Educação depois do fim do mundo, uma trajetória virtual: Ensino remoto em um pré-vestibular social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Samara Cristina Santos de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26379
Resumo: Este trabalho apresenta uma narrativa que mostra como a educação tem a capacidade de ser moldada a se reinventar diante dos diferentes desafios encontrados em sua trajetória, e continuar cumprindo seu papel central na formação de um cidadão consciente. O estudo de caso apresentado aborda o cenário criado pela pandemia do Covid-19 a partir de março de 2020, que tornou impossível prosseguir com o modelo de ensino presencial usual e exigiu a busca por novos caminhos, o uso de novas metodologias para continuar oferecendo possibilidades de uma aprendizagem significativa e uma preparação adequada para exames de ingresso ao ensino superior. Para que essa transição do ensino presencial para o ensino virtual, realizada sob o signo de uma grande urgência, fosse possível contou-se com a dedicação incansável, mais uma vez, dos professores responsáveis por ele. Apresentamos a realidade de como a pandemia afetou a vida e as opções de professores e alunos de um pré-vestibular social, que nasceu em meio a todo esse cenário de “fim do mundo” com o objetivo de proporcionar a estudantes menos favorecidos socialmente a possibilidade de dar sequência aos estudos. Ao longo do processo foi feita uma pesquisa qualitativa, através de um questionário, a fim de avaliar como esses efeitos pandêmicos se refletiram no processo de aprendizagem.
id UFF-2_222121ef2c6c0e22e038002b320e3915
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26379
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educação depois do fim do mundo, uma trajetória virtual: Ensino remoto em um pré-vestibular socialEducaçãoPré-vestibular socialTransiçãoPandemiaEnsino presencialEnsino remotoEnsino virtualEducaçãoPré-vestibular socialEnsino remotoPandemiaProdução intelectualEducationTransitionPreparatory classesPandemicClassroom teachingVirtual educationEste trabalho apresenta uma narrativa que mostra como a educação tem a capacidade de ser moldada a se reinventar diante dos diferentes desafios encontrados em sua trajetória, e continuar cumprindo seu papel central na formação de um cidadão consciente. O estudo de caso apresentado aborda o cenário criado pela pandemia do Covid-19 a partir de março de 2020, que tornou impossível prosseguir com o modelo de ensino presencial usual e exigiu a busca por novos caminhos, o uso de novas metodologias para continuar oferecendo possibilidades de uma aprendizagem significativa e uma preparação adequada para exames de ingresso ao ensino superior. Para que essa transição do ensino presencial para o ensino virtual, realizada sob o signo de uma grande urgência, fosse possível contou-se com a dedicação incansável, mais uma vez, dos professores responsáveis por ele. Apresentamos a realidade de como a pandemia afetou a vida e as opções de professores e alunos de um pré-vestibular social, que nasceu em meio a todo esse cenário de “fim do mundo” com o objetivo de proporcionar a estudantes menos favorecidos socialmente a possibilidade de dar sequência aos estudos. Ao longo do processo foi feita uma pesquisa qualitativa, através de um questionário, a fim de avaliar como esses efeitos pandêmicos se refletiram no processo de aprendizagem.This work presents a narrative that shows how education has the ability to reinvent itself when facing different challenges in its trajectory, and still be able to play its central role in the development of a conscientious citizen. The case study we present here focus on the scenario created by the Covid-19 pandemic starting in March 2020, which made it impossible to proceed with the usual model of in-presence teaching and demanded a search for new pathways, the usage of new methodologies to be able to continue to offer possibilities of a meaning learning and an adequate preparation for the students to face the exams for college entrance. In order for this transition from in presence to virtual teaching, undergone under a great urgency, to be at all possible we had to rely on the unending dedication of the teachers that were responsible for it, once more. We present a picture of how the pandemic affected the life and the options of teachers and students of a college preparation social organization, that was born in the middle of this scenario of the “end of the world” as we knew it with the objective of allowing students coming from a less favoured background a possibility of furthering out their academic studies. In line with this process, we ran, through a questionnaire, a qualitative inquiry with the purpose of evaluating how these pandemic effects reflected on the learning process.67 pMartins, Jorge Simões de SáSaguia, Andreia MendonçaSigaud, LucasOliveira, Samara Cristina Santos de2022-10-05T17:17:56Z2022-10-05T17:17:56Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Samara Cristina Santos de. Educação depois do fim do mundo, uma trajetória virtual: Ensino remoto em um pré-vestibular social. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, , Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26379CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-05T17:18:00Zoai:app.uff.br:1/26379Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-05T17:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação depois do fim do mundo, uma trajetória virtual: Ensino remoto em um pré-vestibular social
title Educação depois do fim do mundo, uma trajetória virtual: Ensino remoto em um pré-vestibular social
spellingShingle Educação depois do fim do mundo, uma trajetória virtual: Ensino remoto em um pré-vestibular social
Oliveira, Samara Cristina Santos de
Educação
Pré-vestibular social
Transição
Pandemia
Ensino presencial
Ensino remoto
Ensino virtual
Educação
Pré-vestibular social
Ensino remoto
Pandemia
Produção intelectual
Education
Transition
Preparatory classes
Pandemic
Classroom teaching
Virtual education
title_short Educação depois do fim do mundo, uma trajetória virtual: Ensino remoto em um pré-vestibular social
title_full Educação depois do fim do mundo, uma trajetória virtual: Ensino remoto em um pré-vestibular social
title_fullStr Educação depois do fim do mundo, uma trajetória virtual: Ensino remoto em um pré-vestibular social
title_full_unstemmed Educação depois do fim do mundo, uma trajetória virtual: Ensino remoto em um pré-vestibular social
title_sort Educação depois do fim do mundo, uma trajetória virtual: Ensino remoto em um pré-vestibular social
author Oliveira, Samara Cristina Santos de
author_facet Oliveira, Samara Cristina Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Jorge Simões de Sá
Saguia, Andreia Mendonça
Sigaud, Lucas
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Samara Cristina Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pré-vestibular social
Transição
Pandemia
Ensino presencial
Ensino remoto
Ensino virtual
Educação
Pré-vestibular social
Ensino remoto
Pandemia
Produção intelectual
Education
Transition
Preparatory classes
Pandemic
Classroom teaching
Virtual education
topic Educação
Pré-vestibular social
Transição
Pandemia
Ensino presencial
Ensino remoto
Ensino virtual
Educação
Pré-vestibular social
Ensino remoto
Pandemia
Produção intelectual
Education
Transition
Preparatory classes
Pandemic
Classroom teaching
Virtual education
description Este trabalho apresenta uma narrativa que mostra como a educação tem a capacidade de ser moldada a se reinventar diante dos diferentes desafios encontrados em sua trajetória, e continuar cumprindo seu papel central na formação de um cidadão consciente. O estudo de caso apresentado aborda o cenário criado pela pandemia do Covid-19 a partir de março de 2020, que tornou impossível prosseguir com o modelo de ensino presencial usual e exigiu a busca por novos caminhos, o uso de novas metodologias para continuar oferecendo possibilidades de uma aprendizagem significativa e uma preparação adequada para exames de ingresso ao ensino superior. Para que essa transição do ensino presencial para o ensino virtual, realizada sob o signo de uma grande urgência, fosse possível contou-se com a dedicação incansável, mais uma vez, dos professores responsáveis por ele. Apresentamos a realidade de como a pandemia afetou a vida e as opções de professores e alunos de um pré-vestibular social, que nasceu em meio a todo esse cenário de “fim do mundo” com o objetivo de proporcionar a estudantes menos favorecidos socialmente a possibilidade de dar sequência aos estudos. Ao longo do processo foi feita uma pesquisa qualitativa, através de um questionário, a fim de avaliar como esses efeitos pandêmicos se refletiram no processo de aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-05T17:17:56Z
2022-10-05T17:17:56Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Samara Cristina Santos de. Educação depois do fim do mundo, uma trajetória virtual: Ensino remoto em um pré-vestibular social. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, , Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26379
identifier_str_mv OLIVEIRA, Samara Cristina Santos de. Educação depois do fim do mundo, uma trajetória virtual: Ensino remoto em um pré-vestibular social. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, , Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838863571288064