A importância de conhecer o comportamento do consumidor para elaborar a estratégia organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Fernanda Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25144
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar aspectos relevantes do estudo do comportamento do consumidor e do processo de compra, incluindo conceitos importantes e as etapas do processo de compra propostas por Ceribeli, Merlo e Cândido (2014). Na sequência, apresentamos a definição trazida pela literatura sobre o conceito de planejamento estratégico e sua importância para guiar uma organização ao sucesso, sobretudo com as transformações recorrentes no mercado. Ao final, realizou-se uma análise de como o conhecimento do consumidor pode ser considerado na elaboração da estratégia organizacional como um todo para melhorar a posição da empresa no mercado, possibilitando um diferencial competitivo.
id UFF-2_17cfa48c901c5492fb02863e4134b5a4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25144
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A importância de conhecer o comportamento do consumidor para elaborar a estratégia organizacionalComportamento do consumidorPlanejamento estratégicoEstratégia organizacionalProcesso de compraConsumer behaviorStrategic planningOrganizational strategyPurchasing processEste trabalho tem por objetivo apresentar aspectos relevantes do estudo do comportamento do consumidor e do processo de compra, incluindo conceitos importantes e as etapas do processo de compra propostas por Ceribeli, Merlo e Cândido (2014). Na sequência, apresentamos a definição trazida pela literatura sobre o conceito de planejamento estratégico e sua importância para guiar uma organização ao sucesso, sobretudo com as transformações recorrentes no mercado. Ao final, realizou-se uma análise de como o conhecimento do consumidor pode ser considerado na elaboração da estratégia organizacional como um todo para melhorar a posição da empresa no mercado, possibilitando um diferencial competitivo.This project aims to present relevant aspects of the study of consumer behavior and the purchase process, including important concepts and the stages of the purchase process proposed by Harrison Ceribeli, Edgard Merlo and Ananda Cândido. Following, we present the definition brought by the literature on the concept of strategic planning and its importance to guide an organization to success, especially with the recurring transformations in the market. In the end, an analysis was made of how consumer knowledge can be considered in the elaboration of the organizational strategy to improve the company's position in the market, enabling a competitive differential.46 f.Tayt Son, Debora Bogea da CostaRamos Filho, Américo da CostaRocha, Ana Raquel CoelhoSilveira, Fernanda Souza2022-06-08T16:42:27Z2022-06-08T16:42:27Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilveira, Fernanda Souza. A importância de conhecer o comportamento do consumidor para elaborar a estratégia organizacional. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25144CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-08T16:42:31Zoai:app.uff.br:1/25144Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-06-08T16:42:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância de conhecer o comportamento do consumidor para elaborar a estratégia organizacional
title A importância de conhecer o comportamento do consumidor para elaborar a estratégia organizacional
spellingShingle A importância de conhecer o comportamento do consumidor para elaborar a estratégia organizacional
Silveira, Fernanda Souza
Comportamento do consumidor
Planejamento estratégico
Estratégia organizacional
Processo de compra
Consumer behavior
Strategic planning
Organizational strategy
Purchasing process
title_short A importância de conhecer o comportamento do consumidor para elaborar a estratégia organizacional
title_full A importância de conhecer o comportamento do consumidor para elaborar a estratégia organizacional
title_fullStr A importância de conhecer o comportamento do consumidor para elaborar a estratégia organizacional
title_full_unstemmed A importância de conhecer o comportamento do consumidor para elaborar a estratégia organizacional
title_sort A importância de conhecer o comportamento do consumidor para elaborar a estratégia organizacional
author Silveira, Fernanda Souza
author_facet Silveira, Fernanda Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tayt Son, Debora Bogea da Costa
Ramos Filho, Américo da Costa
Rocha, Ana Raquel Coelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Fernanda Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Planejamento estratégico
Estratégia organizacional
Processo de compra
Consumer behavior
Strategic planning
Organizational strategy
Purchasing process
topic Comportamento do consumidor
Planejamento estratégico
Estratégia organizacional
Processo de compra
Consumer behavior
Strategic planning
Organizational strategy
Purchasing process
description Este trabalho tem por objetivo apresentar aspectos relevantes do estudo do comportamento do consumidor e do processo de compra, incluindo conceitos importantes e as etapas do processo de compra propostas por Ceribeli, Merlo e Cândido (2014). Na sequência, apresentamos a definição trazida pela literatura sobre o conceito de planejamento estratégico e sua importância para guiar uma organização ao sucesso, sobretudo com as transformações recorrentes no mercado. Ao final, realizou-se uma análise de como o conhecimento do consumidor pode ser considerado na elaboração da estratégia organizacional como um todo para melhorar a posição da empresa no mercado, possibilitando um diferencial competitivo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-08T16:42:27Z
2022-06-08T16:42:27Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silveira, Fernanda Souza. A importância de conhecer o comportamento do consumidor para elaborar a estratégia organizacional. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25144
identifier_str_mv Silveira, Fernanda Souza. A importância de conhecer o comportamento do consumidor para elaborar a estratégia organizacional. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838747584102400