O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30038 |
Resumo: | Contém ilustrações |
id |
UFF-2_26b6d1a57ff4c44b9cc689ab63eb44a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30038 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médicaDiretriz Curricular Nacional em SaúdeFormação profissional em saúdeCorpoCorpo humanoEducação somáticaCurrículo médicoDiretrizFormação profissionalEducação médicaCorpo humano (Filosofia)Competência profissionalRelação médico-pacienteNational Curriculum Guidelines in HealthProfessional training in healthHuman bodyBodySomatic educationContém ilustraçõesO presente trabalho tem como objetivo aprofundar o tema da formação de médicos e médicas no curso de graduação de medicina, a partir das informações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Propomos a reflexão sobre o componente denominado comunicação nãoverbal e como esta pode ser valorizada durante a formação médica. A análise, com base no diálogo com o texto apresentado nas DCNs, no referencial sobre currículo e formação em saúde, estudou o Currículo de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Se apoiou, ainda, na Teoria do Amadurecimento Emocional (Winnicott) e no campo da Educação Somática, onde os saberes do corpo, por meio da atenção às sensações, aos órgãos dos sentidos, promovem a ampliação da percepção e da consciência corporal. Foram entrevistados docentes e discentes do curso de medicina da UFF, e as disciplinas e períodos selecionados dialogam com o objeto desta pesquisa. Após as entrevistas, foi realizado, com os discentes, um laboratório de vivência corporal na abordagem da Eutonia, com o objetivo de percepção do corpo, buscando estimular a atenção às suas sensações corporais. Consideramos que seja necessário repensar as metodologias de ensino-aprendizagem, na perspectiva de contribuir para a formação médica voltada para relações de cuidado e humanização, no que nomeamos neste trabalho como um corpo aberto e disponível para as relações com outros: pacientes, familiares, profissionais de saúde, colegas de trabalhoThe present work aims to deepen the theme of training of doctors in the medical graduation course, based on the information contained in the National Curricular Guidelines. We propose a reflection on the component called non-verbal communication and how this can be valued during medical training. The analysis, based on the National Curricular Guidelines, in the framework on curriculum and training in health, studied the Medicine Curriculum of the Fluminense Federal University. It was also supported by the Theory of Emotional Maturity (Winnicott) and the field of Somatic Education, where knowledge of the body, through attention to sensations, to sense organs, promotes the expansion of perception and body awareness. Professors and students of the Fluminense Federal University medical course were interviewed, and the disciplines and selects period dialogue with the object of this research. After the interviews, a laboratory was carried out with the students with body experience in the Eutony approach with the objective of body perception, skiing to stimulate attention to their body sensations. We believe that it is necessary to rethink teachinglearning methodologies, with a view to contributing to medical education focused on care and humanization relationships, in what we name in this work as an open body available for relationships with others: patients, family members, professionals healthcare, co workers120 f.Koifman, Lilianhttp://lattes.cnpq.br/2524511773652697Alves, Marcia Guimarães de Mellohttp://lattes.cnpq.br/5764802357434103Machado, Marcus Vinícius AlmeidaOliveira, Gilson Saippahttp://lattes.cnpq.br/2212927628480533http://lattes.cnpq.br/5084636014746350Gomes, Ana Paula Marques Martins2023-08-21T13:15:44Z2023-08-21T13:15:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Ana Paula Marques Martins. O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30038CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-21T13:15:47Zoai:app.uff.br:1/30038Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-21T13:15:47Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica |
title |
O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica |
spellingShingle |
O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica Gomes, Ana Paula Marques Martins Diretriz Curricular Nacional em Saúde Formação profissional em saúde Corpo Corpo humano Educação somática Currículo médico Diretriz Formação profissional Educação médica Corpo humano (Filosofia) Competência profissional Relação médico-paciente National Curriculum Guidelines in Health Professional training in health Human body Body Somatic education |
title_short |
O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica |
title_full |
O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica |
title_fullStr |
O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica |
title_full_unstemmed |
O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica |
title_sort |
O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica |
author |
Gomes, Ana Paula Marques Martins |
author_facet |
Gomes, Ana Paula Marques Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Koifman, Lilian http://lattes.cnpq.br/2524511773652697 Alves, Marcia Guimarães de Mello http://lattes.cnpq.br/5764802357434103 Machado, Marcus Vinícius Almeida Oliveira, Gilson Saippa http://lattes.cnpq.br/2212927628480533 http://lattes.cnpq.br/5084636014746350 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ana Paula Marques Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diretriz Curricular Nacional em Saúde Formação profissional em saúde Corpo Corpo humano Educação somática Currículo médico Diretriz Formação profissional Educação médica Corpo humano (Filosofia) Competência profissional Relação médico-paciente National Curriculum Guidelines in Health Professional training in health Human body Body Somatic education |
topic |
Diretriz Curricular Nacional em Saúde Formação profissional em saúde Corpo Corpo humano Educação somática Currículo médico Diretriz Formação profissional Educação médica Corpo humano (Filosofia) Competência profissional Relação médico-paciente National Curriculum Guidelines in Health Professional training in health Human body Body Somatic education |
description |
Contém ilustrações |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-21T13:15:44Z 2023-08-21T13:15:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Ana Paula Marques Martins. O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30038 |
identifier_str_mv |
GOMES, Ana Paula Marques Martins. O corpo sensível e a relação médico-paciente: novos diálogos com a formação médica. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838686547542016 |