Visualização de dados no contexto do big data: estudo comparativo das ferramentas de mercado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8543 |
Resumo: | Nos dias de hoje, possuímos uma avalanche de dados gerados pelas mais diversas fontes, que se caracterizam por serem criados em grande velocidade, em volumes antes impensáveis, com uma grande variedade de formatos, que são capazes de gerar valor para as organizações, por meio de informações mais qualificadas, que enriquecem o processo decisório, caracterizando o que chamamos de Big Data. Entretanto, devido à quantidade exorbitante destes dados, torna-se difícil visualizá-los de maneira eficaz e, tendo em vista que a visualização eficiente de informações é ponto chave para a obtenção do conhecimento, esta discussão torna-se ainda mais relevante no contexto do Big Data. Então, o presente trabalho busca discutir e apresentar as ferramentas de Business Intelligence mais relevantes no mercado, discutir suas vantagens e desvantagens, com destaque para a capacidade de gerar visualizações interativas, intuitivas e eficientes, que facilitem a obtenção do conhecimento gerado pelos dados, por parte dos gestores e, por consequência, qualifiquem a tomada de decisão |
id |
UFF-2_0b88547995e13092c15c834b5371d06c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/8543 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Visualização de dados no contexto do big data: estudo comparativo das ferramentas de mercadoBig DataVisualização de dadosBusiness IntelligenceTecnologiaAdministraçãoData visualizationTechnologyNos dias de hoje, possuímos uma avalanche de dados gerados pelas mais diversas fontes, que se caracterizam por serem criados em grande velocidade, em volumes antes impensáveis, com uma grande variedade de formatos, que são capazes de gerar valor para as organizações, por meio de informações mais qualificadas, que enriquecem o processo decisório, caracterizando o que chamamos de Big Data. Entretanto, devido à quantidade exorbitante destes dados, torna-se difícil visualizá-los de maneira eficaz e, tendo em vista que a visualização eficiente de informações é ponto chave para a obtenção do conhecimento, esta discussão torna-se ainda mais relevante no contexto do Big Data. Então, o presente trabalho busca discutir e apresentar as ferramentas de Business Intelligence mais relevantes no mercado, discutir suas vantagens e desvantagens, com destaque para a capacidade de gerar visualizações interativas, intuitivas e eficientes, que facilitem a obtenção do conhecimento gerado pelos dados, por parte dos gestores e, por consequência, qualifiquem a tomada de decisãoThe avalanche of data received nowadays deriving from a variety of sources and generated in unthinkable speed and volume is called Big Data. The Big Data incorporates a great variety of formats capable of generating value to organizations through qualified information, enriching the decision-making process. However, due to its exorbitant amount of data, it becomes difficult to visualize the gathered information efficiently. Considering that an efficient visualization of information is crucial to obtain knowledge, this discussion is extremely relevant in the context of Big Data. Accordingly, the present work aims to discuss and present relevant Bussiness Intelligence tools to the market, reflecting upon its advantages and disadvantages, with emphasis on generating interactive, efficient and intuitive visualizations. In consequence, this capacity would help managers obtain knowledge from the data and therefore, improve the decision-making processNiteróiSilva, Eduardo Camilo daLevy, ArielCastro Junior, Joel de Lima PereiraSousa, Artur Rodrigues de2019-02-13T20:32:06Z2019-02-13T20:32:06Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSousa, Artur Rodrigues de. Visualização de dados no contexto do big data: estudo comparativo das ferramentas de mercado / Artur Rodrigues de Sousa ; Eduardo Camilo da Silva, orientador. Niterói, 2018. 45 f.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8543Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-28T19:54:05Zoai:app.uff.br:1/8543Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-28T19:54:05Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visualização de dados no contexto do big data: estudo comparativo das ferramentas de mercado |
title |
Visualização de dados no contexto do big data: estudo comparativo das ferramentas de mercado |
spellingShingle |
Visualização de dados no contexto do big data: estudo comparativo das ferramentas de mercado Sousa, Artur Rodrigues de Big Data Visualização de dados Business Intelligence Tecnologia Administração Data visualization Technology |
title_short |
Visualização de dados no contexto do big data: estudo comparativo das ferramentas de mercado |
title_full |
Visualização de dados no contexto do big data: estudo comparativo das ferramentas de mercado |
title_fullStr |
Visualização de dados no contexto do big data: estudo comparativo das ferramentas de mercado |
title_full_unstemmed |
Visualização de dados no contexto do big data: estudo comparativo das ferramentas de mercado |
title_sort |
Visualização de dados no contexto do big data: estudo comparativo das ferramentas de mercado |
author |
Sousa, Artur Rodrigues de |
author_facet |
Sousa, Artur Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Eduardo Camilo da Levy, Ariel Castro Junior, Joel de Lima Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Artur Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Big Data Visualização de dados Business Intelligence Tecnologia Administração Data visualization Technology |
topic |
Big Data Visualização de dados Business Intelligence Tecnologia Administração Data visualization Technology |
description |
Nos dias de hoje, possuímos uma avalanche de dados gerados pelas mais diversas fontes, que se caracterizam por serem criados em grande velocidade, em volumes antes impensáveis, com uma grande variedade de formatos, que são capazes de gerar valor para as organizações, por meio de informações mais qualificadas, que enriquecem o processo decisório, caracterizando o que chamamos de Big Data. Entretanto, devido à quantidade exorbitante destes dados, torna-se difícil visualizá-los de maneira eficaz e, tendo em vista que a visualização eficiente de informações é ponto chave para a obtenção do conhecimento, esta discussão torna-se ainda mais relevante no contexto do Big Data. Então, o presente trabalho busca discutir e apresentar as ferramentas de Business Intelligence mais relevantes no mercado, discutir suas vantagens e desvantagens, com destaque para a capacidade de gerar visualizações interativas, intuitivas e eficientes, que facilitem a obtenção do conhecimento gerado pelos dados, por parte dos gestores e, por consequência, qualifiquem a tomada de decisão |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-02-13T20:32:06Z 2019-02-13T20:32:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Sousa, Artur Rodrigues de. Visualização de dados no contexto do big data: estudo comparativo das ferramentas de mercado / Artur Rodrigues de Sousa ; Eduardo Camilo da Silva, orientador. Niterói, 2018. 45 f. https://app.uff.br/riuff/handle/1/8543 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
Sousa, Artur Rodrigues de. Visualização de dados no contexto do big data: estudo comparativo das ferramentas de mercado / Artur Rodrigues de Sousa ; Eduardo Camilo da Silva, orientador. Niterói, 2018. 45 f. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838878809194496 |