Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamônica, Laudyana Cabral
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14765
Resumo: A adolescência é uma etapa da vida marcada por transformações biológicas, cognitivas, afetivas, psicológicas e sociais. Em função disso os adolescentes são mais propensos à ocorrência de transtornos emocionais. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão em estudantes vestibulandos concluintes do ensino médio, bem como verificar a relação destes com o processo de finalização da educação básica e inserção na vida universitária. A amostra foi composta por 96 estudantes, do 3º ano do ensino médio de instituições públicas e privadas localizadas no Estado do Rio de Janeiro que pretendiam prestar o vestibular para ingresso na universidade, com idade entre 17 a 19 anos, que responderam a quatro instrumentos: questionário sociodemográfico, Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Inventário de Depressão de Beck (BDI-II) e Escala de Estresse para adolescentes (ESA). A análise de dados revelou que 34,37% dos participantes apresentaram ansiedade moderada e grave, 51,04% apresentaram sintomas de depressão moderada e grave e 30,20% apresentaram queixa de estresse. As meninas, quando comparadas aos meninos, apresentaram mais frequentemente queixas de ansiedade, estresse e depressão. Os dados encontrados neste estudo sobre a influência do sexo corroboram com os estudos anteriores presentes na literatura
id UFF-2_09cf6d2827838c83ceb6dcc6c825e7d8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14765
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médioAdolescênciaDepressãoAnsiedadeEstresseAdolescenteVestibularTranstorno de ansiedadeDepressão (Psiquiatria)Estresse psicológicoEnsino médioAdolescenceAnxietyDepressionStressA adolescência é uma etapa da vida marcada por transformações biológicas, cognitivas, afetivas, psicológicas e sociais. Em função disso os adolescentes são mais propensos à ocorrência de transtornos emocionais. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão em estudantes vestibulandos concluintes do ensino médio, bem como verificar a relação destes com o processo de finalização da educação básica e inserção na vida universitária. A amostra foi composta por 96 estudantes, do 3º ano do ensino médio de instituições públicas e privadas localizadas no Estado do Rio de Janeiro que pretendiam prestar o vestibular para ingresso na universidade, com idade entre 17 a 19 anos, que responderam a quatro instrumentos: questionário sociodemográfico, Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Inventário de Depressão de Beck (BDI-II) e Escala de Estresse para adolescentes (ESA). A análise de dados revelou que 34,37% dos participantes apresentaram ansiedade moderada e grave, 51,04% apresentaram sintomas de depressão moderada e grave e 30,20% apresentaram queixa de estresse. As meninas, quando comparadas aos meninos, apresentaram mais frequentemente queixas de ansiedade, estresse e depressão. Os dados encontrados neste estudo sobre a influência do sexo corroboram com os estudos anteriores presentes na literaturaAdolescence is a stage of life marked by biological, cognitive, affective, psychological and social transformations. As a result, adolescents are more prone to the occurrence of emotional disorders. In this context, the present study aimed to evaluate the prevalence of anxiety, stress and depression indicators in high school students, as well as to verify their relationship with the process of finishing basic education and insertion in university life. The sample consisted of 96 students, from the 3rd year of high school, of public and private institutions located in the State of Rio de Janeiro, who were asked to provide entrance exams for university admission, aged between 17 and 19 years old, who answered four instruments: sociodemographic questionnaire, Beck Anxiety Inventory (BAI), Beck Depression Inventory (BDI-II) and Stress Scale for adolescents (ESA). Data analysis revealed that 34.37% of the participants presented moderate and severe anxiety, 51.04% had moderate and severe depression symptoms and 30.20% had a complaint of stress. The girls, when compared to the boys, presented more frequently complaints of anxiety, stress and depression. The data found in this study on the influence of sex corroborate with previous studies in the literatureCarvalho, Ana Lúcia NovaisCarvalho, Ana Lúcia NovaisSouza, Mayra Silva deLamônica, Laudyana Cabral2020-08-27T13:27:43Z2020-08-27T13:27:43Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLAMÔNICA, Laudyana Cabral. Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14765Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T15:56:21Zoai:app.uff.br:1/14765Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-27T15:56:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio
title Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio
spellingShingle Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio
Lamônica, Laudyana Cabral
Adolescência
Depressão
Ansiedade
Estresse
Adolescente
Vestibular
Transtorno de ansiedade
Depressão (Psiquiatria)
Estresse psicológico
Ensino médio
Adolescence
Anxiety
Depression
Stress
title_short Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio
title_full Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio
title_fullStr Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio
title_full_unstemmed Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio
title_sort Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio
author Lamônica, Laudyana Cabral
author_facet Lamônica, Laudyana Cabral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Ana Lúcia Novais
Carvalho, Ana Lúcia Novais
Souza, Mayra Silva de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamônica, Laudyana Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Depressão
Ansiedade
Estresse
Adolescente
Vestibular
Transtorno de ansiedade
Depressão (Psiquiatria)
Estresse psicológico
Ensino médio
Adolescence
Anxiety
Depression
Stress
topic Adolescência
Depressão
Ansiedade
Estresse
Adolescente
Vestibular
Transtorno de ansiedade
Depressão (Psiquiatria)
Estresse psicológico
Ensino médio
Adolescence
Anxiety
Depression
Stress
description A adolescência é uma etapa da vida marcada por transformações biológicas, cognitivas, afetivas, psicológicas e sociais. Em função disso os adolescentes são mais propensos à ocorrência de transtornos emocionais. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão em estudantes vestibulandos concluintes do ensino médio, bem como verificar a relação destes com o processo de finalização da educação básica e inserção na vida universitária. A amostra foi composta por 96 estudantes, do 3º ano do ensino médio de instituições públicas e privadas localizadas no Estado do Rio de Janeiro que pretendiam prestar o vestibular para ingresso na universidade, com idade entre 17 a 19 anos, que responderam a quatro instrumentos: questionário sociodemográfico, Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Inventário de Depressão de Beck (BDI-II) e Escala de Estresse para adolescentes (ESA). A análise de dados revelou que 34,37% dos participantes apresentaram ansiedade moderada e grave, 51,04% apresentaram sintomas de depressão moderada e grave e 30,20% apresentaram queixa de estresse. As meninas, quando comparadas aos meninos, apresentaram mais frequentemente queixas de ansiedade, estresse e depressão. Os dados encontrados neste estudo sobre a influência do sexo corroboram com os estudos anteriores presentes na literatura
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-27T13:27:43Z
2020-08-27T13:27:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LAMÔNICA, Laudyana Cabral. Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14765
Aluno de Graduação
identifier_str_mv LAMÔNICA, Laudyana Cabral. Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838677992210432