Autonomia docente a partir da BNCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30164 |
Resumo: | O presente trabalho, tem como finalidade apresentar uma reflexão acerca da autonomia docente e análise a partir dos discursos defendidos nos documentos da BNCC e BNC- Formação. Esse trabalho também tem como proposta apresentar alguns autores da área do currículo que contri- buíram para pensar sobre os impactos que essas modificações curriculares acarretaram no exer- cício da docência e na autonomia docente. A partir dessa pesquisa foi possível concluir que a BNCC e a BNC- Formação podem limitar e transformar o trabalho docente em ações “repro- dutoras” de conteúdos já estabelecidos e determinados pelas secretarias de educação nas diver- sas instancias possíveis: municipais, estaduais e federais. |
id |
UFF-2_331370061ffa8d676c625c96facfbd03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30164 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Autonomia docente a partir da BNCCAutonomia DocenteCurrículoBase Nacional Comum CurricularFormação de ProfessoresTeaching AutonomyCurriculumCommon National Curriculum BaseTeacher TrainingO presente trabalho, tem como finalidade apresentar uma reflexão acerca da autonomia docente e análise a partir dos discursos defendidos nos documentos da BNCC e BNC- Formação. Esse trabalho também tem como proposta apresentar alguns autores da área do currículo que contri- buíram para pensar sobre os impactos que essas modificações curriculares acarretaram no exer- cício da docência e na autonomia docente. A partir dessa pesquisa foi possível concluir que a BNCC e a BNC- Formação podem limitar e transformar o trabalho docente em ações “repro- dutoras” de conteúdos já estabelecidos e determinados pelas secretarias de educação nas diver- sas instancias possíveis: municipais, estaduais e federais.This work aims to present a reflection about teaching autonomy and analysis based on the speeches defended in the documents of the BNCC and BNC- Training. The purpose of this work is also to present some authors in the area of curriculum who have contributed to thinking about the impacts that these curricular modifications have had on the teaching practice and on teacher autonomy. Based on this research, it was possible to conclude that the BNCC and the BNC- Formation can limit and transform teaching work into actions that “reproduce” content already established and determined by the education departments in the various possible instances: mu- nicipal, state and federal.29Craveiro, Clarissa BastosCraveiro, Clarissa BastosRibeiro, William de GoesSilva, Paulo de Tássio Borges daSilva, Maristela Ramalho Lopes da2023-08-31T19:51:54Z2023-08-31T19:51:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva, Maristela Ramalho Lopes da. Autonomia docente a partir da BNCC. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30164CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-31T19:51:58Zoai:app.uff.br:1/30164Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-31T19:51:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia docente a partir da BNCC |
title |
Autonomia docente a partir da BNCC |
spellingShingle |
Autonomia docente a partir da BNCC Silva, Maristela Ramalho Lopes da Autonomia Docente Currículo Base Nacional Comum Curricular Formação de Professores Teaching Autonomy Curriculum Common National Curriculum Base Teacher Training |
title_short |
Autonomia docente a partir da BNCC |
title_full |
Autonomia docente a partir da BNCC |
title_fullStr |
Autonomia docente a partir da BNCC |
title_full_unstemmed |
Autonomia docente a partir da BNCC |
title_sort |
Autonomia docente a partir da BNCC |
author |
Silva, Maristela Ramalho Lopes da |
author_facet |
Silva, Maristela Ramalho Lopes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Craveiro, Clarissa Bastos Craveiro, Clarissa Bastos Ribeiro, William de Goes Silva, Paulo de Tássio Borges da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maristela Ramalho Lopes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Docente Currículo Base Nacional Comum Curricular Formação de Professores Teaching Autonomy Curriculum Common National Curriculum Base Teacher Training |
topic |
Autonomia Docente Currículo Base Nacional Comum Curricular Formação de Professores Teaching Autonomy Curriculum Common National Curriculum Base Teacher Training |
description |
O presente trabalho, tem como finalidade apresentar uma reflexão acerca da autonomia docente e análise a partir dos discursos defendidos nos documentos da BNCC e BNC- Formação. Esse trabalho também tem como proposta apresentar alguns autores da área do currículo que contri- buíram para pensar sobre os impactos que essas modificações curriculares acarretaram no exer- cício da docência e na autonomia docente. A partir dessa pesquisa foi possível concluir que a BNCC e a BNC- Formação podem limitar e transformar o trabalho docente em ações “repro- dutoras” de conteúdos já estabelecidos e determinados pelas secretarias de educação nas diver- sas instancias possíveis: municipais, estaduais e federais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31T19:51:54Z 2023-08-31T19:51:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, Maristela Ramalho Lopes da. Autonomia docente a partir da BNCC. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30164 |
identifier_str_mv |
Silva, Maristela Ramalho Lopes da. Autonomia docente a partir da BNCC. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838744139530240 |