Uma (re)leitura da oitiva do adolescente em conflito com a lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Isabela Viana de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8351
Resumo: O presente trabalho busca analisar a forma como ocorre à oitiva dos adolescentes em conflito com a lei, com base nas modificações ocorridas no Código de Processo Penal e através de uma análise jurisprudencial de outros procedimentos especiais. Por meio de uma revisão de literatura procurou-se entender o ato de interrogar e como esse procedimento ocorre na Comarca de Macaé, através da realização de uma entrevista com a magistrada que atua na área. Objetivou-se compreender porque o adolescente, muitas vezes, ainda é o primeiro a ser ouvido na instrução que apura um ato infracional, já que tal medida configura-se como violadora de direitos constitucionais, como o contraditório e a ampla defesa e o devido processo legal. A hipótese consiste em verificar como esse procedimento pode dar ao suposto infrator um tratamento igual ou mais benéfico do que é ofertado aos acusados pela prática de uma infração penal, efetivando aos menores, todas as garantias processuais dispostas no ordenamento jurídico.
id UFF-2_1bb2ab122b62572d0feef7b23c366a3e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8351
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma (re)leitura da oitiva do adolescente em conflito com a leiInterrogatórioAdolescente em conflito com a leiContraditório e ampla defesaDevido processo legalAdolescenteConflito socialLeiO presente trabalho busca analisar a forma como ocorre à oitiva dos adolescentes em conflito com a lei, com base nas modificações ocorridas no Código de Processo Penal e através de uma análise jurisprudencial de outros procedimentos especiais. Por meio de uma revisão de literatura procurou-se entender o ato de interrogar e como esse procedimento ocorre na Comarca de Macaé, através da realização de uma entrevista com a magistrada que atua na área. Objetivou-se compreender porque o adolescente, muitas vezes, ainda é o primeiro a ser ouvido na instrução que apura um ato infracional, já que tal medida configura-se como violadora de direitos constitucionais, como o contraditório e a ampla defesa e o devido processo legal. A hipótese consiste em verificar como esse procedimento pode dar ao suposto infrator um tratamento igual ou mais benéfico do que é ofertado aos acusados pela prática de uma infração penal, efetivando aos menores, todas as garantias processuais dispostas no ordenamento jurídico.The present work seeks to analyze how the juvenile prosecutor in conflict with the law occurs, based on the changes occurred in the Code of Criminal Procedure and through a jurisprudential analysis of other special procedures. Through a literature review, we sought to understand the act of interrogating and how this procedure occurs in the Macaé County, through an interview with the magistrate who works in the area. The objective was to understand why the adolescent is often still the first to be heard in the investigation that establishes an infraction, since this measure configures itself as a violation of constitutional rights, such as the contradictory and ample defense and due process cool. The hypothesis is to verify how this procedure can give the supposed offender a treatment equal to or more beneficial than what is offered to the accused by the practice of a criminal infraction, making the minors, all the procedural guarantees arranged in the legal orderCâmara, Andreza A. FrancoVicenzi, GlendaSilva, Eduardo Castelo Branco eCarvalho, Isabela Viana de2019-01-25T17:09:32Z2019-01-25T17:09:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8351http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-01T19:30:12Zoai:app.uff.br:1/8351Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-01T19:30:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma (re)leitura da oitiva do adolescente em conflito com a lei
title Uma (re)leitura da oitiva do adolescente em conflito com a lei
spellingShingle Uma (re)leitura da oitiva do adolescente em conflito com a lei
Carvalho, Isabela Viana de
Interrogatório
Adolescente em conflito com a lei
Contraditório e ampla defesa
Devido processo legal
Adolescente
Conflito social
Lei
title_short Uma (re)leitura da oitiva do adolescente em conflito com a lei
title_full Uma (re)leitura da oitiva do adolescente em conflito com a lei
title_fullStr Uma (re)leitura da oitiva do adolescente em conflito com a lei
title_full_unstemmed Uma (re)leitura da oitiva do adolescente em conflito com a lei
title_sort Uma (re)leitura da oitiva do adolescente em conflito com a lei
author Carvalho, Isabela Viana de
author_facet Carvalho, Isabela Viana de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Câmara, Andreza A. Franco
Vicenzi, Glenda
Silva, Eduardo Castelo Branco e
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Isabela Viana de
dc.subject.por.fl_str_mv Interrogatório
Adolescente em conflito com a lei
Contraditório e ampla defesa
Devido processo legal
Adolescente
Conflito social
Lei
topic Interrogatório
Adolescente em conflito com a lei
Contraditório e ampla defesa
Devido processo legal
Adolescente
Conflito social
Lei
description O presente trabalho busca analisar a forma como ocorre à oitiva dos adolescentes em conflito com a lei, com base nas modificações ocorridas no Código de Processo Penal e através de uma análise jurisprudencial de outros procedimentos especiais. Por meio de uma revisão de literatura procurou-se entender o ato de interrogar e como esse procedimento ocorre na Comarca de Macaé, através da realização de uma entrevista com a magistrada que atua na área. Objetivou-se compreender porque o adolescente, muitas vezes, ainda é o primeiro a ser ouvido na instrução que apura um ato infracional, já que tal medida configura-se como violadora de direitos constitucionais, como o contraditório e a ampla defesa e o devido processo legal. A hipótese consiste em verificar como esse procedimento pode dar ao suposto infrator um tratamento igual ou mais benéfico do que é ofertado aos acusados pela prática de uma infração penal, efetivando aos menores, todas as garantias processuais dispostas no ordenamento jurídico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-25T17:09:32Z
2019-01-25T17:09:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/8351
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838711206903808