As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Mariana Cristina Peixoto de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21844
Resumo: Com onze escolas que carregam em seu nome a homenagem a Getúlio Vargas, o estado do Rio de Janeiro é marcado por uma disputa de memórias que tem como finalidade conservar grupos e manter sua permanência no imaginário popular. Pollak (1989) destaca que a memória dita oficial é passada por um processo de hierarquização e de escolhas daquilo que será lembrado e esquecido, marginalizando determinados grupos e criando a história dos “vencedores”. Entendendo esses lugares de memória como espaços políticos e visando uma ressignificação da “história oficial” e da valorização das histórias subterrâneas apagadas e esquecidas, o presente trabalho tem como objetivo central pensar as continuidades da política educacional estadonovista (1937 – 1945), e a perpetuação e conservação da imagem de Vargas no imaginário popular brasileiro como mito político. Por meio do conceito de ideologia e aparelhos ideológicos do Estado, criado por Louis Althusser (1993), foi discutido o uso que este governo fez da Educação e dos espaços escolares como veículos de intensas propagandas para a criação de um projeto de Estado Nação repressivo e nacionalista, moldado pelo que se convencionou denominar de “progresso”
id UFF-2_38cd53b2a2f8ef45a5e3485a7c584bbc
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21844
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritáriasEstado NovoGetúlio VargasMemóriaEducaçãoPolítica educacionalEstado Novo, 1937-1945Getúlio VargasMemóriaEstado NovoGetúlio VargasMemoryEducationCom onze escolas que carregam em seu nome a homenagem a Getúlio Vargas, o estado do Rio de Janeiro é marcado por uma disputa de memórias que tem como finalidade conservar grupos e manter sua permanência no imaginário popular. Pollak (1989) destaca que a memória dita oficial é passada por um processo de hierarquização e de escolhas daquilo que será lembrado e esquecido, marginalizando determinados grupos e criando a história dos “vencedores”. Entendendo esses lugares de memória como espaços políticos e visando uma ressignificação da “história oficial” e da valorização das histórias subterrâneas apagadas e esquecidas, o presente trabalho tem como objetivo central pensar as continuidades da política educacional estadonovista (1937 – 1945), e a perpetuação e conservação da imagem de Vargas no imaginário popular brasileiro como mito político. Por meio do conceito de ideologia e aparelhos ideológicos do Estado, criado por Louis Althusser (1993), foi discutido o uso que este governo fez da Educação e dos espaços escolares como veículos de intensas propagandas para a criação de um projeto de Estado Nação repressivo e nacionalista, moldado pelo que se convencionou denominar de “progresso”With 11 schools that honor Getúlio Vargas in their names, the state of Rio de Janeiro is marked by a struggle over political interests which aim to keep the memory of certain groups alive in the popular imaginary. Pollak (1989) emphasizes that the so-called “official memory” passes through a process of hierarchy and choices of what will be remembered and forgotten, which turns out to marginalize particular groups and create the history of the "winners." Understanding these places of memory as part of political interests and aiming at both redefining the "official history" and enhancing the histories that have been erased and forgotten, the present paper discusses the “estadonovista” (1937 - 1945) educational policy outcomes, and the preservation of the image of Vargas into the Brazilian culture as a political myth. Through the concept of ideology and ideological state apparatuses, created by Louis Althusser (1993), the present paper also discusses how this government has acted towards education itself and school environments, turning them into a mechanism to promote intense advertisements for the creation of a repressive and nationalist Nation-State, shaped by the idea of “progress”Ferraz, Joana D’Arc FernandesMourelle, Thiago CavaliereSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daAndrade, Mariana Cristina Peixoto de2021-05-04T12:37:47Z2021-05-04T12:37:47Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfANDRADE, Mariana Cristina Peixoto de. As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21844Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T15:11:12Zoai:app.uff.br:1/21844Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-26T15:11:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias
title As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias
spellingShingle As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias
Andrade, Mariana Cristina Peixoto de
Estado Novo
Getúlio Vargas
Memória
Educação
Política educacional
Estado Novo, 1937-1945
Getúlio Vargas
Memória
Estado Novo
Getúlio Vargas
Memory
Education
title_short As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias
title_full As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias
title_fullStr As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias
title_full_unstemmed As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias
title_sort As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias
author Andrade, Mariana Cristina Peixoto de
author_facet Andrade, Mariana Cristina Peixoto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Joana D’Arc Fernandes
Mourelle, Thiago Cavaliere
Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Mariana Cristina Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv Estado Novo
Getúlio Vargas
Memória
Educação
Política educacional
Estado Novo, 1937-1945
Getúlio Vargas
Memória
Estado Novo
Getúlio Vargas
Memory
Education
topic Estado Novo
Getúlio Vargas
Memória
Educação
Política educacional
Estado Novo, 1937-1945
Getúlio Vargas
Memória
Estado Novo
Getúlio Vargas
Memory
Education
description Com onze escolas que carregam em seu nome a homenagem a Getúlio Vargas, o estado do Rio de Janeiro é marcado por uma disputa de memórias que tem como finalidade conservar grupos e manter sua permanência no imaginário popular. Pollak (1989) destaca que a memória dita oficial é passada por um processo de hierarquização e de escolhas daquilo que será lembrado e esquecido, marginalizando determinados grupos e criando a história dos “vencedores”. Entendendo esses lugares de memória como espaços políticos e visando uma ressignificação da “história oficial” e da valorização das histórias subterrâneas apagadas e esquecidas, o presente trabalho tem como objetivo central pensar as continuidades da política educacional estadonovista (1937 – 1945), e a perpetuação e conservação da imagem de Vargas no imaginário popular brasileiro como mito político. Por meio do conceito de ideologia e aparelhos ideológicos do Estado, criado por Louis Althusser (1993), foi discutido o uso que este governo fez da Educação e dos espaços escolares como veículos de intensas propagandas para a criação de um projeto de Estado Nação repressivo e nacionalista, moldado pelo que se convencionou denominar de “progresso”
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-05-04T12:37:47Z
2021-05-04T12:37:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Mariana Cristina Peixoto de. As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21844
Aluno de Graduação
identifier_str_mv ANDRADE, Mariana Cristina Peixoto de. As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838879604015104