O papel da publicidade na comercialização do orgulho LGBT+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Victor Hugo Rocha da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31956
Resumo: Na última década, a publicidade tem passado por mudanças rápidas e constantes. Novas tecnologias são criadas todos os dias, tornando-a um elemento praticamente onipresente na vida do cidadão urbano. Paralelamente, o consumo tem cada vez mais se consolidado como parte do processo de construção de identidades e exercício da cidadania. Porém, apesar de historicamente, pautas sociais e políticas se destacarem com frequência como mote de peças publicitárias, na atualidade, temas como a orientação sexual e a identidade de gênero ganharam visibilidade especial nas mídias. O orgulho LGBT+, portanto, tem sido ainda mais explorado como conceito de campanhas. Entretanto, até que ponto a utilização de pautas LGBT+ como mote publicitário são positivamente relevantes para a comunidade? As empresas possuem o direito de se apropriar de causas sociais para vender bens e serviços? Existem circunstâncias mais adequadas para o uso deste tipo de conteúdo no contexto publicitário? Estas são algumas das perguntas que o presente trabalho pretende responder a partir da Análise Semiótica e decupagem da peça publicitária “Le Parcours” e da revisão bibliográfica acerca do tema.
id UFF-2_1bd78aa3a276c741c116c71494e73d59
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31956
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O papel da publicidade na comercialização do orgulho LGBT+Publicidade socialPublicidade de causaPink moneyOrgulho LGBT+PublicidadeMinoria sexualHomossexualidadeNa última década, a publicidade tem passado por mudanças rápidas e constantes. Novas tecnologias são criadas todos os dias, tornando-a um elemento praticamente onipresente na vida do cidadão urbano. Paralelamente, o consumo tem cada vez mais se consolidado como parte do processo de construção de identidades e exercício da cidadania. Porém, apesar de historicamente, pautas sociais e políticas se destacarem com frequência como mote de peças publicitárias, na atualidade, temas como a orientação sexual e a identidade de gênero ganharam visibilidade especial nas mídias. O orgulho LGBT+, portanto, tem sido ainda mais explorado como conceito de campanhas. Entretanto, até que ponto a utilização de pautas LGBT+ como mote publicitário são positivamente relevantes para a comunidade? As empresas possuem o direito de se apropriar de causas sociais para vender bens e serviços? Existem circunstâncias mais adequadas para o uso deste tipo de conteúdo no contexto publicitário? Estas são algumas das perguntas que o presente trabalho pretende responder a partir da Análise Semiótica e decupagem da peça publicitária “Le Parcours” e da revisão bibliográfica acerca do tema.97p.Saldanha, Patrícia GonçalvesSilva, Victor Hugo Rocha da2024-01-17T16:44:20Z2024-01-17T16:44:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31956CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-17T16:44:24Zoai:app.uff.br:1/31956Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-01-17T16:44:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da publicidade na comercialização do orgulho LGBT+
title O papel da publicidade na comercialização do orgulho LGBT+
spellingShingle O papel da publicidade na comercialização do orgulho LGBT+
Silva, Victor Hugo Rocha da
Publicidade social
Publicidade de causa
Pink money
Orgulho LGBT+
Publicidade
Minoria sexual
Homossexualidade
title_short O papel da publicidade na comercialização do orgulho LGBT+
title_full O papel da publicidade na comercialização do orgulho LGBT+
title_fullStr O papel da publicidade na comercialização do orgulho LGBT+
title_full_unstemmed O papel da publicidade na comercialização do orgulho LGBT+
title_sort O papel da publicidade na comercialização do orgulho LGBT+
author Silva, Victor Hugo Rocha da
author_facet Silva, Victor Hugo Rocha da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saldanha, Patrícia Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Victor Hugo Rocha da
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade social
Publicidade de causa
Pink money
Orgulho LGBT+
Publicidade
Minoria sexual
Homossexualidade
topic Publicidade social
Publicidade de causa
Pink money
Orgulho LGBT+
Publicidade
Minoria sexual
Homossexualidade
description Na última década, a publicidade tem passado por mudanças rápidas e constantes. Novas tecnologias são criadas todos os dias, tornando-a um elemento praticamente onipresente na vida do cidadão urbano. Paralelamente, o consumo tem cada vez mais se consolidado como parte do processo de construção de identidades e exercício da cidadania. Porém, apesar de historicamente, pautas sociais e políticas se destacarem com frequência como mote de peças publicitárias, na atualidade, temas como a orientação sexual e a identidade de gênero ganharam visibilidade especial nas mídias. O orgulho LGBT+, portanto, tem sido ainda mais explorado como conceito de campanhas. Entretanto, até que ponto a utilização de pautas LGBT+ como mote publicitário são positivamente relevantes para a comunidade? As empresas possuem o direito de se apropriar de causas sociais para vender bens e serviços? Existem circunstâncias mais adequadas para o uso deste tipo de conteúdo no contexto publicitário? Estas são algumas das perguntas que o presente trabalho pretende responder a partir da Análise Semiótica e decupagem da peça publicitária “Le Parcours” e da revisão bibliográfica acerca do tema.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-17T16:44:20Z
2024-01-17T16:44:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/31956
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838750722490368