O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento de gestão estratégica de uma escola pública municipal de Rio das Ostras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabiano Aguiar de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28206
Resumo: O presente trabalho busca compreender a utilização do Projeto Político-Pedagógico como instrumento de gestão estratégica de uma escola da rede pública municipal de Rio das Ostras. Para isso, a metodologia utilizada quanto aos fins é exploratória e descritiva e foi viabilizada por meio da pesquisa bibliográfica e documental produzida pela escola. A parte textual está estruturada em seis capítulos. O primeiro, introdução, demonstra o problema que ocorre nas escolas públicas: a falta da implementação de metodologias e indicadores para promover a gestão estratégica. No segundo, foram abordados conceitos de gestão estratégica, indo do pensamento ao longo do tempo à prática de planejar. No terceiro, há um estudo das melhores práticas e princípios de administração e gestão escolar no contexto do sistema educacional público brasileiro. No quarto capítulo, é demonstrado a metodologia utilizada na pesquisa. No quinto, foi realizado um breve contexto da escola; a comparação entre planejamento estratégico e projeto político-pedagógico de acordo com a literatura; foi proposto uma estrutura do Planejamento Estratégico para a comparação da metodologia utilizada pela escola; e, por último, foi feita a exposição e análise dos dados documentais. Foi concluído que o projeto político-pedagógico da escola não possui elementos suficientes para dizer que ele é um instrumento de gestão estratégica na prática. Sendo ainda possível interpretar que foi elaborado de forma normativa
id UFF-2_0f8659f963b9d9d15bed05e7b324d80f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28206
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento de gestão estratégica de uma escola pública municipal de Rio das OstrasProjeto Político-PedagógicoGestão estratégicaGestão escolarEscola públicaProjeto político-pedagógicoAdministração escolarPlanejamento estratégicoStrategic managementPolitical-Pedagogical ProjectPublic schoolSchool managementO presente trabalho busca compreender a utilização do Projeto Político-Pedagógico como instrumento de gestão estratégica de uma escola da rede pública municipal de Rio das Ostras. Para isso, a metodologia utilizada quanto aos fins é exploratória e descritiva e foi viabilizada por meio da pesquisa bibliográfica e documental produzida pela escola. A parte textual está estruturada em seis capítulos. O primeiro, introdução, demonstra o problema que ocorre nas escolas públicas: a falta da implementação de metodologias e indicadores para promover a gestão estratégica. No segundo, foram abordados conceitos de gestão estratégica, indo do pensamento ao longo do tempo à prática de planejar. No terceiro, há um estudo das melhores práticas e princípios de administração e gestão escolar no contexto do sistema educacional público brasileiro. No quarto capítulo, é demonstrado a metodologia utilizada na pesquisa. No quinto, foi realizado um breve contexto da escola; a comparação entre planejamento estratégico e projeto político-pedagógico de acordo com a literatura; foi proposto uma estrutura do Planejamento Estratégico para a comparação da metodologia utilizada pela escola; e, por último, foi feita a exposição e análise dos dados documentais. Foi concluído que o projeto político-pedagógico da escola não possui elementos suficientes para dizer que ele é um instrumento de gestão estratégica na prática. Sendo ainda possível interpretar que foi elaborado de forma normativaThe present work seeks to understand the use of the Political-Pedagogical Project as an instrument of strategic management of a public school in Rio das Ostras. For this, the methodology used for the purposes is exploratory and descriptive and was made possible through bibliographic and documentary research produced by the school. The textual part is structured in six chapters. The first, introduction, demonstrates the problem that occurs in public schools: the lack of implementation of methodologies and indicators to promote strategic management. In the second, concepts of strategic management were addressed, going from thinking over time to the practice of planning. In the third, there is a study of the best practices and principles of school administration and management in the context of the Brazilian public education system. In the fourth chapter, the methodology used in the research is demonstrated. In the fifth, a brief context of the school was carried out; the comparison between strategic planning and political-pedagogical projects according to the literature; a Strategic Planning structure was proposed to compare the methodology used by the school; and, finally, the exposure and analysis of documentary data was carried out. Finally, in the sixth chapter, it is concluded that the school's political-pedagogical project does not have enough elements to say that it is an instrument of strategic management in practice. It is still possible to say that it was prepared in a normative way43Saraiva, Ernani Vianahttp://lattes.cnpq.br/7569190015812846Silva, Fabio do Nascimento Siqueira dahttp://lattes.cnpq.br/0307032456653783Silva, Giuliano Alves Borges ehttp://lattes.cnpq.br/9379724675517501Oliveira, Fabiano Aguiar de2023-03-14T13:58:13Z2023-03-14T13:58:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Fabiano Aguiar de. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento de gestão estratégica de uma escola pública municipal de Rio das Ostras. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28206CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-14T13:58:17Zoai:app.uff.br:1/28206Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:14.995855Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento de gestão estratégica de uma escola pública municipal de Rio das Ostras
title O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento de gestão estratégica de uma escola pública municipal de Rio das Ostras
spellingShingle O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento de gestão estratégica de uma escola pública municipal de Rio das Ostras
Oliveira, Fabiano Aguiar de
Projeto Político-Pedagógico
Gestão estratégica
Gestão escolar
Escola pública
Projeto político-pedagógico
Administração escolar
Planejamento estratégico
Strategic management
Political-Pedagogical Project
Public school
School management
title_short O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento de gestão estratégica de uma escola pública municipal de Rio das Ostras
title_full O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento de gestão estratégica de uma escola pública municipal de Rio das Ostras
title_fullStr O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento de gestão estratégica de uma escola pública municipal de Rio das Ostras
title_full_unstemmed O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento de gestão estratégica de uma escola pública municipal de Rio das Ostras
title_sort O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento de gestão estratégica de uma escola pública municipal de Rio das Ostras
author Oliveira, Fabiano Aguiar de
author_facet Oliveira, Fabiano Aguiar de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saraiva, Ernani Viana
http://lattes.cnpq.br/7569190015812846
Silva, Fabio do Nascimento Siqueira da
http://lattes.cnpq.br/0307032456653783
Silva, Giuliano Alves Borges e
http://lattes.cnpq.br/9379724675517501
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fabiano Aguiar de
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Político-Pedagógico
Gestão estratégica
Gestão escolar
Escola pública
Projeto político-pedagógico
Administração escolar
Planejamento estratégico
Strategic management
Political-Pedagogical Project
Public school
School management
topic Projeto Político-Pedagógico
Gestão estratégica
Gestão escolar
Escola pública
Projeto político-pedagógico
Administração escolar
Planejamento estratégico
Strategic management
Political-Pedagogical Project
Public school
School management
description O presente trabalho busca compreender a utilização do Projeto Político-Pedagógico como instrumento de gestão estratégica de uma escola da rede pública municipal de Rio das Ostras. Para isso, a metodologia utilizada quanto aos fins é exploratória e descritiva e foi viabilizada por meio da pesquisa bibliográfica e documental produzida pela escola. A parte textual está estruturada em seis capítulos. O primeiro, introdução, demonstra o problema que ocorre nas escolas públicas: a falta da implementação de metodologias e indicadores para promover a gestão estratégica. No segundo, foram abordados conceitos de gestão estratégica, indo do pensamento ao longo do tempo à prática de planejar. No terceiro, há um estudo das melhores práticas e princípios de administração e gestão escolar no contexto do sistema educacional público brasileiro. No quarto capítulo, é demonstrado a metodologia utilizada na pesquisa. No quinto, foi realizado um breve contexto da escola; a comparação entre planejamento estratégico e projeto político-pedagógico de acordo com a literatura; foi proposto uma estrutura do Planejamento Estratégico para a comparação da metodologia utilizada pela escola; e, por último, foi feita a exposição e análise dos dados documentais. Foi concluído que o projeto político-pedagógico da escola não possui elementos suficientes para dizer que ele é um instrumento de gestão estratégica na prática. Sendo ainda possível interpretar que foi elaborado de forma normativa
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-14T13:58:13Z
2023-03-14T13:58:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Aguiar de. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento de gestão estratégica de uma escola pública municipal de Rio das Ostras. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28206
identifier_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Aguiar de. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento de gestão estratégica de uma escola pública municipal de Rio das Ostras. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1817064461154910208