Comparando os princípios aditivo e multiplicativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14010 |
Resumo: | O ensino da Análise Combinatória muitas vezes é apresentado aos alunos de forma mecanizada, explorando questões em que a resolução é feita com aplicação de fórmulas. Os Princípios Aditivo e Multiplicativo são poucos explorados ou utilizados meramente como introdução a este conteúdo e é lecionado por meio de regras e “dicas”. Este trabalho visa promover uma comparação e esclarecimento acerca destes princípios através método de Polya (1995) de resolução de problemas. Apresentamos ao aluno uma ficha de atividades contendo questões cujo nível de dificuldade aumenta gradativamente enquanto o professor, com o Guia de Aula do Professor, explica e compara os casos onde estes dois princípios da contagem são aplicados. Posteriormente, apresentamos uma ficha teste para a verificação de aprendizagem para testar os conhecimentos adquiridos pelo aluno |
id |
UFF-2_22fc20e3479c14a0f6ea6c0af0e301a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/14010 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Comparando os princípios aditivo e multiplicativoCombinatóriaPrincípio aditivoPrincípio multiplicativoResolução de problemasEnsino de matemáticaAnálise combinatóriaO ensino da Análise Combinatória muitas vezes é apresentado aos alunos de forma mecanizada, explorando questões em que a resolução é feita com aplicação de fórmulas. Os Princípios Aditivo e Multiplicativo são poucos explorados ou utilizados meramente como introdução a este conteúdo e é lecionado por meio de regras e “dicas”. Este trabalho visa promover uma comparação e esclarecimento acerca destes princípios através método de Polya (1995) de resolução de problemas. Apresentamos ao aluno uma ficha de atividades contendo questões cujo nível de dificuldade aumenta gradativamente enquanto o professor, com o Guia de Aula do Professor, explica e compara os casos onde estes dois princípios da contagem são aplicados. Posteriormente, apresentamos uma ficha teste para a verificação de aprendizagem para testar os conhecimentos adquiridos pelo aluno54 fSouza, Simone Dantas dePará, Telma SilveiraFreitas, RenataAlmeida, Isabelly da Silva2020-06-22T14:50:57Z2020-06-22T14:50:57Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALMEIDA, Isabelly da Silva. Comparando os princípios aditivo e multiplicativo. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14010Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-16T19:51:42Zoai:app.uff.br:1/14010Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-16T19:51:42Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comparando os princípios aditivo e multiplicativo |
title |
Comparando os princípios aditivo e multiplicativo |
spellingShingle |
Comparando os princípios aditivo e multiplicativo Almeida, Isabelly da Silva Combinatória Princípio aditivo Princípio multiplicativo Resolução de problemas Ensino de matemática Análise combinatória |
title_short |
Comparando os princípios aditivo e multiplicativo |
title_full |
Comparando os princípios aditivo e multiplicativo |
title_fullStr |
Comparando os princípios aditivo e multiplicativo |
title_full_unstemmed |
Comparando os princípios aditivo e multiplicativo |
title_sort |
Comparando os princípios aditivo e multiplicativo |
author |
Almeida, Isabelly da Silva |
author_facet |
Almeida, Isabelly da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Simone Dantas de Pará, Telma Silveira Freitas, Renata |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Isabelly da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Combinatória Princípio aditivo Princípio multiplicativo Resolução de problemas Ensino de matemática Análise combinatória |
topic |
Combinatória Princípio aditivo Princípio multiplicativo Resolução de problemas Ensino de matemática Análise combinatória |
description |
O ensino da Análise Combinatória muitas vezes é apresentado aos alunos de forma mecanizada, explorando questões em que a resolução é feita com aplicação de fórmulas. Os Princípios Aditivo e Multiplicativo são poucos explorados ou utilizados meramente como introdução a este conteúdo e é lecionado por meio de regras e “dicas”. Este trabalho visa promover uma comparação e esclarecimento acerca destes princípios através método de Polya (1995) de resolução de problemas. Apresentamos ao aluno uma ficha de atividades contendo questões cujo nível de dificuldade aumenta gradativamente enquanto o professor, com o Guia de Aula do Professor, explica e compara os casos onde estes dois princípios da contagem são aplicados. Posteriormente, apresentamos uma ficha teste para a verificação de aprendizagem para testar os conhecimentos adquiridos pelo aluno |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2020-06-22T14:50:57Z 2020-06-22T14:50:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Isabelly da Silva. Comparando os princípios aditivo e multiplicativo. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016. https://app.uff.br/riuff/handle/1/14010 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Isabelly da Silva. Comparando os princípios aditivo e multiplicativo. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838757504679936 |