Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Marcelo de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castro, Gisela G. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38458
Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar um tipo específico de produção midiática que tem despertado crescente atenção e angariado um conjunto significativo de novos adeptos nos últimos anos: os chamados vídeos unboxing protagonizados por youtubers mirins. No Brasil atual há regulamentações que, a princípio, normatizam a prática publicitária destinada ao público infantil. Nosso trabalho argumenta que os vídeos unboxing protagonizados por personalidades mirins nos canais online constituem um ambiente de forte associação entre a publicidade e as lógicas do entretenimento, uma espécie de brecha utilizada para interpelar as crianças como consumidoras. À revelia das regulamentações vigentes, diversão e promoção de produtos se tornam indissociáveis e interdependentes nessa inquietante nova maneira de brincar da criança conectada às redes sociais online.
id UFF-19_4b8ce81cbb0387411d5ba68c0f1af0d2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38458
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporâneaComunicação e consumoPublicidade InfantilUnboxingYouTubeYoutuber Mirim.Este artigo tem como objetivo problematizar um tipo específico de produção midiática que tem despertado crescente atenção e angariado um conjunto significativo de novos adeptos nos últimos anos: os chamados vídeos unboxing protagonizados por youtubers mirins. No Brasil atual há regulamentações que, a princípio, normatizam a prática publicitária destinada ao público infantil. Nosso trabalho argumenta que os vídeos unboxing protagonizados por personalidades mirins nos canais online constituem um ambiente de forte associação entre a publicidade e as lógicas do entretenimento, uma espécie de brecha utilizada para interpelar as crianças como consumidoras. À revelia das regulamentações vigentes, diversão e promoção de produtos se tornam indissociáveis e interdependentes nessa inquietante nova maneira de brincar da criança conectada às redes sociais online.ABEC2020-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/3845810.22409/rmc.v14i1.38458Revista Mídia e Cotidiano; v. 14 n. 1 (2020): Mídia e infância: perspectivas comunicacionais para a vida cotidiana das crianças; 96-1162178-602X10.22409/rmc.v14i1reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38458/23444Copyright (c) 2020 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Marcelo deCastro, Gisela G. S.2020-02-19T20:19:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38458Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2020-02-19T20:19:14Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea
title Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea
spellingShingle Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea
Andrade, Marcelo de
Comunicação e consumo
Publicidade Infantil
Unboxing
YouTube
Youtuber Mirim.
title_short Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea
title_full Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea
title_fullStr Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea
title_full_unstemmed Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea
title_sort Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea
author Andrade, Marcelo de
author_facet Andrade, Marcelo de
Castro, Gisela G. S.
author_role author
author2 Castro, Gisela G. S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Marcelo de
Castro, Gisela G. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação e consumo
Publicidade Infantil
Unboxing
YouTube
Youtuber Mirim.
topic Comunicação e consumo
Publicidade Infantil
Unboxing
YouTube
Youtuber Mirim.
description Este artigo tem como objetivo problematizar um tipo específico de produção midiática que tem despertado crescente atenção e angariado um conjunto significativo de novos adeptos nos últimos anos: os chamados vídeos unboxing protagonizados por youtubers mirins. No Brasil atual há regulamentações que, a princípio, normatizam a prática publicitária destinada ao público infantil. Nosso trabalho argumenta que os vídeos unboxing protagonizados por personalidades mirins nos canais online constituem um ambiente de forte associação entre a publicidade e as lógicas do entretenimento, uma espécie de brecha utilizada para interpelar as crianças como consumidoras. À revelia das regulamentações vigentes, diversão e promoção de produtos se tornam indissociáveis e interdependentes nessa inquietante nova maneira de brincar da criança conectada às redes sociais online.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38458
10.22409/rmc.v14i1.38458
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38458
identifier_str_mv 10.22409/rmc.v14i1.38458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38458/23444
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Mídia e Cotidiano
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Mídia e Cotidiano
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 14 n. 1 (2020): Mídia e infância: perspectivas comunicacionais para a vida cotidiana das crianças; 96-116
2178-602X
10.22409/rmc.v14i1
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053445952241664