Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32333 |
Resumo: | Essa monografia é fruto da pesquisa sobre mediação no contexto escolar, trazendo as experiências da pesquisadora como mediadora numa escola privada do município de Niterói. Metodologicamente, sendo uma pesquisa qualitativa, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sobre o tema e realizado entrevista com uma estagiária em Pedagogia na função da mediação escolar. Como referencial teórico a pesquisa foi discutida por autores como Mousinho (2010), Vilaronga (2014), Paulo Freire (2012), Viana (2015), Dultra (2007), entre outros. Compõe este trabalho as experiências da autora desta pesquisa, exposta através de um relato crítico e de fotos que demonstram e registram a mediação realizada na prática para que acontecesse um aprendizado significativo. O estudo permitiu tensionar o campo da mediação escolar e demonstrar que ainda precisamos intensificar a luta por uma Educação Inclusiva que respeite as singularidades de cada educando, reconhecendo todas as crianças, independentes das suas especificidades. Trazendo a urgência de um olhar mais atento, para a inclusão das crianças com deficiências. |
id |
UFF-2_2902ed70e10264e94e7f602ee744f6aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32333 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusivaMediaçãoExperiênciaEducação especial inclusivaEducação inclusivaEducação especialMediaçãoMediaciónExperienciaEducación especial inclusivaEssa monografia é fruto da pesquisa sobre mediação no contexto escolar, trazendo as experiências da pesquisadora como mediadora numa escola privada do município de Niterói. Metodologicamente, sendo uma pesquisa qualitativa, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sobre o tema e realizado entrevista com uma estagiária em Pedagogia na função da mediação escolar. Como referencial teórico a pesquisa foi discutida por autores como Mousinho (2010), Vilaronga (2014), Paulo Freire (2012), Viana (2015), Dultra (2007), entre outros. Compõe este trabalho as experiências da autora desta pesquisa, exposta através de um relato crítico e de fotos que demonstram e registram a mediação realizada na prática para que acontecesse um aprendizado significativo. O estudo permitiu tensionar o campo da mediação escolar e demonstrar que ainda precisamos intensificar a luta por uma Educação Inclusiva que respeite as singularidades de cada educando, reconhecendo todas as crianças, independentes das suas especificidades. Trazendo a urgência de um olhar mais atento, para a inclusão das crianças com deficiências.Esta monografía es resultado de una investigación sobre mediación en el contexto escolar, trayendo las experiencias del investigador como mediador en una escuela privada de la ciudad de Niterói. Metodológicamente, al ser una investigación cualitativa, se desarrolló una revisión bibliográfica sobre el tema y se realizó una entrevista a una pasante de Pedagogía en el rol de mediación escolar. Como referente teórico, la investigación fue discutida por autores como Mousinho (2010), Vilaronga (2014), Paulo Freire (2012), Viana (2015), Dultra (2007), entre outros. Este trabajo comprende las experiencias del autor de esta investigación, expuestas a través de un informe crítico y fotografías que demuestran y registran la mediación realizada en la práctica para que se produzcan aprendizajes significativos. El estudio permitió tensar el campo de la mediación escolar y demostrar que aún es necesario intensificar la lucha por una educación inclusiva que respete las singularidades de cada alumno, reconociendo a todos los niños, independientemente de sus especificidades. Trayendo la urgencia de una mirada más cercana a la inclusión de los niños con discapacidad.55 p.Ferreira, Helen PereiraFarias, Mônica Vasconcellos de OliveiraSantos, Luana Santoro de Lavor dos2024-02-21T15:20:58Z2024-02-21T15:20:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Luana Santoro de Lavor dos. Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32333CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-21T15:21:02Zoai:app.uff.br:1/32333Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-21T15:21:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva |
title |
Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva |
spellingShingle |
Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva Santos, Luana Santoro de Lavor dos Mediação Experiência Educação especial inclusiva Educação inclusiva Educação especial Mediação Mediación Experiencia Educación especial inclusiva |
title_short |
Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva |
title_full |
Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva |
title_fullStr |
Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva |
title_full_unstemmed |
Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva |
title_sort |
Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva |
author |
Santos, Luana Santoro de Lavor dos |
author_facet |
Santos, Luana Santoro de Lavor dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Helen Pereira Farias, Mônica Vasconcellos de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Luana Santoro de Lavor dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação Experiência Educação especial inclusiva Educação inclusiva Educação especial Mediação Mediación Experiencia Educación especial inclusiva |
topic |
Mediação Experiência Educação especial inclusiva Educação inclusiva Educação especial Mediação Mediación Experiencia Educación especial inclusiva |
description |
Essa monografia é fruto da pesquisa sobre mediação no contexto escolar, trazendo as experiências da pesquisadora como mediadora numa escola privada do município de Niterói. Metodologicamente, sendo uma pesquisa qualitativa, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sobre o tema e realizado entrevista com uma estagiária em Pedagogia na função da mediação escolar. Como referencial teórico a pesquisa foi discutida por autores como Mousinho (2010), Vilaronga (2014), Paulo Freire (2012), Viana (2015), Dultra (2007), entre outros. Compõe este trabalho as experiências da autora desta pesquisa, exposta através de um relato crítico e de fotos que demonstram e registram a mediação realizada na prática para que acontecesse um aprendizado significativo. O estudo permitiu tensionar o campo da mediação escolar e demonstrar que ainda precisamos intensificar a luta por uma Educação Inclusiva que respeite as singularidades de cada educando, reconhecendo todas as crianças, independentes das suas especificidades. Trazendo a urgência de um olhar mais atento, para a inclusão das crianças com deficiências. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-21T15:20:58Z 2024-02-21T15:20:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Luana Santoro de Lavor dos. Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32333 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Luana Santoro de Lavor dos. Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838746577469440 |