Canção Caipira: Poesia, Performance, Plasticidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leonardo da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3454
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é analisar, sob a tutela da semiótica discursiva, algumas canções caipiras em busca de uma dimensão plástica, que se revela tanto por seu plano de conteúdo quanto por seu plano de expressão. A atenção voltada para a materialidade da canção pode nos levar a descobrir os caminhos que ainda estão se construindo na articulação entre categorias plásticas e musicais. Para pensarmos na passagem do audível das canções para uma dimensão da visualidade e da plasticidade, a noção de figuratividade ocupa um lugar central, ao lado da tematização e da narratividade (BERTRAND, 2003). Todavia, o estudo se abre para a interdisciplinaridade, por essa razão, aproveitamos os conceitos de “produção de presença” e o conceito de Stimmung (GUMBRECHT, 2010, 2014)
id UFF-2_027c4c807a24764c46e00e8038981ba6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3454
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Canção Caipira: Poesia, Performance, PlasticidadeSemiótica da cançãoCanção caipiraFiguratividadePlasticidadeStimmungMúsica popular brasileiraCrítica literáriaPerformance (Arte)CaipiraCanção folclóricaBrasilSemiotics of the songFolk songFigurativityPlasticityStimmungO objetivo principal deste trabalho é analisar, sob a tutela da semiótica discursiva, algumas canções caipiras em busca de uma dimensão plástica, que se revela tanto por seu plano de conteúdo quanto por seu plano de expressão. A atenção voltada para a materialidade da canção pode nos levar a descobrir os caminhos que ainda estão se construindo na articulação entre categorias plásticas e musicais. Para pensarmos na passagem do audível das canções para uma dimensão da visualidade e da plasticidade, a noção de figuratividade ocupa um lugar central, ao lado da tematização e da narratividade (BERTRAND, 2003). Todavia, o estudo se abre para a interdisciplinaridade, por essa razão, aproveitamos os conceitos de “produção de presença” e o conceito de Stimmung (GUMBRECHT, 2010, 2014)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe main objective of this paper is to analyze, under the tutelage of discursive semiotics, some folk songs in search of a plastic dimension, which is revealed as much for its content as plan for their expression level. The attention focused on the materiality of the song can lead us to discover the ways that are still being built on the relationship between visual and musical categories. To think of the passage of the listening of the songs to a dimension of visuality and plasticity, the notion of figuration occupies a central place, next to the thematization and narrativity (BERTRAND, 2003). However, the study is open to interdisciplinarity, for this reason, we take the concept of "production of presence" and the concept of Stimmung (GUMBRECHT, 2010, 2014)124 f.Oliveira, Lucia Teixeira de Siqueira eSousa, Silvia Maria deCarvalho, Luiz Fernando Medeiros deSilva, Leonardo da2017-05-03T19:14:43Z2017-05-03T19:14:43Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3454CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-18T14:43:49Zoai:app.uff.br:1/3454Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-18T14:43:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Canção Caipira: Poesia, Performance, Plasticidade
title Canção Caipira: Poesia, Performance, Plasticidade
spellingShingle Canção Caipira: Poesia, Performance, Plasticidade
Silva, Leonardo da
Semiótica da canção
Canção caipira
Figuratividade
Plasticidade
Stimmung
Música popular brasileira
Crítica literária
Performance (Arte)
Caipira
Canção folclórica
Brasil
Semiotics of the song
Folk song
Figurativity
Plasticity
Stimmung
title_short Canção Caipira: Poesia, Performance, Plasticidade
title_full Canção Caipira: Poesia, Performance, Plasticidade
title_fullStr Canção Caipira: Poesia, Performance, Plasticidade
title_full_unstemmed Canção Caipira: Poesia, Performance, Plasticidade
title_sort Canção Caipira: Poesia, Performance, Plasticidade
author Silva, Leonardo da
author_facet Silva, Leonardo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Lucia Teixeira de Siqueira e
Sousa, Silvia Maria de
Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leonardo da
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica da canção
Canção caipira
Figuratividade
Plasticidade
Stimmung
Música popular brasileira
Crítica literária
Performance (Arte)
Caipira
Canção folclórica
Brasil
Semiotics of the song
Folk song
Figurativity
Plasticity
Stimmung
topic Semiótica da canção
Canção caipira
Figuratividade
Plasticidade
Stimmung
Música popular brasileira
Crítica literária
Performance (Arte)
Caipira
Canção folclórica
Brasil
Semiotics of the song
Folk song
Figurativity
Plasticity
Stimmung
description O objetivo principal deste trabalho é analisar, sob a tutela da semiótica discursiva, algumas canções caipiras em busca de uma dimensão plástica, que se revela tanto por seu plano de conteúdo quanto por seu plano de expressão. A atenção voltada para a materialidade da canção pode nos levar a descobrir os caminhos que ainda estão se construindo na articulação entre categorias plásticas e musicais. Para pensarmos na passagem do audível das canções para uma dimensão da visualidade e da plasticidade, a noção de figuratividade ocupa um lugar central, ao lado da tematização e da narratividade (BERTRAND, 2003). Todavia, o estudo se abre para a interdisciplinaridade, por essa razão, aproveitamos os conceitos de “produção de presença” e o conceito de Stimmung (GUMBRECHT, 2010, 2014)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-05-03T19:14:43Z
2017-05-03T19:14:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3454
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838728895332352