Dimensionamento e otimização do sistema de tração elétrica para protótipo de Fórmula SAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canuto, Paola Brandão Ornelas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8600
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de dimensionar um novo conjunto de tração elétrica e desenvolver o sistema de controle de tração para o protótipo da equipe Faraday E-Racing, participante da competição Fórmula SAE Brasil na categoria Elétrico. Para isso, foi necessário um estudo das demandas do protótipo para a escolha dos componentes do sistema de tração, a fim de que a equipe seja capaz de ter um veículo elétrico competitivo e de aproveitar seu desempenho ao máximo. Após a escolha de usar um motor elétrico, do próprio motor, do inversor e das células de baterias, foi necessário revisar as novas tecnologias desenvolvidas no setor automotivo para otimizar o uso do sistema de tração nas diversas situações em que o carro se encontra na competição. Aplicou-se, então, o projeto de controle de tração no protótipo. Para haver um melhor desenvolvimento do controle de tração, também foi introduzida a modelagem e a simulação do protótipo no software IPG CarMaker, que será capaz de avaliar a eficácia do projeto antes mesmo da construção do protótipo. O controlador se mostrou uma boa alternativa para a equipe. Juntamente com isso, também realizou-se um novo estudo sobre o dimensionamento do acumulador de bateria
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