Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14765 |
Resumo: | A adolescência é uma etapa da vida marcada por transformações biológicas, cognitivas, afetivas, psicológicas e sociais. Em função disso os adolescentes são mais propensos à ocorrência de transtornos emocionais. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão em estudantes vestibulandos concluintes do ensino médio, bem como verificar a relação destes com o processo de finalização da educação básica e inserção na vida universitária. A amostra foi composta por 96 estudantes, do 3º ano do ensino médio de instituições públicas e privadas localizadas no Estado do Rio de Janeiro que pretendiam prestar o vestibular para ingresso na universidade, com idade entre 17 a 19 anos, que responderam a quatro instrumentos: questionário sociodemográfico, Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Inventário de Depressão de Beck (BDI-II) e Escala de Estresse para adolescentes (ESA). A análise de dados revelou que 34,37% dos participantes apresentaram ansiedade moderada e grave, 51,04% apresentaram sintomas de depressão moderada e grave e 30,20% apresentaram queixa de estresse. As meninas, quando comparadas aos meninos, apresentaram mais frequentemente queixas de ansiedade, estresse e depressão. Os dados encontrados neste estudo sobre a influência do sexo corroboram com os estudos anteriores presentes na literatura |
id |
UFF-2_09cf6d2827838c83ceb6dcc6c825e7d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/14765 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médioAdolescênciaDepressãoAnsiedadeEstresseAdolescenteVestibularTranstorno de ansiedadeDepressão (Psiquiatria)Estresse psicológicoEnsino médioAdolescenceAnxietyDepressionStressA adolescência é uma etapa da vida marcada por transformações biológicas, cognitivas, afetivas, psicológicas e sociais. Em função disso os adolescentes são mais propensos à ocorrência de transtornos emocionais. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão em estudantes vestibulandos concluintes do ensino médio, bem como verificar a relação destes com o processo de finalização da educação básica e inserção na vida universitária. A amostra foi composta por 96 estudantes, do 3º ano do ensino médio de instituições públicas e privadas localizadas no Estado do Rio de Janeiro que pretendiam prestar o vestibular para ingresso na universidade, com idade entre 17 a 19 anos, que responderam a quatro instrumentos: questionário sociodemográfico, Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Inventário de Depressão de Beck (BDI-II) e Escala de Estresse para adolescentes (ESA). A análise de dados revelou que 34,37% dos participantes apresentaram ansiedade moderada e grave, 51,04% apresentaram sintomas de depressão moderada e grave e 30,20% apresentaram queixa de estresse. As meninas, quando comparadas aos meninos, apresentaram mais frequentemente queixas de ansiedade, estresse e depressão. Os dados encontrados neste estudo sobre a influência do sexo corroboram com os estudos anteriores presentes na literaturaAdolescence is a stage of life marked by biological, cognitive, affective, psychological and social transformations. As a result, adolescents are more prone to the occurrence of emotional disorders. In this context, the present study aimed to evaluate the prevalence of anxiety, stress and depression indicators in high school students, as well as to verify their relationship with the process of finishing basic education and insertion in university life. The sample consisted of 96 students, from the 3rd year of high school, of public and private institutions located in the State of Rio de Janeiro, who were asked to provide entrance exams for university admission, aged between 17 and 19 years old, who answered four instruments: sociodemographic questionnaire, Beck Anxiety Inventory (BAI), Beck Depression Inventory (BDI-II) and Stress Scale for adolescents (ESA). Data analysis revealed that 34.37% of the participants presented moderate and severe anxiety, 51.04% had moderate and severe depression symptoms and 30.20% had a complaint of stress. The girls, when compared to the boys, presented more frequently complaints of anxiety, stress and depression. The data found in this study on the influence of sex corroborate with previous studies in the literatureCarvalho, Ana Lúcia NovaisCarvalho, Ana Lúcia NovaisSouza, Mayra Silva deLamônica, Laudyana Cabral2020-08-27T13:27:43Z2020-08-27T13:27:43Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLAMÔNICA, Laudyana Cabral. Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14765Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T15:56:21Zoai:app.uff.br:1/14765Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-27T15:56:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio |
title |
Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio |
spellingShingle |
Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio Lamônica, Laudyana Cabral Adolescência Depressão Ansiedade Estresse Adolescente Vestibular Transtorno de ansiedade Depressão (Psiquiatria) Estresse psicológico Ensino médio Adolescence Anxiety Depression Stress |
title_short |
Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio |
title_full |
Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio |
title_fullStr |
Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio |
title_sort |
Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio |
author |
Lamônica, Laudyana Cabral |
author_facet |
Lamônica, Laudyana Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Lúcia Novais Carvalho, Ana Lúcia Novais Souza, Mayra Silva de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lamônica, Laudyana Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Depressão Ansiedade Estresse Adolescente Vestibular Transtorno de ansiedade Depressão (Psiquiatria) Estresse psicológico Ensino médio Adolescence Anxiety Depression Stress |
topic |
Adolescência Depressão Ansiedade Estresse Adolescente Vestibular Transtorno de ansiedade Depressão (Psiquiatria) Estresse psicológico Ensino médio Adolescence Anxiety Depression Stress |
description |
A adolescência é uma etapa da vida marcada por transformações biológicas, cognitivas, afetivas, psicológicas e sociais. Em função disso os adolescentes são mais propensos à ocorrência de transtornos emocionais. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão em estudantes vestibulandos concluintes do ensino médio, bem como verificar a relação destes com o processo de finalização da educação básica e inserção na vida universitária. A amostra foi composta por 96 estudantes, do 3º ano do ensino médio de instituições públicas e privadas localizadas no Estado do Rio de Janeiro que pretendiam prestar o vestibular para ingresso na universidade, com idade entre 17 a 19 anos, que responderam a quatro instrumentos: questionário sociodemográfico, Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Inventário de Depressão de Beck (BDI-II) e Escala de Estresse para adolescentes (ESA). A análise de dados revelou que 34,37% dos participantes apresentaram ansiedade moderada e grave, 51,04% apresentaram sintomas de depressão moderada e grave e 30,20% apresentaram queixa de estresse. As meninas, quando comparadas aos meninos, apresentaram mais frequentemente queixas de ansiedade, estresse e depressão. Os dados encontrados neste estudo sobre a influência do sexo corroboram com os estudos anteriores presentes na literatura |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-08-27T13:27:43Z 2020-08-27T13:27:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LAMÔNICA, Laudyana Cabral. Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/14765 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
LAMÔNICA, Laudyana Cabral. Prevalência de indicadores de ansiedade, estresse e depressão entre adolescentes vestibulandos concluintes do ensino médio. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838677992210432 |