Opções Reais como Ferramenta para Análise de Investimentos em Tecnologia da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Anna Cecília Chaves
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mól, Anderson Luiz Rezende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sistemas & Gestão
Texto Completo: https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V8N4A1
Resumo: Uma avaliação de investimento é essencial no desenvolvimento de uma organização, pois auxilia a tomada de decisão relativa a algo que será utilizado geralmente por muito tempo, perdendo-se assim, parte da flexibilidade gerencial. Para a realização de tal avaliação vários métodos são utilizados, que embora amplamente reconhecidos, falham por não inserir a flexibilidade e a incerteza em seu computo, abrindo espaço para o estudo de um método que o faça: as Opções Reais, cuja permite ao gestor precificar o direito, mas não a obrigação, de investir em um ativo real (não financeiro). A presente pesquisa trata então do tema das Opções Reais em um investimento de Tecnologia da Informação e objetiva analisar sua viabilidade a partir de uma comparação de seus resultados com os oriundos das abordagens tradicionais. Para atingir tal objetivo, fez-se uma revisão de ganhos teóricos e uma simulação onde um investimento foi precificado a partir dos métodos tradicionais e em seguida a partir das Opções Reais de forma comparar-se ambos resultados. Concluiu-se então, que certos fatores de uma análise de investimento realizada a partir de métodos tradicionais, podem não estar sendo corretamente avaliados, fazendo-se primordial a utilização de um método como os das Opções Reais para valoração de um investimento, especialmente aqueles muitas vezes polêmicos, mas essencial, como os de tecnologia da informação. Acredita-se desta forma, que faz-se necessário atualmente mais estudos e pesquisas respaldadas que auxiliem no correto entendimento da ferramenta assim como sua divulgação para utilização pelos empresários, uma vez em que a mesma possibilita não apenas uma melhor precificação de um investimento, como de uma opção, mas sobretudo, melhor estudo financeiro de uma tecnologia, que pode ser a diferença entre o sucesso e fracasso para uma organização.
id UFF-13_bf7a676d87d0a96e8d16154666728dea
oai_identifier_str oai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/300
network_acronym_str UFF-13
network_name_str Sistemas & Gestão
repository_id_str
spelling Opções Reais como Ferramenta para Análise de Investimentos em Tecnologia da InformaçãoUma avaliação de investimento é essencial no desenvolvimento de uma organização, pois auxilia a tomada de decisão relativa a algo que será utilizado geralmente por muito tempo, perdendo-se assim, parte da flexibilidade gerencial. Para a realização de tal avaliação vários métodos são utilizados, que embora amplamente reconhecidos, falham por não inserir a flexibilidade e a incerteza em seu computo, abrindo espaço para o estudo de um método que o faça: as Opções Reais, cuja permite ao gestor precificar o direito, mas não a obrigação, de investir em um ativo real (não financeiro). A presente pesquisa trata então do tema das Opções Reais em um investimento de Tecnologia da Informação e objetiva analisar sua viabilidade a partir de uma comparação de seus resultados com os oriundos das abordagens tradicionais. Para atingir tal objetivo, fez-se uma revisão de ganhos teóricos e uma simulação onde um investimento foi precificado a partir dos métodos tradicionais e em seguida a partir das Opções Reais de forma comparar-se ambos resultados. Concluiu-se então, que certos fatores de uma análise de investimento realizada a partir de métodos tradicionais, podem não estar sendo corretamente avaliados, fazendo-se primordial a utilização de um método como os das Opções Reais para valoração de um investimento, especialmente aqueles muitas vezes polêmicos, mas essencial, como os de tecnologia da informação. Acredita-se desta forma, que faz-se necessário atualmente mais estudos e pesquisas respaldadas que auxiliem no correto entendimento da ferramenta assim como sua divulgação para utilização pelos empresários, uma vez em que a mesma possibilita não apenas uma melhor precificação de um investimento, como de uma opção, mas sobretudo, melhor estudo financeiro de uma tecnologia, que pode ser a diferença entre o sucesso e fracasso para uma organização.ABEC2013-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V8N4A110.7177/sg.2013.V8.N4.A1Sistemas & Gestão; v. 8 n. 4 (2013): Dezembro/2013; 318-3321980-516010.7177/sg.2013.v8.n4reponame:Sistemas & Gestãoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V8N4A1/SGV8N4A1Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Anna Cecília ChavesMól, Anderson Luiz Rezende2021-06-23T20:55:06Zoai:ojs.www.revistasg.uff.br:article/300Revistahttps://www.revistasg.uff.br/sgPUBhttps://www.revistasg.uff.br/sg/oai||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br1980-51601980-5160opendoar:2021-06-23T20:55:06Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Opções Reais como Ferramenta para Análise de Investimentos em Tecnologia da Informação
title Opções Reais como Ferramenta para Análise de Investimentos em Tecnologia da Informação
spellingShingle Opções Reais como Ferramenta para Análise de Investimentos em Tecnologia da Informação
Gomes, Anna Cecília Chaves
title_short Opções Reais como Ferramenta para Análise de Investimentos em Tecnologia da Informação
title_full Opções Reais como Ferramenta para Análise de Investimentos em Tecnologia da Informação
title_fullStr Opções Reais como Ferramenta para Análise de Investimentos em Tecnologia da Informação
title_full_unstemmed Opções Reais como Ferramenta para Análise de Investimentos em Tecnologia da Informação
title_sort Opções Reais como Ferramenta para Análise de Investimentos em Tecnologia da Informação
author Gomes, Anna Cecília Chaves
author_facet Gomes, Anna Cecília Chaves
Mól, Anderson Luiz Rezende
author_role author
author2 Mól, Anderson Luiz Rezende
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Anna Cecília Chaves
Mól, Anderson Luiz Rezende
description Uma avaliação de investimento é essencial no desenvolvimento de uma organização, pois auxilia a tomada de decisão relativa a algo que será utilizado geralmente por muito tempo, perdendo-se assim, parte da flexibilidade gerencial. Para a realização de tal avaliação vários métodos são utilizados, que embora amplamente reconhecidos, falham por não inserir a flexibilidade e a incerteza em seu computo, abrindo espaço para o estudo de um método que o faça: as Opções Reais, cuja permite ao gestor precificar o direito, mas não a obrigação, de investir em um ativo real (não financeiro). A presente pesquisa trata então do tema das Opções Reais em um investimento de Tecnologia da Informação e objetiva analisar sua viabilidade a partir de uma comparação de seus resultados com os oriundos das abordagens tradicionais. Para atingir tal objetivo, fez-se uma revisão de ganhos teóricos e uma simulação onde um investimento foi precificado a partir dos métodos tradicionais e em seguida a partir das Opções Reais de forma comparar-se ambos resultados. Concluiu-se então, que certos fatores de uma análise de investimento realizada a partir de métodos tradicionais, podem não estar sendo corretamente avaliados, fazendo-se primordial a utilização de um método como os das Opções Reais para valoração de um investimento, especialmente aqueles muitas vezes polêmicos, mas essencial, como os de tecnologia da informação. Acredita-se desta forma, que faz-se necessário atualmente mais estudos e pesquisas respaldadas que auxiliem no correto entendimento da ferramenta assim como sua divulgação para utilização pelos empresários, uma vez em que a mesma possibilita não apenas uma melhor precificação de um investimento, como de uma opção, mas sobretudo, melhor estudo financeiro de uma tecnologia, que pode ser a diferença entre o sucesso e fracasso para uma organização.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V8N4A1
10.7177/sg.2013.V8.N4.A1
url https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V8N4A1
identifier_str_mv 10.7177/sg.2013.V8.N4.A1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasg.uff.br/sg/article/view/V8N4A1/SGV8N4A1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Sistemas & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Sistemas & Gestão; v. 8 n. 4 (2013): Dezembro/2013; 318-332
1980-5160
10.7177/sg.2013.v8.n4
reponame:Sistemas & Gestão
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Sistemas & Gestão
collection Sistemas & Gestão
repository.name.fl_str_mv Sistemas & Gestão - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||sg.revista@gmail.com|| periodicos@proppi.uff.br
_version_ 1798320142909702144