A formação profissional nos cursos técnicos subsequentes : o caso do curso técnico subsequente de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Naísa Márcia de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8356
Resumo: A formação profissional brasileira de nível médio sempre foi reservada às classes menos favorecidas, estabelecendo distinção entre aqueles que deteriam o saber cursando ensino básico, secundário propedêutico e superior, sendo preparados para cargos de dirigentes ou intelectuais, e os filhos de trabalhadores que cursariam ensino básico e profissional para as atividades instrumentais, num claro reflexo da estrutura capitalista de sociedade. A divisão do trabalho, oriunda do desenvolvimento industrial, exigiu funções de comando e vigilância que passariam a ser cumpridas por uma classe de trabalhadores assalariados mais qualificados. Surgia um perfil novo de trabalhador: o técnico. Neste contexto, este estudo analisa, através da percepção de seus alunos, o curso técnico de Agropecuária Subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho, dentro do atual panorama brasileiro de expansão dos cursos técnicos profissionalizantes. Através de pesquisa junto aos alunos, com questionário de abordagem qualitativa e quantitativa, procurou-se estabelecer o perfil do técnico subsequente e suas interpretações sobre o curso. A revisão bibliográfica se pautou nas políticas públicas que levaram à sua implantação e na reflexão sobre as relações de educação e trabalho, mostrando como estas políticas se construíram acompanhando a economia e reproduzindo desigualdades. Considerando que a escola precisa identificar as causas que levam à interrupção educacional e oferecer ao jovem uma formação profissional de qualidade, possibilidades de prosseguir na profissão e também nos estudos, o curso técnico subsequente pode representar uma oportunidade de grande potencial.
id UFF-2_01c9ce43539faed745cae93e83589935
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8356
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A formação profissional nos cursos técnicos subsequentes : o caso do curso técnico subsequente de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus MuzambinhoPolíticas públicasTécnico subsequenteEducação profissionalEnsino técnicoFormação profissionalPolítica públicaEstudo de casoPublic policiesSubsequent technicianProfessional educationA formação profissional brasileira de nível médio sempre foi reservada às classes menos favorecidas, estabelecendo distinção entre aqueles que deteriam o saber cursando ensino básico, secundário propedêutico e superior, sendo preparados para cargos de dirigentes ou intelectuais, e os filhos de trabalhadores que cursariam ensino básico e profissional para as atividades instrumentais, num claro reflexo da estrutura capitalista de sociedade. A divisão do trabalho, oriunda do desenvolvimento industrial, exigiu funções de comando e vigilância que passariam a ser cumpridas por uma classe de trabalhadores assalariados mais qualificados. Surgia um perfil novo de trabalhador: o técnico. Neste contexto, este estudo analisa, através da percepção de seus alunos, o curso técnico de Agropecuária Subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho, dentro do atual panorama brasileiro de expansão dos cursos técnicos profissionalizantes. Através de pesquisa junto aos alunos, com questionário de abordagem qualitativa e quantitativa, procurou-se estabelecer o perfil do técnico subsequente e suas interpretações sobre o curso. A revisão bibliográfica se pautou nas políticas públicas que levaram à sua implantação e na reflexão sobre as relações de educação e trabalho, mostrando como estas políticas se construíram acompanhando a economia e reproduzindo desigualdades. Considerando que a escola precisa identificar as causas que levam à interrupção educacional e oferecer ao jovem uma formação profissional de qualidade, possibilidades de prosseguir na profissão e também nos estudos, o curso técnico subsequente pode representar uma oportunidade de grande potencial.The technical professional education in Brazil has always being addressed to the lower classes, establishing a distinction between those who would held the knowledge by completing the basic, intermediate and superior education levels - being prepared to intellectual or chiefs roles - and those young who would attend the basic and technical professional education to execute operational activities, in a clear reflection of the capitalist society structure. The labor division, originated from the industrial development, required command and control roles that would be performed by a salaried work class with better qualification. That‟s when appeared a new worker profile: the technical one. In this context, this study analyses the Agriculture Subsequent technical course at the Federal Institute of Education, Science and Technology in the South of Minas Gerais state – Muzambinho Campus, based on its student‟s vision and considering the current expansion of the Brazilian technical courses. Through research with students (questionnaire with qualitative and quantitative approach), this study sought to establish the profile of the subsequent technician and its interpretations about the course. The literature review was based on public policies that led to this courses implementation and reflection on the education and work relations, showing how these policies were built following the economy scenario and reproducing inequalities. Considering that the school needs to identify the causes that lead to the disruption of education and also provide a qualified professional education, the possibility of pursuing opportunities in the profession area and also in the studies, the subsequent technical course may represent an opportunity of great potential.Cabral Filho, Adilson VazFreitas, Rita de Cássia SantosCangussu, Maria Aparecida RodriguesViana, Naísa Márcia de Oliveira2019-01-28T12:37:38Z2019-01-28T12:37:38Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8356Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-06T22:07:47Zoai:app.uff.br:1/8356Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-06T22:07:47Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação profissional nos cursos técnicos subsequentes : o caso do curso técnico subsequente de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho
title A formação profissional nos cursos técnicos subsequentes : o caso do curso técnico subsequente de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho
spellingShingle A formação profissional nos cursos técnicos subsequentes : o caso do curso técnico subsequente de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho
Viana, Naísa Márcia de Oliveira
Políticas públicas
Técnico subsequente
Educação profissional
Ensino técnico
Formação profissional
Política pública
Estudo de caso
Public policies
Subsequent technician
Professional education
title_short A formação profissional nos cursos técnicos subsequentes : o caso do curso técnico subsequente de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho
title_full A formação profissional nos cursos técnicos subsequentes : o caso do curso técnico subsequente de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho
title_fullStr A formação profissional nos cursos técnicos subsequentes : o caso do curso técnico subsequente de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho
title_full_unstemmed A formação profissional nos cursos técnicos subsequentes : o caso do curso técnico subsequente de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho
title_sort A formação profissional nos cursos técnicos subsequentes : o caso do curso técnico subsequente de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho
author Viana, Naísa Márcia de Oliveira
author_facet Viana, Naísa Márcia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral Filho, Adilson Vaz
Freitas, Rita de Cássia Santos
Cangussu, Maria Aparecida Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Naísa Márcia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Técnico subsequente
Educação profissional
Ensino técnico
Formação profissional
Política pública
Estudo de caso
Public policies
Subsequent technician
Professional education
topic Políticas públicas
Técnico subsequente
Educação profissional
Ensino técnico
Formação profissional
Política pública
Estudo de caso
Public policies
Subsequent technician
Professional education
description A formação profissional brasileira de nível médio sempre foi reservada às classes menos favorecidas, estabelecendo distinção entre aqueles que deteriam o saber cursando ensino básico, secundário propedêutico e superior, sendo preparados para cargos de dirigentes ou intelectuais, e os filhos de trabalhadores que cursariam ensino básico e profissional para as atividades instrumentais, num claro reflexo da estrutura capitalista de sociedade. A divisão do trabalho, oriunda do desenvolvimento industrial, exigiu funções de comando e vigilância que passariam a ser cumpridas por uma classe de trabalhadores assalariados mais qualificados. Surgia um perfil novo de trabalhador: o técnico. Neste contexto, este estudo analisa, através da percepção de seus alunos, o curso técnico de Agropecuária Subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho, dentro do atual panorama brasileiro de expansão dos cursos técnicos profissionalizantes. Através de pesquisa junto aos alunos, com questionário de abordagem qualitativa e quantitativa, procurou-se estabelecer o perfil do técnico subsequente e suas interpretações sobre o curso. A revisão bibliográfica se pautou nas políticas públicas que levaram à sua implantação e na reflexão sobre as relações de educação e trabalho, mostrando como estas políticas se construíram acompanhando a economia e reproduzindo desigualdades. Considerando que a escola precisa identificar as causas que levam à interrupção educacional e oferecer ao jovem uma formação profissional de qualidade, possibilidades de prosseguir na profissão e também nos estudos, o curso técnico subsequente pode representar uma oportunidade de grande potencial.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-01-28T12:37:38Z
2019-01-28T12:37:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/8356
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8356
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838707908083712