O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento Estratégico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, Milton Aidar
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Ivanir, Fernandes, Aguinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sistemas & Gestão
Texto Completo: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A1
Resumo: O Projeto Pedagógico de Curso é o instrumento estratégico definido pelo Ministério da Educação e Cultura que norteia o funcionamento dos cursos no âmbito do Ensino Superior, considerando aspectos sócio-econômicos de sua região de inserção, legislação e perfil do egresso. Este trabalho tem como objetivo a análise do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia da Produção, considerando com elemento principal de sua operacionalização os docentes. São avaliadas também, quais ferramentas de Tecnologia da Informação são atualmente utilizadas para viabilizar sua execução e como estas são empregadas pelos docentes. Como método, será aplicado uma pesquisa tipo survey junto aos professores que atuam nos cursos envolvidos com a Engenharia da Produção em diversas IES tanto a nível de graduação como a nível de pós-graduação. Busca-se com esse estudo mapear o uso efetivo da Tecnologia da Informação e analisá-la como ferramenta de apoio, dando ênfase na aplicabilidade dos sistemas integrados para gestão acadêmica e seus módulos pertinentes. É enfatizado a percepção dos docentes quanto aos recursos disponibilizados através dos Sistemas Integrados Institucionais, com forte indicativo que este limita-se a inserção de dados de básicos como notas e faltas, sem contemplar aspectos fundamentais ao PPC, como o acesso a relatórios gerenciais e estatísticos para a tomada de decisões. Enquanto continuidade deste trabalho, é sugerida a ampliação da aplicação da pesquisa tipo survey consolidando os dados obtidos neste e justificando o desenvolvimento de um módulo de S.I específico que contemple aos quesitos existentes no PPC.
id UFF-13_4304490814122cdec74f538e833d93b4
oai_identifier_str oai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/283
network_acronym_str UFF-13
network_name_str Sistemas & Gestão
repository_id_str
spelling O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento EstratégicoINEPProjeto Pedagógico de CursoSistemas IntegradosEngenharia de ProduçãoO Projeto Pedagógico de Curso é o instrumento estratégico definido pelo Ministério da Educação e Cultura que norteia o funcionamento dos cursos no âmbito do Ensino Superior, considerando aspectos sócio-econômicos de sua região de inserção, legislação e perfil do egresso. Este trabalho tem como objetivo a análise do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia da Produção, considerando com elemento principal de sua operacionalização os docentes. São avaliadas também, quais ferramentas de Tecnologia da Informação são atualmente utilizadas para viabilizar sua execução e como estas são empregadas pelos docentes. Como método, será aplicado uma pesquisa tipo survey junto aos professores que atuam nos cursos envolvidos com a Engenharia da Produção em diversas IES tanto a nível de graduação como a nível de pós-graduação. Busca-se com esse estudo mapear o uso efetivo da Tecnologia da Informação e analisá-la como ferramenta de apoio, dando ênfase na aplicabilidade dos sistemas integrados para gestão acadêmica e seus módulos pertinentes. É enfatizado a percepção dos docentes quanto aos recursos disponibilizados através dos Sistemas Integrados Institucionais, com forte indicativo que este limita-se a inserção de dados de básicos como notas e faltas, sem contemplar aspectos fundamentais ao PPC, como o acesso a relatórios gerenciais e estatísticos para a tomada de decisões. Enquanto continuidade deste trabalho, é sugerida a ampliação da aplicação da pesquisa tipo survey consolidando os dados obtidos neste e justificando o desenvolvimento de um módulo de S.I específico que contemple aos quesitos existentes no PPC.ABEC2014-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A110.7177/sg.2014.V9.N3.A1Sistemas & Gestão; v. 9 n. 3 (2014): Setembro/2014; 224-2341980-516010.7177/sg.2014.v9.n3reponame:Sistemas & Gestãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A1/SGV9N3A1Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartinez, Milton AidarCosta, IvanirFernandes, Aguinaldo2021-06-23T20:42:28Zoai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/283Revistahttps://www.revistasg.uff.br/sgPUBhttps://www.revistasg.uff.br/sg/oai||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br1980-51601980-5160opendoar:2021-06-23T20:42:28Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento Estratégico
title O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento Estratégico
spellingShingle O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento Estratégico
Martinez, Milton Aidar
INEP
Projeto Pedagógico de Curso
Sistemas Integrados
Engenharia de Produção
title_short O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento Estratégico
title_full O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento Estratégico
title_fullStr O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento Estratégico
title_full_unstemmed O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento Estratégico
title_sort O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção como Instrumento Estratégico
author Martinez, Milton Aidar
author_facet Martinez, Milton Aidar
Costa, Ivanir
Fernandes, Aguinaldo
author_role author
author2 Costa, Ivanir
Fernandes, Aguinaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez, Milton Aidar
Costa, Ivanir
Fernandes, Aguinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv INEP
Projeto Pedagógico de Curso
Sistemas Integrados
Engenharia de Produção
topic INEP
Projeto Pedagógico de Curso
Sistemas Integrados
Engenharia de Produção
description O Projeto Pedagógico de Curso é o instrumento estratégico definido pelo Ministério da Educação e Cultura que norteia o funcionamento dos cursos no âmbito do Ensino Superior, considerando aspectos sócio-econômicos de sua região de inserção, legislação e perfil do egresso. Este trabalho tem como objetivo a análise do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia da Produção, considerando com elemento principal de sua operacionalização os docentes. São avaliadas também, quais ferramentas de Tecnologia da Informação são atualmente utilizadas para viabilizar sua execução e como estas são empregadas pelos docentes. Como método, será aplicado uma pesquisa tipo survey junto aos professores que atuam nos cursos envolvidos com a Engenharia da Produção em diversas IES tanto a nível de graduação como a nível de pós-graduação. Busca-se com esse estudo mapear o uso efetivo da Tecnologia da Informação e analisá-la como ferramenta de apoio, dando ênfase na aplicabilidade dos sistemas integrados para gestão acadêmica e seus módulos pertinentes. É enfatizado a percepção dos docentes quanto aos recursos disponibilizados através dos Sistemas Integrados Institucionais, com forte indicativo que este limita-se a inserção de dados de básicos como notas e faltas, sem contemplar aspectos fundamentais ao PPC, como o acesso a relatórios gerenciais e estatísticos para a tomada de decisões. Enquanto continuidade deste trabalho, é sugerida a ampliação da aplicação da pesquisa tipo survey consolidando os dados obtidos neste e justificando o desenvolvimento de um módulo de S.I específico que contemple aos quesitos existentes no PPC.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A1
10.7177/sg.2014.V9.N3.A1
url https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A1
identifier_str_mv 10.7177/sg.2014.V9.N3.A1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V9N3A1/SGV9N3A1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Sistemas & Gestão; v. 9 n. 3 (2014): Setembro/2014; 224-234
1980-5160
10.7177/sg.2014.v9.n3
reponame:Sistemas & Gestão
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Sistemas & Gestão
collection Sistemas & Gestão
repository.name.fl_str_mv Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br
_version_ 1798320142906556416