 224-2341980-516010.7177/sg.2014.v9.n3reponame:Sistemas & Gestãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A1/SGV9N3A1Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartinez, Milton AidarCosta, IvanirFernandes, Aguinaldo2021-06-23T20:42:28Zoai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/283Revistahttps://www.revistasg.uff.br/sgPUBhttps://www.revistasg.uff.br/sg/oai||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br1980-51601980-5160opendoar:2021-06-23T20:42:28Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento Estratégico |
title |
O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento Estratégico |
spellingShingle |
O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento Estratégico Martinez, Milton Aidar INEP Projeto Pedagógico de Curso Sistemas Integrados Engenharia de Produção |
title_short |
O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento Estratégico |
title_full |
O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento Estratégico |
title_fullStr |
O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento Estratégico |
title_full_unstemmed |
O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento Estratégico |
title_sort |
O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento Estratégico |
author |
Martinez, Milton Aidar |
author_facet |
Martinez, Milton Aidar Costa, Ivanir Fernandes, Aguinaldo |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Ivanir Fernandes, Aguinaldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinez, Milton Aidar Costa, Ivanir Fernandes, Aguinaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
INEP Projeto Pedagógico de Curso Sistemas Integrados Engenharia de Produção |
topic |
INEP Projeto Pedagógico de Curso Sistemas Integrados Engenharia de Produção |
description |
O Projeto Pedagógico de Curso é o instrumento estratégico definido pelo Ministério da Educação e Cultura que norteia o funcionamento dos cursos no âmbito do Ensino Superior, considerando aspectos sócio-econômicos de sua região de inserção, legislação e perfil do egresso. Este trabalho tem como objetivo a análise do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia da Produção, considerando com elemento principal de sua operacionalização os docentes. São avaliadas também, quais ferramentas de Tecnologia da Informação são atualmente utilizadas para viabilizar sua execução e como estas são empregadas pelos docentes. Como método, será aplicado uma pesquisa tipo survey junto aos professores que atuam nos cursos envolvidos com a Engenharia da Produção em diversas IES tanto a nível de graduação como a nível de pós-graduação. Busca-se com esse estudo mapear o uso efetivo da Tecnologia da Informação e analisá-la como ferramenta de apoio, dando ênfase na aplicabilidade dos sistemas integrados para gestão acadêmica e seus módulos pertinentes. É enfatizado a percepção dos docentes quanto aos recursos disponibilizados através dos Sistemas Integrados Institucionais, com forte indicativo que este limita-se a inserção de dados de básicos como notas e faltas, sem contemplar aspectos fundamentais ao PPC, como o acesso a relatórios gerenciais e estatísticos para a tomada de decisões. Enquanto continuidade deste trabalho, é sugerida a ampliação da aplicação da pesquisa tipo survey consolidando os dados obtidos neste e justificando o desenvolvimento de um módulo de S.I específico que contemple aos quesitos existentes no PPC. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A1 10.7177/sg.2014.V9.N3.A1 |
url |
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A1 |
identifier_str_mv |
10.7177/sg.2014.V9.N3.A1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A1/SGV9N3A1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sistemas & Gestão; v. 9 n. 3 (2014): Setembro/2014; 224-234 1980-5160 10.7177/sg.2014.v9.n3 reponame:Sistemas & Gestão instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Sistemas & Gestão |
collection |
Sistemas & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br |
_version_ |
1798320142906556416 |