Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23448 |
Resumo: | Considerando a dificuldade enfrentada pelos prestadores de serviço de Tecnologia da Informação, em entregar seus projetos dentro dos limites de prazo e custo estabelecidos e dentro dos pré-requisitos estipulados pelo cliente, o presente estudo objetivou realizar uma análise de aderência com base no Capability Model for Service Providers (eSCM-SP) para nortear na solução de problemas e na obtenção de desempenho satisfatório na relação de terceirização entre clientes e prestadores de serviços de tecnologia da informação. Para tanto, foram coletadas e analisadas avaliações da empresa cliente acerca das práticas desenvolvidas ao longo do modelo selecionado eSCM-SP. Para este fim foi utilizado como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e questionário. Finalmente, a partir da análise dos dados, foi possível notar a contribuição que o modelo eSCM-SP, é capaz de oferecer. Com a ajuda do modelo, foi possível apontar problemas críticos da parceria, promover o confronto de percepção de serviço prestado clientes e prestador de serviço, além de nortear nas proposições de melhoria. |
id |
UFF-2_18a4a4bf73fa73ef3d065aae8df77594 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/23448 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informaçãoeSCM-SPBoas práticasTerceirizaçãoTecnologia da InformaçãoPrestação de serviçoPrestação de ServiçoTecnologia da InformaçãoeSCM-SPGood practicesOutsourcingTechnology of informationConsiderando a dificuldade enfrentada pelos prestadores de serviço de Tecnologia da Informação, em entregar seus projetos dentro dos limites de prazo e custo estabelecidos e dentro dos pré-requisitos estipulados pelo cliente, o presente estudo objetivou realizar uma análise de aderência com base no Capability Model for Service Providers (eSCM-SP) para nortear na solução de problemas e na obtenção de desempenho satisfatório na relação de terceirização entre clientes e prestadores de serviços de tecnologia da informação. Para tanto, foram coletadas e analisadas avaliações da empresa cliente acerca das práticas desenvolvidas ao longo do modelo selecionado eSCM-SP. Para este fim foi utilizado como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e questionário. Finalmente, a partir da análise dos dados, foi possível notar a contribuição que o modelo eSCM-SP, é capaz de oferecer. Com a ajuda do modelo, foi possível apontar problemas críticos da parceria, promover o confronto de percepção de serviço prestado clientes e prestador de serviço, além de nortear nas proposições de melhoria.Considering the difficulty faced by IT service providers in delivering their projects within the established time and cost limits and within the client's prerequisites, this study aimed to perform a compliance analysis based on the Capability Model for Service Providers (eSCMSP) to guide in troubleshooting and achieving satisfactory performance in the outsourcing relationship between customers and information technology service providers. For this, evaluations of the client company about the practices developed along the selected model eSCM-SP were collected and analyzed. For this purpose, the bibliographic research and questionnaire were used as data collection method. Finally, from the data analysis, it was possible to notice the contribution that the eSCM-SP model is able to offer. With the help of the model, it was possible to point out critical partnership problems, promote the confrontation of service perception between customers and service providers, and guide the improvement propositions.Universidade Federal FluminenseRio das OstrasSilva, Guido VazBella, Ricardo Luiz FernandesCardoso, RodolfoMatta, Leylane Drumond da2021-09-30T19:17:37Z2021-09-30T19:17:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATTA, Leylane Drumond da. Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação. 2019. 74 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23448Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T19:17:37Zoai:app.uff.br:1/23448Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-30T19:17:37Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação |
title |
Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação |
spellingShingle |
Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação Matta, Leylane Drumond da eSCM-SP Boas práticas Terceirização Tecnologia da Informação Prestação de serviço Prestação de Serviço Tecnologia da Informação eSCM-SP Good practices Outsourcing Technology of information |
title_short |
Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação |
title_full |
Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação |
title_fullStr |
Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação |
title_full_unstemmed |
Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação |
title_sort |
Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação |
author |
Matta, Leylane Drumond da |
author_facet |
Matta, Leylane Drumond da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Guido Vaz Bella, Ricardo Luiz Fernandes Cardoso, Rodolfo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matta, Leylane Drumond da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
eSCM-SP Boas práticas Terceirização Tecnologia da Informação Prestação de serviço Prestação de Serviço Tecnologia da Informação eSCM-SP Good practices Outsourcing Technology of information |
topic |
eSCM-SP Boas práticas Terceirização Tecnologia da Informação Prestação de serviço Prestação de Serviço Tecnologia da Informação eSCM-SP Good practices Outsourcing Technology of information |
description |
Considerando a dificuldade enfrentada pelos prestadores de serviço de Tecnologia da Informação, em entregar seus projetos dentro dos limites de prazo e custo estabelecidos e dentro dos pré-requisitos estipulados pelo cliente, o presente estudo objetivou realizar uma análise de aderência com base no Capability Model for Service Providers (eSCM-SP) para nortear na solução de problemas e na obtenção de desempenho satisfatório na relação de terceirização entre clientes e prestadores de serviços de tecnologia da informação. Para tanto, foram coletadas e analisadas avaliações da empresa cliente acerca das práticas desenvolvidas ao longo do modelo selecionado eSCM-SP. Para este fim foi utilizado como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e questionário. Finalmente, a partir da análise dos dados, foi possível notar a contribuição que o modelo eSCM-SP, é capaz de oferecer. Com a ajuda do modelo, foi possível apontar problemas críticos da parceria, promover o confronto de percepção de serviço prestado clientes e prestador de serviço, além de nortear nas proposições de melhoria. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-09-30T19:17:37Z 2021-09-30T19:17:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATTA, Leylane Drumond da. Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação. 2019. 74 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/23448 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
MATTA, Leylane Drumond da. Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação. 2019. 74 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Rio das Ostras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Rio das Ostras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838745794183168 |