Avaliação do desempenho das seguradoras de automóveis na visão do cliente volta-redondense por meio de um modelo de decisão multicritério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Leticia Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2468
Resumo: Com o crescimento do mercado de seguros, cresce também a quantidade de companhias seguradoras, dessa forma o consumidor precisa decidir entre diversas opções disponíveis. Os serviços oferecidos são semelhantes, dificultando ainda mais a decisão do cliente. Este trabalho tem po,r objetivo selecionar, por meio da aplicação de um modelo multicritério de apoio a decisão, a companhia seguradora que, na visão do cliente voltaredondense, apresenta0 melhor seguro no ramo de automóveis. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com intuito de avaliar o mercado de seguro de automóveis e analisar os critérios utilizados na escolha do serviço. Uma pesquisa de campo foi desenvolvida para que especialistas, com base em suas experiências e conhecimentos, indicassem um conjunto de atributos relevantes para o processo de avaliação, outra pesquisa de campo foi utilizada para verificar quais desses atributos são os mais relevantes para o consumidor. Os indicadores referentes as alternativa foram obtidos por meio da cotação do seguro em cada alternativa e também por dados disponibilizados pelas seguradoras. Os resultados mostram que a alternativa que apresenta o melhor desempenho é a Porto Seguro, e que apesar do preço ser o atributo considerado mais importante para o cliente, a melhor alternativa não é a que fornece o menor preço mostrando que este não é o único determinante na escolha deste serviço, e deixando evidente a importância de se analisar os demais atributos para selecionar a melhor alternativa. O resultado nos mostra também que a classificação das alternativas acontece por meio de uma combinação de todos os atributos levando em conta os pesos aplicados a eles. A análise de sensibilidade do trabalho mostra como o ranking das alternativas varia considerando opiniões diferentes
id UFF-2_24942f089d3d8892f98fe57bba5e94fa
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2468
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Avaliação do desempenho das seguradoras de automóveis na visão do cliente volta-redondense por meio de um modelo de decisão multicritérioSeguradorasAutomóveisMétodos multicritérios de análise de decisãoSeguroAutomóvelApoio multicritério à decisãoInsurance companiesCarsMulticriteria decision analysis methodsCom o crescimento do mercado de seguros, cresce também a quantidade de companhias seguradoras, dessa forma o consumidor precisa decidir entre diversas opções disponíveis. Os serviços oferecidos são semelhantes, dificultando ainda mais a decisão do cliente. Este trabalho tem po,r objetivo selecionar, por meio da aplicação de um modelo multicritério de apoio a decisão, a companhia seguradora que, na visão do cliente voltaredondense, apresenta0 melhor seguro no ramo de automóveis. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com intuito de avaliar o mercado de seguro de automóveis e analisar os critérios utilizados na escolha do serviço. Uma pesquisa de campo foi desenvolvida para que especialistas, com base em suas experiências e conhecimentos, indicassem um conjunto de atributos relevantes para o processo de avaliação, outra pesquisa de campo foi utilizada para verificar quais desses atributos são os mais relevantes para o consumidor. Os indicadores referentes as alternativa foram obtidos por meio da cotação do seguro em cada alternativa e também por dados disponibilizados pelas seguradoras. Os resultados mostram que a alternativa que apresenta o melhor desempenho é a Porto Seguro, e que apesar do preço ser o atributo considerado mais importante para o cliente, a melhor alternativa não é a que fornece o menor preço mostrando que este não é o único determinante na escolha deste serviço, e deixando evidente a importância de se analisar os demais atributos para selecionar a melhor alternativa. O resultado nos mostra também que a classificação das alternativas acontece por meio de uma combinação de todos os atributos levando em conta os pesos aplicados a eles. A análise de sensibilidade do trabalho mostra como o ranking das alternativas varia considerando opiniões diferentesWith the growth of the insurance market, the number of insurance companies also grows and their customers must decide between several options. The services offered by them are similar, increasing the difficult for the costumers to decide which company is better. This review aims to select, through the application of a multicriteria mode} that supports decisions, which company has the best car insurance, according to the costumers. It was made a literature search in order to assess the insurance market and to analyze the criteria used in selecting the company' s services. A field research was designed so that specialists, based on their experiences and knowledge, could indicate a set of relevant attributes to the evaluation processo Another field research was used to determine which of these attributes are most relevant to the consumer. The indicators for the alternatives were obtained from an insurance quote of each altemative and also by data provided by insurers. The results show that the altemative that presents the best perfonnance is Porto Seguro. They also show that, although price is the attribute considered most important for the client, the best altemative is not the one that provides the lowest price, showing that it's not the sole determinant in choosing this service. This fact clarifies the importance of analyzing other attributes to select the best altemative. The results showed one more thing: the ranking of the alternatives occurs through a combination of ali the attributes, considering ali taking into account their applied weights. The sensitivity analysis of this work shows how the altemative ranking varies considering different opinionsLeal Junior, Ilton CurtyMotta, Gustavo da SilvaAbdalla, Márcio MoutinhoRibeiro, Leticia Costa2016-10-13T22:24:06Z2016-10-13T22:24:06Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2468CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-23T14:53:29Zoai:app.uff.br:1/2468Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-23T14:53:29Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do desempenho das seguradoras de automóveis na visão do cliente volta-redondense por meio de um modelo de decisão multicritério
title Avaliação do desempenho das seguradoras de automóveis na visão do cliente volta-redondense por meio de um modelo de decisão multicritério
spellingShingle Avaliação do desempenho das seguradoras de automóveis na visão do cliente volta-redondense por meio de um modelo de decisão multicritério
Ribeiro, Leticia Costa
Seguradoras
Automóveis
Métodos multicritérios de análise de decisão
Seguro
Automóvel
Apoio multicritério à decisão
Insurance companies
Cars
Multicriteria decision analysis methods
title_short Avaliação do desempenho das seguradoras de automóveis na visão do cliente volta-redondense por meio de um modelo de decisão multicritério
title_full Avaliação do desempenho das seguradoras de automóveis na visão do cliente volta-redondense por meio de um modelo de decisão multicritério
title_fullStr Avaliação do desempenho das seguradoras de automóveis na visão do cliente volta-redondense por meio de um modelo de decisão multicritério
title_full_unstemmed Avaliação do desempenho das seguradoras de automóveis na visão do cliente volta-redondense por meio de um modelo de decisão multicritério
title_sort Avaliação do desempenho das seguradoras de automóveis na visão do cliente volta-redondense por meio de um modelo de decisão multicritério
author Ribeiro, Leticia Costa
author_facet Ribeiro, Leticia Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal Junior, Ilton Curty
Motta, Gustavo da Silva
Abdalla, Márcio Moutinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Leticia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Seguradoras
Automóveis
Métodos multicritérios de análise de decisão
Seguro
Automóvel
Apoio multicritério à decisão
Insurance companies
Cars
Multicriteria decision analysis methods
topic Seguradoras
Automóveis
Métodos multicritérios de análise de decisão
Seguro
Automóvel
Apoio multicritério à decisão
Insurance companies
Cars
Multicriteria decision analysis methods
description Com o crescimento do mercado de seguros, cresce também a quantidade de companhias seguradoras, dessa forma o consumidor precisa decidir entre diversas opções disponíveis. Os serviços oferecidos são semelhantes, dificultando ainda mais a decisão do cliente. Este trabalho tem po,r objetivo selecionar, por meio da aplicação de um modelo multicritério de apoio a decisão, a companhia seguradora que, na visão do cliente voltaredondense, apresenta0 melhor seguro no ramo de automóveis. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com intuito de avaliar o mercado de seguro de automóveis e analisar os critérios utilizados na escolha do serviço. Uma pesquisa de campo foi desenvolvida para que especialistas, com base em suas experiências e conhecimentos, indicassem um conjunto de atributos relevantes para o processo de avaliação, outra pesquisa de campo foi utilizada para verificar quais desses atributos são os mais relevantes para o consumidor. Os indicadores referentes as alternativa foram obtidos por meio da cotação do seguro em cada alternativa e também por dados disponibilizados pelas seguradoras. Os resultados mostram que a alternativa que apresenta o melhor desempenho é a Porto Seguro, e que apesar do preço ser o atributo considerado mais importante para o cliente, a melhor alternativa não é a que fornece o menor preço mostrando que este não é o único determinante na escolha deste serviço, e deixando evidente a importância de se analisar os demais atributos para selecionar a melhor alternativa. O resultado nos mostra também que a classificação das alternativas acontece por meio de uma combinação de todos os atributos levando em conta os pesos aplicados a eles. A análise de sensibilidade do trabalho mostra como o ranking das alternativas varia considerando opiniões diferentes
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-13T22:24:06Z
2016-10-13T22:24:06Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2468
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838820782047232