Uma análise da implementação do novo ensino médio integral com curso técnico em administração com ênfase em empreendedorismo em um colégio estadual em Campos dos Goytacazes / RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Clara Pereira dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24077
Resumo: A pesquisa analisa a implementação do novo Ensino Médio integral, mais especificamente a oferta do Ensino Técnico em Administração com ênfase em Empreendedorismo, no Colégio Estadual José do Patrocínio, na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, na perspectiva dos alunos. Esta implementação teve início no ano de 2019, a partir da proposta de Reforma do Ensino Médio, que visa uma nova organização curricular e o aumento da carga horária. Desta forma, verificou-se as expectativas desta implementação, aliado ao contexto cultural, regional e socioeconômico da comunidade escolar, levando em consideração a conjuntura educacional e política nacional. Afim de obter estes dados, a pesquisa contou com a observação participante do ambiente escolar e da sala de aula e, ainda, a realização de entrevistas com os discentes. Esses dados coletados foram combinados com a revisão bibliográfica da literatura e a legislação pertinentes ao assunto. Portanto, de acordo com os dados obtidos, foi possível perceber que a reforma educacional para o Ensino Médio, proposta pelo governo, não levou em consideração o contexto e a realidade da escola e dos discentes no ensino técnico integral. Ademais, nota-se como o neoliberalismo está sendo disseminado no campo educacional, tendo em vista a internalização da subjetividade neoliberal analisada por Dardot e Laval (2016) e que também segue a lógica do capital humano, conforme definida por Foucault (2018). Portanto, tem-se uma reflexão acerca de como esta internalização da formação para o empreendedorismo, a partir do novo capitalismo, tem estado presente na vida dos discentes da escola, sem que eles sequer percebam.
id UFF-2_1287ff54e22569bbb168d6b061eb269f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24077
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma análise da implementação do novo ensino médio integral com curso técnico em administração com ênfase em empreendedorismo em um colégio estadual em Campos dos Goytacazes / RJNeoliberalismoEmpreendedorismoEducaçãoEnsino MédioNeoliberalismoEmpreendedorismoEnsino médioEducaçãoNeoliberalismHigh schoolEducationEntrepreneurshipA pesquisa analisa a implementação do novo Ensino Médio integral, mais especificamente a oferta do Ensino Técnico em Administração com ênfase em Empreendedorismo, no Colégio Estadual José do Patrocínio, na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, na perspectiva dos alunos. Esta implementação teve início no ano de 2019, a partir da proposta de Reforma do Ensino Médio, que visa uma nova organização curricular e o aumento da carga horária. Desta forma, verificou-se as expectativas desta implementação, aliado ao contexto cultural, regional e socioeconômico da comunidade escolar, levando em consideração a conjuntura educacional e política nacional. Afim de obter estes dados, a pesquisa contou com a observação participante do ambiente escolar e da sala de aula e, ainda, a realização de entrevistas com os discentes. Esses dados coletados foram combinados com a revisão bibliográfica da literatura e a legislação pertinentes ao assunto. Portanto, de acordo com os dados obtidos, foi possível perceber que a reforma educacional para o Ensino Médio, proposta pelo governo, não levou em consideração o contexto e a realidade da escola e dos discentes no ensino técnico integral. Ademais, nota-se como o neoliberalismo está sendo disseminado no campo educacional, tendo em vista a internalização da subjetividade neoliberal analisada por Dardot e Laval (2016) e que também segue a lógica do capital humano, conforme definida por Foucault (2018). Portanto, tem-se uma reflexão acerca de como esta internalização da formação para o empreendedorismo, a partir do novo capitalismo, tem estado presente na vida dos discentes da escola, sem que eles sequer percebam.The research analyzes the implementation of the new integral High School, more specifically the offer of the Technical Education in Administration with emphasis in Entrepreneurship, in the State College José do Patrocínio, in the city of Campos dos Goytacazes / RJ, from the students perspective. This implementation began in 2019, from the proposal of High School Reform, which aims at a new curricular organization and the increase of the workload. Thus, the expectations of this implementation were verified, allied to the cultural, regional and socioeconomic context of the school community, taking into consideration the educational conjuncture and national politics. In order to obtain these data, the research included participant observation of the school environment and the classroom and also conducting interviews with students. These collected data were combined with the literature review and the relevant legislation. Therefore, according to the data obtained, it was possible to realize that the educational reform for high school, proposed by the government, did not take into consideration the context and reality of the school and students in integral technical education. Moreover, it is noted how neoliberalism is being disseminated in the educational field, considering the internalization of neoliberal subjectivity analyzed by Dardot and Laval (2016) and also follows the logic of human capital, as defined by Foucault (2018). Therefore, there is a reflection on how this internalization of training for entrepreneurship, from the new capitalism, has been present in the lives of school students, without them even realizing it.Universidade Federal FluminenseCampos dos GoytacazesMonteiro, Rodrigo de AraújoMonteiro, Rodrigo de AraújoSilveira, Raquel Brum Fernandes daPitrez, Maria Cláudia Martinelli de MelloSantos, Maria Clara Pereira dos2021-12-27T12:26:55Z2021-12-27T12:26:55Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Maria Clara Pereira dos. Uma análise da implementação do novo ensino médio integral com curso técnico em administração com ênfase em empreendedorismo em um colégio estadual em Campos dos Goytacazes/RJ. 2021. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24077Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-27T12:26:58Zoai:app.uff.br:1/24077Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-27T12:26:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da implementação do novo ensino médio integral com curso técnico em administração com ênfase em empreendedorismo em um colégio estadual em Campos dos Goytacazes / RJ
title Uma análise da implementação do novo ensino médio integral com curso técnico em administração com ênfase em empreendedorismo em um colégio estadual em Campos dos Goytacazes / RJ
spellingShingle Uma análise da implementação do novo ensino médio integral com curso técnico em administração com ênfase em empreendedorismo em um colégio estadual em Campos dos Goytacazes / RJ
Santos, Maria Clara Pereira dos
Neoliberalismo
Empreendedorismo
Educação
Ensino Médio
Neoliberalismo
Empreendedorismo
Ensino médio
Educação
Neoliberalism
High school
Education
Entrepreneurship
title_short Uma análise da implementação do novo ensino médio integral com curso técnico em administração com ênfase em empreendedorismo em um colégio estadual em Campos dos Goytacazes / RJ
title_full Uma análise da implementação do novo ensino médio integral com curso técnico em administração com ênfase em empreendedorismo em um colégio estadual em Campos dos Goytacazes / RJ
title_fullStr Uma análise da implementação do novo ensino médio integral com curso técnico em administração com ênfase em empreendedorismo em um colégio estadual em Campos dos Goytacazes / RJ
title_full_unstemmed Uma análise da implementação do novo ensino médio integral com curso técnico em administração com ênfase em empreendedorismo em um colégio estadual em Campos dos Goytacazes / RJ
title_sort Uma análise da implementação do novo ensino médio integral com curso técnico em administração com ênfase em empreendedorismo em um colégio estadual em Campos dos Goytacazes / RJ
author Santos, Maria Clara Pereira dos
author_facet Santos, Maria Clara Pereira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Rodrigo de Araújo
Monteiro, Rodrigo de Araújo
Silveira, Raquel Brum Fernandes da
Pitrez, Maria Cláudia Martinelli de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Clara Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Neoliberalismo
Empreendedorismo
Educação
Ensino Médio
Neoliberalismo
Empreendedorismo
Ensino médio
Educação
Neoliberalism
High school
Education
Entrepreneurship
topic Neoliberalismo
Empreendedorismo
Educação
Ensino Médio
Neoliberalismo
Empreendedorismo
Ensino médio
Educação
Neoliberalism
High school
Education
Entrepreneurship
description A pesquisa analisa a implementação do novo Ensino Médio integral, mais especificamente a oferta do Ensino Técnico em Administração com ênfase em Empreendedorismo, no Colégio Estadual José do Patrocínio, na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, na perspectiva dos alunos. Esta implementação teve início no ano de 2019, a partir da proposta de Reforma do Ensino Médio, que visa uma nova organização curricular e o aumento da carga horária. Desta forma, verificou-se as expectativas desta implementação, aliado ao contexto cultural, regional e socioeconômico da comunidade escolar, levando em consideração a conjuntura educacional e política nacional. Afim de obter estes dados, a pesquisa contou com a observação participante do ambiente escolar e da sala de aula e, ainda, a realização de entrevistas com os discentes. Esses dados coletados foram combinados com a revisão bibliográfica da literatura e a legislação pertinentes ao assunto. Portanto, de acordo com os dados obtidos, foi possível perceber que a reforma educacional para o Ensino Médio, proposta pelo governo, não levou em consideração o contexto e a realidade da escola e dos discentes no ensino técnico integral. Ademais, nota-se como o neoliberalismo está sendo disseminado no campo educacional, tendo em vista a internalização da subjetividade neoliberal analisada por Dardot e Laval (2016) e que também segue a lógica do capital humano, conforme definida por Foucault (2018). Portanto, tem-se uma reflexão acerca de como esta internalização da formação para o empreendedorismo, a partir do novo capitalismo, tem estado presente na vida dos discentes da escola, sem que eles sequer percebam.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-12-27T12:26:55Z
2021-12-27T12:26:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Maria Clara Pereira dos. Uma análise da implementação do novo ensino médio integral com curso técnico em administração com ênfase em empreendedorismo em um colégio estadual em Campos dos Goytacazes/RJ. 2021. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24077
Aluno de Graduação
identifier_str_mv SANTOS, Maria Clara Pereira dos. Uma análise da implementação do novo ensino médio integral com curso técnico em administração com ênfase em empreendedorismo em um colégio estadual em Campos dos Goytacazes/RJ. 2021. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2021.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Campos dos Goytacazes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Campos dos Goytacazes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838888555708416