ESTRUTURA CURRICULAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa de Lima, Marinete
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Matos de Souza, Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47176
Resumo: The objective of this article is to understand how Pará State has structured Secondary Education Curriculum since the publication of DCNEM - National Curriculum Guidelines for Secondary Education. This study was carried out by a documentary research, based on 761/1198, 078/2009, 191/2011 Resolutions and other official documents published by the Secretary of Education of Pará State – SEDUC. The collected data reveals that due to regional diversity, precarious school infrastructure, and lack of qualified teachers, Law 13.415/17 hasn’t been implemented yet.
id UFF-20_8714555976c947b6514a0e9e624372e7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47176
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling ESTRUTURA CURRICULAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ The objective of this article is to understand how Pará State has structured Secondary Education Curriculum since the publication of DCNEM - National Curriculum Guidelines for Secondary Education. This study was carried out by a documentary research, based on 761/1198, 078/2009, 191/2011 Resolutions and other official documents published by the Secretary of Education of Pará State – SEDUC. The collected data reveals that due to regional diversity, precarious school infrastructure, and lack of qualified teachers, Law 13.415/17 hasn’t been implemented yet.El objetivo de este artículo es comprender como el Estado de Pará ha estructurado el currículo de la Enseñanza Media a partir de la publicación de la DCNEM – Directrices Curriculares para la Enseñanza Media. Esta es una investigación documental, basada en las Resoluciones 761/1998; 078/2009; 191/2011 y otros documentos oficiales publicados por la Secretaria de Educación del Estado de Pará-SEDUC. Los datos revelan que debido a la diversidad regional, la precaria infraestructura de las escuelas y profesores no calificados, la Ley 13.415/17, todavía no ha sido implementada.O objetivo deste artigo é compreender como o Estado do Pará estruturou o Currículo do Ensino Médio a partir da publicação das DCNEM - O estudo foi realizado por meio de pesquisa documental, com base nas Resoluções 761/1998, 078/2009, 191/2011 e demais documentos oficiais publicados pelo Conselho Estadual de Educação do Pará - CEE/PA. Os dados coletados revelam que devido à diversidade regional, infraestrutura escolar precária e falta de professores qualificados, a Lei no 13.415/17 ainda não foi implementada. Palavras-Chave: Ensino Médio; Políticas Públicas; Organização Escolar.  ABEC2021-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4717610.22409/tn.v19i40.47176Revista Trabalho Necessário; v. 19 n. 40 (2021): Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores: história, processos de luta e resistência.; 465-4921808-799X10.22409/tn.v19i40reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47176/30300https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47176/30301Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessáriohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta de Lima, MarineteMatos de Souza, Maria de Fátima2021-11-16T20:42:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47176Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2021-11-16T20:42:20Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRUTURA CURRICULAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ
title ESTRUTURA CURRICULAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ
spellingShingle ESTRUTURA CURRICULAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ
Costa de Lima, Marinete
title_short ESTRUTURA CURRICULAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ
title_full ESTRUTURA CURRICULAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ
title_fullStr ESTRUTURA CURRICULAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ
title_full_unstemmed ESTRUTURA CURRICULAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ
title_sort ESTRUTURA CURRICULAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ
author Costa de Lima, Marinete
author_facet Costa de Lima, Marinete
Matos de Souza, Maria de Fátima
author_role author
author2 Matos de Souza, Maria de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa de Lima, Marinete
Matos de Souza, Maria de Fátima
description The objective of this article is to understand how Pará State has structured Secondary Education Curriculum since the publication of DCNEM - National Curriculum Guidelines for Secondary Education. This study was carried out by a documentary research, based on 761/1198, 078/2009, 191/2011 Resolutions and other official documents published by the Secretary of Education of Pará State – SEDUC. The collected data reveals that due to regional diversity, precarious school infrastructure, and lack of qualified teachers, Law 13.415/17 hasn’t been implemented yet.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47176
10.22409/tn.v19i40.47176
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47176
identifier_str_mv 10.22409/tn.v19i40.47176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47176/30300
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47176/30301
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 19 n. 40 (2021): Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores: história, processos de luta e resistência.; 465-492
1808-799X
10.22409/tn.v19i40
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066991460155392