Vozes e o silenciamento das escolas rurais: um balanço da educação do em Campos dos Goytacazes/RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Marcelo Cavalcanti
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10703
Resumo: Nos últimos 20 anos, o panorama educacional municipal de Campos dos Goytacazes/RJ, passou a ser ocupado por diferentes sujeitos coletivos que ainda não haviam acessado o espaço da política pública local: os camponeses Sem-Terra. Esses sujeitos coletivos, articularam-se através do Coletivo de Educação do Campo com objetivo de debater não só o direito à terra, mas, principalmente o direito à educação dos camponeses. Por meio de lutas sociais buscaram apresentar na agenda pública municipal e estadual, outros caminhos para a formulação de políticas públicas da educação do campo, como contraposição ao modelo educacional urbano vigente estendido às escolas rurais. Tais ações abrangem desde a realização de seminários, encontros de formação, construção do Fórum Fluminense de Educação do Campo e mais recentemente a elaboração da matriz curricular da Educação do Campo na rede pública de ensino. Em decorrência disso, propomos apresentar dois momentos desse movimento na agenda pública em Campos. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é compreender como se deram essas ações referentes ao movimento da Educação do Campo através do Coletivo de Educação do Campo e o poder público. Sendo assim, a metodologia utilizada para realização deste trabalho foi a partir de levantamento bibliográfico, análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos gestores públicos e as ações desenvolvidas pelo Coletivo Educampo. Os resultados encontrados apontaram para os impactos dos desdobramentos desse movimento na luta por política pública local em prol da educação do campo. Dessa forma, compreende-se a importância da ampliação do debate público no que tange a implementação das políticas públicas de Educação do Campo
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Tais ações abrangem desde a realização de seminários, encontros de formação, construção do Fórum Fluminense de Educação do Campo e mais recentemente a elaboração da matriz curricular da Educação do Campo na rede pública de ensino. Em decorrência disso, propomos apresentar dois momentos desse movimento na agenda pública em Campos. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é compreender como se deram essas ações referentes ao movimento da Educação do Campo através do Coletivo de Educação do Campo e o poder público. Sendo assim, a metodologia utilizada para realização deste trabalho foi a partir de levantamento bibliográfico, análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos gestores públicos e as ações desenvolvidas pelo Coletivo Educampo. Os resultados encontrados apontaram para os impactos dos desdobramentos desse movimento na luta por política pública local em prol da educação do campo. Dessa forma, compreende-se a importância da ampliação do debate público no que tange a implementação das políticas públicas de Educação do CampoIn the last 20 years, the municipal educational panorama of Campos dos Goytacazes / RJ, has been occupied by different collective subjects who had not yet accessed the space of local public policy: the peasants Sem-Terra. These collective subjects articulated themselves through the Collective of Field Education with the aim of discussing not only the right to land, but especially the right to education of peasants. Through social struggles they sought to present in the municipal and state public agenda other ways of formulating public policies for rural education, as opposed to the current urban educational model extended to rural schools. These actions range from the holding of seminars, training meetings, the construction of the Fluminense Field Education Forum, and more recently the elaboration of the Field Education curriculum matrix in the public school system. As a result, we propose to present two moments of this movement in the public agenda in Campos. Thus, the main objective of this work is to understand how these actions related to the Field Education movement through the Field Education Collective and the public power were given. Thus, the methodology used to carry out this work was based on a bibliographical survey, documentary analysis, participant observation and semistructured interviews carried out with the public managers and the actions developed by the Educampo Collective. The results found pointed to the impacts of the unfolding of this movement in the struggle for local public policy in favor of rural education. Thus, it is understood the importance of broadening the public debate regarding the implementation of public policies of Field Education138 f.Malagoli, Marco Antônio SampaioMalagoli, Marco Antônio SampaioMoreira, Erika VanessaReis, Maria Clareth Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/0575511054695542http://lattes.cnpq.br/9121682448903195http://lattes.cnpq.br/9121682448903195http://lattes.cnpq.br/5321352391107703http://lattes.cnpq.br/8902469432992768Vianna, Marcelo Cavalcanti2019-08-05T14:17:23Z2019-08-05T14:17:23Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIANNA, Marcelo Cavalcanti. Vozes e o silenciamento das escolas rurais: um balanço da educaçaõ do campo em Campos dos Goytacazes/RJ. 2018.138 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas). 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