Comparando os princípios aditivo e multiplicativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Isabelly da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14010
Resumo: O ensino da Análise Combinatória muitas vezes é apresentado aos alunos de forma mecanizada, explorando questões em que a resolução é feita com aplicação de fórmulas. Os Princípios Aditivo e Multiplicativo são poucos explorados ou utilizados meramente como introdução a este conteúdo e é lecionado por meio de regras e “dicas”. Este trabalho visa promover uma comparação e esclarecimento acerca destes princípios através método de Polya (1995) de resolução de problemas. Apresentamos ao aluno uma ficha de atividades contendo questões cujo nível de dificuldade aumenta gradativamente enquanto o professor, com o Guia de Aula do Professor, explica e compara os casos onde estes dois princípios da contagem são aplicados. Posteriormente, apresentamos uma ficha teste para a verificação de aprendizagem para testar os conhecimentos adquiridos pelo aluno
id UFF-2_22fc20e3479c14a0f6ea6c0af0e301a6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14010
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Comparando os princípios aditivo e multiplicativoCombinatóriaPrincípio aditivoPrincípio multiplicativoResolução de problemasEnsino de matemáticaAnálise combinatóriaO ensino da Análise Combinatória muitas vezes é apresentado aos alunos de forma mecanizada, explorando questões em que a resolução é feita com aplicação de fórmulas. Os Princípios Aditivo e Multiplicativo são poucos explorados ou utilizados meramente como introdução a este conteúdo e é lecionado por meio de regras e “dicas”. Este trabalho visa promover uma comparação e esclarecimento acerca destes princípios através método de Polya (1995) de resolução de problemas. Apresentamos ao aluno uma ficha de atividades contendo questões cujo nível de dificuldade aumenta gradativamente enquanto o professor, com o Guia de Aula do Professor, explica e compara os casos onde estes dois princípios da contagem são aplicados. Posteriormente, apresentamos uma ficha teste para a verificação de aprendizagem para testar os conhecimentos adquiridos pelo aluno54 fSouza, Simone Dantas dePará, Telma SilveiraFreitas, RenataAlmeida, Isabelly da Silva2020-06-22T14:50:57Z2020-06-22T14:50:57Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALMEIDA, Isabelly da Silva. Comparando os princípios aditivo e multiplicativo. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14010Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-16T19:51:42Zoai:app.uff.br:1/14010Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-16T19:51:42Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparando os princípios aditivo e multiplicativo
title Comparando os princípios aditivo e multiplicativo
spellingShingle Comparando os princípios aditivo e multiplicativo
Almeida, Isabelly da Silva
Combinatória
Princípio aditivo
Princípio multiplicativo
Resolução de problemas
Ensino de matemática
Análise combinatória
title_short Comparando os princípios aditivo e multiplicativo
title_full Comparando os princípios aditivo e multiplicativo
title_fullStr Comparando os princípios aditivo e multiplicativo
title_full_unstemmed Comparando os princípios aditivo e multiplicativo
title_sort Comparando os princípios aditivo e multiplicativo
author Almeida, Isabelly da Silva
author_facet Almeida, Isabelly da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Simone Dantas de
Pará, Telma Silveira
Freitas, Renata
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Isabelly da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Combinatória
Princípio aditivo
Princípio multiplicativo
Resolução de problemas
Ensino de matemática
Análise combinatória
topic Combinatória
Princípio aditivo
Princípio multiplicativo
Resolução de problemas
Ensino de matemática
Análise combinatória
description O ensino da Análise Combinatória muitas vezes é apresentado aos alunos de forma mecanizada, explorando questões em que a resolução é feita com aplicação de fórmulas. Os Princípios Aditivo e Multiplicativo são poucos explorados ou utilizados meramente como introdução a este conteúdo e é lecionado por meio de regras e “dicas”. Este trabalho visa promover uma comparação e esclarecimento acerca destes princípios através método de Polya (1995) de resolução de problemas. Apresentamos ao aluno uma ficha de atividades contendo questões cujo nível de dificuldade aumenta gradativamente enquanto o professor, com o Guia de Aula do Professor, explica e compara os casos onde estes dois princípios da contagem são aplicados. Posteriormente, apresentamos uma ficha teste para a verificação de aprendizagem para testar os conhecimentos adquiridos pelo aluno
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-06-22T14:50:57Z
2020-06-22T14:50:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Isabelly da Silva. Comparando os princípios aditivo e multiplicativo. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14010
Aluno de Graduação
identifier_str_mv ALMEIDA, Isabelly da Silva. Comparando os princípios aditivo e multiplicativo. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838757504679936