O discurso sobre tecnologia na "tecnologia" do discurso:discussão e formulação normativa da educação profissional no quadro da lei de diretrizes e bases da educação de 1996

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo Neto, Francisco José da Silveira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/18249
Resumo: partir dos discursos sobre tecnologia presentes nos discursos mais abrangentes sobre a educação profissional, pretende-se trazer elementos de entendimento das formulações normativas no quadro da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Assumindo o materialismo histórico e dialético como o referencial teórico-metodológico de análise, justifica-se e explicita-se essa opção no que se refere às questões da construção conceitual da realidade, da relação entre história e verdade e da busca do sentido da expressão de idéias e percepções. Aprofundam-se as concepções de trabalho e modo de produção, de tecnologia e de Estado e democracia, indicando sua sistematização nos projetos políticos de desenvolvimento indicadores dos projetos de sociedade em confronto. Faz-se então a análise dos discursos sobre a tecnologia que se articulam numa tecnologia dos discursos de discussão e proposição da educação profissional e sua repercussão na construção dos discursos reguladores, seja na formulação constitucional, seja na decorrente formulação legal, em sua tramitação de oito anos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, desde o Projeto de Lei nº. 1258/88 até a resultante redação final que se constitui na Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Apresentam-se, num movimento conclusivo, os resultados dessa investigação analítica, indicando a evidência do confronto de duas visões diferentes do modo de produção vigente: a que fundamenta, argumenta, critica, propõe e regula dentro de seus limites, tidos como intransponíveis; a que dele procede fundamentando, argumentando, propondo e regulando numa perspectiva de sua superação por alternativa possível e necessária. Constata-se assim, no primeiro caso, um discurso menções, onde a tecnologia é um fator externo condicionador do modo de produzir, do modo de trabalhar, do modo de capacitar. Já, no segundo caso, um discurso sobre a tecnologia integrado ao discurso sobre trabalho, fundamentando tanto o discurso propositivo quanto o discurso regulador da educação profissional. Por isso, considera-se a perspectiva de pesquisa, de debate reflexivo, para a construção de propostas que levem em conta a educação profissional como formação humana e como práxis transformadora das relações trabalho-tecnologia-profissão-educação, na especificidade concreta de cada situação e no conjunto das situações. Uma perspectiva de resgate da educação profissional como uma política plenamente pública, voltada para os interesses da maioria, a classe trabalhadora.
id UFF-2_3586dd7298085fda69019ec01bd5248a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/18249
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O discurso sobre tecnologia na "tecnologia" do discurso:discussão e formulação normativa da educação profissional no quadro da lei de diretrizes e bases da educação de 1996Educaçãoeducação profissionaltrabalhotecnologiadiscurso propositivodiscurso normativoprocesso legislativopolítica públicaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpartir dos discursos sobre tecnologia presentes nos discursos mais abrangentes sobre a educação profissional, pretende-se trazer elementos de entendimento das formulações normativas no quadro da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Assumindo o materialismo histórico e dialético como o referencial teórico-metodológico de análise, justifica-se e explicita-se essa opção no que se refere às questões da construção conceitual da realidade, da relação entre história e verdade e da busca do sentido da expressão de idéias e percepções. Aprofundam-se as concepções de trabalho e modo de produção, de tecnologia e de Estado e democracia, indicando sua sistematização nos projetos políticos de desenvolvimento indicadores dos projetos de sociedade em confronto. Faz-se então a análise dos discursos sobre a tecnologia que se articulam numa tecnologia dos discursos de discussão e proposição da educação profissional e sua repercussão na construção dos discursos reguladores, seja na formulação constitucional, seja na decorrente formulação legal, em sua tramitação de oito anos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, desde o Projeto de Lei nº. 1258/88 até a resultante redação final que se constitui na Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Apresentam-se, num movimento conclusivo, os resultados dessa investigação analítica, indicando a evidência do confronto de duas visões diferentes do modo de produção vigente: a que fundamenta, argumenta, critica, propõe e regula dentro de seus limites, tidos como intransponíveis; a que dele procede fundamentando, argumentando, propondo e regulando numa perspectiva de sua superação por alternativa possível e necessária. Constata-se assim, no primeiro caso, um discurso menções, onde a tecnologia é um fator externo condicionador do modo de produzir, do modo de trabalhar, do modo de capacitar. Já, no segundo caso, um discurso sobre a tecnologia integrado ao discurso sobre trabalho, fundamentando tanto o discurso propositivo quanto o discurso regulador da educação profissional. Por isso, considera-se a perspectiva de pesquisa, de debate reflexivo, para a construção de propostas que levem em conta a educação profissional como formação humana e como práxis transformadora das relações trabalho-tecnologia-profissão-educação, na especificidade concreta de cada situação e no conjunto das situações. Uma perspectiva de resgate da educação profissional como uma política plenamente pública, voltada para os interesses da maioria, a classe trabalhadora.Programa de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoFranco, Maria Aparecida Ciavatta PantojaCPF:10158316720http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4728295J8Cury, Carlos Roberto JamilCPF:23311245900http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788980D6Trein, FranklinCPF:06506506565http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783055A4Frigotto, GaudencioCPF:12635707049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780705Y6Fávero, OsmarCPF:02753766720http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783059E8Rummert, Sonia MariaCPF:26512424700http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4789861U3Lobo Neto, Francisco José da Silveira2021-03-10T20:44:01Z2009-02-182021-03-10T20:44:01Z2006-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18249porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:44:01Zoai:app.uff.br:1/18249Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:44:01Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso sobre tecnologia na "tecnologia" do discurso:discussão e formulação normativa da educação profissional no quadro da lei de diretrizes e bases da educação de 1996
title O discurso sobre tecnologia na "tecnologia" do discurso:discussão e formulação normativa da educação profissional no quadro da lei de diretrizes e bases da educação de 1996
spellingShingle O discurso sobre tecnologia na "tecnologia" do discurso:discussão e formulação normativa da educação profissional no quadro da lei de diretrizes e bases da educação de 1996
Lobo Neto, Francisco José da Silveira
Educação
educação profissional
trabalho
tecnologia
discurso propositivo
discurso normativo
processo legislativo
política pública
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O discurso sobre tecnologia na "tecnologia" do discurso:discussão e formulação normativa da educação profissional no quadro da lei de diretrizes e bases da educação de 1996
title_full O discurso sobre tecnologia na "tecnologia" do discurso:discussão e formulação normativa da educação profissional no quadro da lei de diretrizes e bases da educação de 1996
title_fullStr O discurso sobre tecnologia na "tecnologia" do discurso:discussão e formulação normativa da educação profissional no quadro da lei de diretrizes e bases da educação de 1996
title_full_unstemmed O discurso sobre tecnologia na "tecnologia" do discurso:discussão e formulação normativa da educação profissional no quadro da lei de diretrizes e bases da educação de 1996
title_sort O discurso sobre tecnologia na "tecnologia" do discurso:discussão e formulação normativa da educação profissional no quadro da lei de diretrizes e bases da educação de 1996
author Lobo Neto, Francisco José da Silveira
author_facet Lobo Neto, Francisco José da Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Maria Aparecida Ciavatta Pantoja
CPF:10158316720
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4728295J8
Cury, Carlos Roberto Jamil
CPF:23311245900
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788980D6
Trein, Franklin
CPF:06506506565
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783055A4
Frigotto, Gaudencio
CPF:12635707049
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780705Y6
Fávero, Osmar
CPF:02753766720
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783059E8
Rummert, Sonia Maria
CPF:26512424700
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4789861U3
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo Neto, Francisco José da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
educação profissional
trabalho
tecnologia
discurso propositivo
discurso normativo
processo legislativo
política pública
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
educação profissional
trabalho
tecnologia
discurso propositivo
discurso normativo
processo legislativo
política pública
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description partir dos discursos sobre tecnologia presentes nos discursos mais abrangentes sobre a educação profissional, pretende-se trazer elementos de entendimento das formulações normativas no quadro da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Assumindo o materialismo histórico e dialético como o referencial teórico-metodológico de análise, justifica-se e explicita-se essa opção no que se refere às questões da construção conceitual da realidade, da relação entre história e verdade e da busca do sentido da expressão de idéias e percepções. Aprofundam-se as concepções de trabalho e modo de produção, de tecnologia e de Estado e democracia, indicando sua sistematização nos projetos políticos de desenvolvimento indicadores dos projetos de sociedade em confronto. Faz-se então a análise dos discursos sobre a tecnologia que se articulam numa tecnologia dos discursos de discussão e proposição da educação profissional e sua repercussão na construção dos discursos reguladores, seja na formulação constitucional, seja na decorrente formulação legal, em sua tramitação de oito anos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, desde o Projeto de Lei nº. 1258/88 até a resultante redação final que se constitui na Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Apresentam-se, num movimento conclusivo, os resultados dessa investigação analítica, indicando a evidência do confronto de duas visões diferentes do modo de produção vigente: a que fundamenta, argumenta, critica, propõe e regula dentro de seus limites, tidos como intransponíveis; a que dele procede fundamentando, argumentando, propondo e regulando numa perspectiva de sua superação por alternativa possível e necessária. Constata-se assim, no primeiro caso, um discurso menções, onde a tecnologia é um fator externo condicionador do modo de produzir, do modo de trabalhar, do modo de capacitar. Já, no segundo caso, um discurso sobre a tecnologia integrado ao discurso sobre trabalho, fundamentando tanto o discurso propositivo quanto o discurso regulador da educação profissional. Por isso, considera-se a perspectiva de pesquisa, de debate reflexivo, para a construção de propostas que levem em conta a educação profissional como formação humana e como práxis transformadora das relações trabalho-tecnologia-profissão-educação, na especificidade concreta de cada situação e no conjunto das situações. Uma perspectiva de resgate da educação profissional como uma política plenamente pública, voltada para os interesses da maioria, a classe trabalhadora.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-21
2009-02-18
2021-03-10T20:44:01Z
2021-03-10T20:44:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/18249
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/18249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838687223873536