Currículo mínimo de sociologia: uma análise a partir das teorias do currículo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5035 |
Resumo: | Um currículo é fundamental para a estruturação da educação, pois ele veicula conteúdos obrigatórios e propaga ideias e valores. Esta pesquisa procedeu uma análise documental do Currículo Mínimo de Sociologia, a partir das teorias do currículo. Três dessas teorias foram apresentadas e caracterizadas (tradicional, crítica e pós-crítica), junto com os documentos curriculares nacionais que foram consultados na elaboração do Currículo Mínimo de Sociologia. Verificou-se que o Currículo apresenta conceitos das três teorias que estudam o currículo, porém as discussões que envolvem a teoria crítica estão mais presentes neste documento |
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Currículo mínimo de sociologia: uma análise a partir das teorias do currículoCurrículoSociologiaAnálise documentalCurrículo escolarSchool curriculumDocument analysisSociologyUm currículo é fundamental para a estruturação da educação, pois ele veicula conteúdos obrigatórios e propaga ideias e valores. Esta pesquisa procedeu uma análise documental do Currículo Mínimo de Sociologia, a partir das teorias do currículo. Três dessas teorias foram apresentadas e caracterizadas (tradicional, crítica e pós-crítica), junto com os documentos curriculares nacionais que foram consultados na elaboração do Currículo Mínimo de Sociologia. Verificou-se que o Currículo apresenta conceitos das três teorias que estudam o currículo, porém as discussões que envolvem a teoria crítica estão mais presentes neste documentoA curriculum is essential for the structuring of education, because it conveys mandatory content and propagates ideas and values. This research carried out documentary analysis of the Currículo Mínimo de Sociologia (Sociology Minimum Curriculum), based in curriculum theories. Three of those theories were presented and characterized (traditional, critical and post- critical), along with the national curriculum documents that were consulted in the preparation of the Currículo Mínimo de Sociologia. It was found that the Curriculum presents concepts of the three theories that study the curriculum, but the discussions involving the critical theory are more present in this documentNeves, Eloiza DiasSilveira, Raquel Brum Fernandes daPaiva, Andréa Lúcia da Silva deMaia, Ila Beatriz da Silva2017-10-27T21:54:36Z2017-10-27T21:54:36Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5035Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-31T21:35:04Zoai:app.uff.br:1/5035Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-31T21:35:04Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Um currículo é fundamental para a estruturação da educação, pois ele veicula conteúdos obrigatórios e propaga ideias e valores. Esta pesquisa procedeu uma análise documental do Currículo Mínimo de Sociologia, a partir das teorias do currículo. Três dessas teorias foram apresentadas e caracterizadas (tradicional, crítica e pós-crítica), junto com os documentos curriculares nacionais que foram consultados na elaboração do Currículo Mínimo de Sociologia. Verificou-se que o Currículo apresenta conceitos das três teorias que estudam o currículo, porém as discussões que envolvem a teoria crítica estão mais presentes neste documento |
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