Hélio Oiticica: arte como experiência participativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
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Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17422 |
Resumo: | The present work intends to identify the main issues concerning the construction of Hélio Oiticica poetics, thus, developing these questions alongside an analysis of portions of his body of work, here considered as the resultant of artistic object, its relation with the participant and his writings. It also intends to contribute to the discussion of his creative process in relation to the work/poetics/viewer-participant/art system equation. The folowing works and its related issues were choosen as the object of our analysis: the crossing of boundaries between fine arts in Metaesquemas, Monocromáticos (Invenções), Relevos Neoconcretos, Bilaterais and Relevos Espaciais and its propositions towards the object; active participation in Bólides, Núcleos, Penetráveis, Parangolés and Ninhos; vontade construtiva e antropofágica in Tropicália; deconditioning in Éden; antiinstitutionalization utopia present in the anti-art proposals of Barracão, Manhattan Brutalista and Delirium Ambulatorium. |
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Hélio Oiticica: arte como experiência participativaHélio OiticicaObrasTextosPoéticaParticipaçãoVivênciaDescondicionamentoVontade ConstrutivaAntiarteUtopia Oiticica, Hélio, 1937-1980Arte modernaSéculo XXVanguarda (Estética)BrasilWorks and writingsParticipationArt and lifeDeconditioningFreedomCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTEThe present work intends to identify the main issues concerning the construction of Hélio Oiticica poetics, thus, developing these questions alongside an analysis of portions of his body of work, here considered as the resultant of artistic object, its relation with the participant and his writings. It also intends to contribute to the discussion of his creative process in relation to the work/poetics/viewer-participant/art system equation. The folowing works and its related issues were choosen as the object of our analysis: the crossing of boundaries between fine arts in Metaesquemas, Monocromáticos (Invenções), Relevos Neoconcretos, Bilaterais and Relevos Espaciais and its propositions towards the object; active participation in Bólides, Núcleos, Penetráveis, Parangolés and Ninhos; vontade construtiva e antropofágica in Tropicália; deconditioning in Éden; antiinstitutionalization utopia present in the anti-art proposals of Barracão, Manhattan Brutalista and Delirium Ambulatorium.Na presente dissertação, pretende-se, a partir da identificação dos principais pontos de discussão na constituição da poética de Hélio Oiticica, desenvolver essas questões em paralelo com algumas de suas obras, observando sua produção como um todo que se constitui em participação do público, objeto artístico e seus textos. Isso com o intuito de contribuir para a reflexão sobre seu processo artístico na relação obra-poética-público-sistema. Com essa finalidade, foram escolhidos os seguintes itens e obras para serem analisados: o deslimite entre as artes e a tendência ao objeto nas obras Metaesquemas; Monocromáticos (Invenções); Relevos Neoconcretos; Bilaterais e Relevos Espaciais; a participação do público nos Bólides, Núcleos, Penetráveis, Parangolés e Ninhos; a vontade construtiva e antropofágica na Tropicália; o descondicionamento proposto no Éden; a utopia da antiarte presente nas proposições do projeto Barracão, da apropriação Manhattan Brutalista e da performance Delirium Ambulatorium ao se oporem à institucionalização. Esses pontos de questionamento, presentes em suas obras e textos, foram levantados, inicialmente, para essa dissertação, a partir do texto do artista e, posteriormente, também contribuíram, especificamente, para pensar sobre sua poética, os livros (op. cit) de Maria José Justino; de Celso Favaretto; e de Paola Berenstein Jacques. Pôde-se perceber, no decorrer da dissertação, como utopia maior que conduz o seu fazer, a aproximação arte e vida através do delírio ambulatório da participação que movimenta os espaços na busca de si mesmo. Por isso, recolocando a questão de Jacques, é preciso pensar em conservar a noção de participação e, ao mesmo tempo, conservar os espaços em movimento (Jacques, 2003, p. 150). Isso pode ser percebido como questão definitiva na poética de Oiticica que, se observada por esse posicionamento crítico, aponta a necessidade do descondicionamento para se alcançar a liberdade interior que seria ampliada para o entorno.Programa de Pós-graduação em Ciência da ArteTeoria da ArteBarbosa, WallaceCPF:00220090922http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784048Y9Alvarez, José Maurício SaldanhaCPF:00345322022http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794616H4Siqueira, Vera Beatriz CordeiroCPF:60034233422http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785112Y8Silva, Cinara de Andrade2021-03-10T19:11:41Z2006-10-022021-03-10T19:11:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17422ark:/87559/001300000phqqporCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T19:11:41Zoai:app.uff.br:1/17422Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-12-04T13:43:51.914386Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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