Desenvolvimento de um jogo digital sobre redes de computadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruno Cézar Paiva dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Baptista, Raphael Guizan Gonçalves
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25727
Resumo: O jogo como uma atividade lúdica é uma prática que acompanha o indivíduo por toda a vida, desde a infância até a terceira idade. Associar o lazer com o aprender é uma forma de divertimento e promove situações onde o aluno aprende inconscientemente. Este trabalho tem como propósito criar um jogo digital sobre redes de computadores onde o objetivo é a diversão e fazer com que o jogador adquira conhecimento como consequência por estar imerso em um ambiente didático, onde suas escolhas podem levar a falhas e, para avançar no jogo, aprender as escolhas certas é essencial. O jogo explica alguns conceitos sobre as camadas da pilha de protocolos da Internet e também mostra como funcionam alguns serviços, como os protocolos DHCP e DNS da camada de aplicação, transmissão confiável, controle de fluxo e integridade da camada de transporte, broadcast e roteamento da camada de rede, tabela ARP e multiacesso da camada de enlace. A principal finalidade é ajudar o jogador no processo de ensino-aprendizagem de forma lúdica e divertida.
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