Ordinário, marche!: a marcha pela militarização da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Laila Fernanda de Castro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29184
Resumo: O Estado brasileiro se ocupou em vários momentos da história das forças policiais e militares para, nos âmbitos sociais e educacionais, regular comportamentos e modificar o cenário urbano. A presente proposta de pesquisa tem como objetivo demonstrar e analisar de que modo o processo de criminalização da pobreza está atrelado, desde os primórdios, ao processo de militarização das escolas públicas. Paradoxalmente, o discurso do êxito social da juventude pobre, através de uma educação militar vem ganhando largo espaço no cenário educacional brasileiro atual. Desta forma, a política de implantação das escolas públicas cívico-militares, de educação básica, sob a justificativa de melhorias no desempenho escolar dos alunos e diminuição dos índices criminais vem se expandindo. A presente pesquisa propõe uma discussão, a partir de uma análise genealógica acerca da Instituição de educação pública militar para crianças e jovens no Brasil, com a utilização da disciplina militar como justificativa para a evitação da criminalidade e para o êxito escolar. Portanto, será fundamental neste trabalho a compreensão da maneira como a força militar foi utilizada pelo Estado Brasileiro para inibir comportamentos supostamente indesejáveis, muitas vezes colmatados nas minorias pelas mais diversas formas de estigmatização das diferenças, e avaliar como essa segregação punitiva ganhou espaço no interior da escola pública.
id UFF-2_2d01d568e4196e95ec2f60f456382917
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29184
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ordinário, marche!: a marcha pela militarização da educaçãoEducação Pública MilitarCriminalização da PobrezaVulnerabilidade SocialEducaçãoEducação básicaMilitary Public EducationCriminalization of PovertySocial VulnerabilityO Estado brasileiro se ocupou em vários momentos da história das forças policiais e militares para, nos âmbitos sociais e educacionais, regular comportamentos e modificar o cenário urbano. A presente proposta de pesquisa tem como objetivo demonstrar e analisar de que modo o processo de criminalização da pobreza está atrelado, desde os primórdios, ao processo de militarização das escolas públicas. Paradoxalmente, o discurso do êxito social da juventude pobre, através de uma educação militar vem ganhando largo espaço no cenário educacional brasileiro atual. Desta forma, a política de implantação das escolas públicas cívico-militares, de educação básica, sob a justificativa de melhorias no desempenho escolar dos alunos e diminuição dos índices criminais vem se expandindo. A presente pesquisa propõe uma discussão, a partir de uma análise genealógica acerca da Instituição de educação pública militar para crianças e jovens no Brasil, com a utilização da disciplina militar como justificativa para a evitação da criminalidade e para o êxito escolar. Portanto, será fundamental neste trabalho a compreensão da maneira como a força militar foi utilizada pelo Estado Brasileiro para inibir comportamentos supostamente indesejáveis, muitas vezes colmatados nas minorias pelas mais diversas formas de estigmatização das diferenças, e avaliar como essa segregação punitiva ganhou espaço no interior da escola pública.The Brazilian State has, at various times in the history of the police and military forces, been responsible for regulating behavior and modifying the urban scenario in the social and educational spheres. This research proposal aims to demonstrate and analyze how the process of criminalization of poverty is linked, from the beginning, to the process of militarization of public schools. Paradoxically, the discourse of the social success of poor youth, through a military education, has been gaining ground in the current Brazilian educational scenario. In this way, the policy of implantation of public civic-military schools, of basic education, under the justification of improvements in the school performance of the students and reduction of the criminal indexes has been expanding. This research proposes a discussion, based on a genealogical analysis about the Institution of military public education for children and young people in Brazil, with the use of military discipline as a justification for avoiding crime and for school success. Therefore, it will be fundamental in this work to understand the way in which military force was used by the Brazilian State to inhibit supposedly undesirable behaviors, often suppressed in minorities by the most diverse forms of stigmatization of differences, and to evaluate how this punitive segregation gained space within the public school.146 p.Arreguy, Marília EtienneOliveira, IolandaBafica, MarceloSantos, Zamara Araújo dosMocarzel, MarceloGonçalves, Laila Fernanda de Castro2023-06-21T16:56:17Z2023-06-21T16:56:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGONÇALVES, Laila Fernanda de Castro. Ordinário, marche!: a marcha pela militarização da educação. 2023. 146 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29184CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-06-21T16:56:21Zoai:app.uff.br:1/29184Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-06-21T16:56:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ordinário, marche!: a marcha pela militarização da educação
title Ordinário, marche!: a marcha pela militarização da educação
spellingShingle Ordinário, marche!: a marcha pela militarização da educação
Gonçalves, Laila Fernanda de Castro
Educação Pública Militar
Criminalização da Pobreza
Vulnerabilidade Social
Educação
Educação básica
Military Public Education
Criminalization of Poverty
Social Vulnerability
title_short Ordinário, marche!: a marcha pela militarização da educação
title_full Ordinário, marche!: a marcha pela militarização da educação
title_fullStr Ordinário, marche!: a marcha pela militarização da educação
title_full_unstemmed Ordinário, marche!: a marcha pela militarização da educação
title_sort Ordinário, marche!: a marcha pela militarização da educação
author Gonçalves, Laila Fernanda de Castro
author_facet Gonçalves, Laila Fernanda de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arreguy, Marília Etienne
Oliveira, Iolanda
Bafica, Marcelo
Santos, Zamara Araújo dos
Mocarzel, Marcelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Laila Fernanda de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pública Militar
Criminalização da Pobreza
Vulnerabilidade Social
Educação
Educação básica
Military Public Education
Criminalization of Poverty
Social Vulnerability
topic Educação Pública Militar
Criminalização da Pobreza
Vulnerabilidade Social
Educação
Educação básica
Military Public Education
Criminalization of Poverty
Social Vulnerability
description O Estado brasileiro se ocupou em vários momentos da história das forças policiais e militares para, nos âmbitos sociais e educacionais, regular comportamentos e modificar o cenário urbano. A presente proposta de pesquisa tem como objetivo demonstrar e analisar de que modo o processo de criminalização da pobreza está atrelado, desde os primórdios, ao processo de militarização das escolas públicas. Paradoxalmente, o discurso do êxito social da juventude pobre, através de uma educação militar vem ganhando largo espaço no cenário educacional brasileiro atual. Desta forma, a política de implantação das escolas públicas cívico-militares, de educação básica, sob a justificativa de melhorias no desempenho escolar dos alunos e diminuição dos índices criminais vem se expandindo. A presente pesquisa propõe uma discussão, a partir de uma análise genealógica acerca da Instituição de educação pública militar para crianças e jovens no Brasil, com a utilização da disciplina militar como justificativa para a evitação da criminalidade e para o êxito escolar. Portanto, será fundamental neste trabalho a compreensão da maneira como a força militar foi utilizada pelo Estado Brasileiro para inibir comportamentos supostamente indesejáveis, muitas vezes colmatados nas minorias pelas mais diversas formas de estigmatização das diferenças, e avaliar como essa segregação punitiva ganhou espaço no interior da escola pública.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-21T16:56:17Z
2023-06-21T16:56:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Laila Fernanda de Castro. Ordinário, marche!: a marcha pela militarização da educação. 2023. 146 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29184
identifier_str_mv GONÇALVES, Laila Fernanda de Castro. Ordinário, marche!: a marcha pela militarização da educação. 2023. 146 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838796590350336