As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21844 |
Resumo: | Com onze escolas que carregam em seu nome a homenagem a Getúlio Vargas, o estado do Rio de Janeiro é marcado por uma disputa de memórias que tem como finalidade conservar grupos e manter sua permanência no imaginário popular. Pollak (1989) destaca que a memória dita oficial é passada por um processo de hierarquização e de escolhas daquilo que será lembrado e esquecido, marginalizando determinados grupos e criando a história dos “vencedores”. Entendendo esses lugares de memória como espaços políticos e visando uma ressignificação da “história oficial” e da valorização das histórias subterrâneas apagadas e esquecidas, o presente trabalho tem como objetivo central pensar as continuidades da política educacional estadonovista (1937 – 1945), e a perpetuação e conservação da imagem de Vargas no imaginário popular brasileiro como mito político. Por meio do conceito de ideologia e aparelhos ideológicos do Estado, criado por Louis Althusser (1993), foi discutido o uso que este governo fez da Educação e dos espaços escolares como veículos de intensas propagandas para a criação de um projeto de Estado Nação repressivo e nacionalista, moldado pelo que se convencionou denominar de “progresso” |
id |
UFF-2_38cd53b2a2f8ef45a5e3485a7c584bbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21844 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritáriasEstado NovoGetúlio VargasMemóriaEducaçãoPolítica educacionalEstado Novo, 1937-1945Getúlio VargasMemóriaEstado NovoGetúlio VargasMemoryEducationCom onze escolas que carregam em seu nome a homenagem a Getúlio Vargas, o estado do Rio de Janeiro é marcado por uma disputa de memórias que tem como finalidade conservar grupos e manter sua permanência no imaginário popular. Pollak (1989) destaca que a memória dita oficial é passada por um processo de hierarquização e de escolhas daquilo que será lembrado e esquecido, marginalizando determinados grupos e criando a história dos “vencedores”. Entendendo esses lugares de memória como espaços políticos e visando uma ressignificação da “história oficial” e da valorização das histórias subterrâneas apagadas e esquecidas, o presente trabalho tem como objetivo central pensar as continuidades da política educacional estadonovista (1937 – 1945), e a perpetuação e conservação da imagem de Vargas no imaginário popular brasileiro como mito político. Por meio do conceito de ideologia e aparelhos ideológicos do Estado, criado por Louis Althusser (1993), foi discutido o uso que este governo fez da Educação e dos espaços escolares como veículos de intensas propagandas para a criação de um projeto de Estado Nação repressivo e nacionalista, moldado pelo que se convencionou denominar de “progresso”With 11 schools that honor Getúlio Vargas in their names, the state of Rio de Janeiro is marked by a struggle over political interests which aim to keep the memory of certain groups alive in the popular imaginary. Pollak (1989) emphasizes that the so-called “official memory” passes through a process of hierarchy and choices of what will be remembered and forgotten, which turns out to marginalize particular groups and create the history of the "winners." Understanding these places of memory as part of political interests and aiming at both redefining the "official history" and enhancing the histories that have been erased and forgotten, the present paper discusses the “estadonovista” (1937 - 1945) educational policy outcomes, and the preservation of the image of Vargas into the Brazilian culture as a political myth. Through the concept of ideology and ideological state apparatuses, created by Louis Althusser (1993), the present paper also discusses how this government has acted towards education itself and school environments, turning them into a mechanism to promote intense advertisements for the creation of a repressive and nationalist Nation-State, shaped by the idea of “progress”Ferraz, Joana D’Arc FernandesMourelle, Thiago CavaliereSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daAndrade, Mariana Cristina Peixoto de2021-05-04T12:37:47Z2021-05-04T12:37:47Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfANDRADE, Mariana Cristina Peixoto de. As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21844Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T15:11:12Zoai:app.uff.br:1/21844Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-26T15:11:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias |
title |
As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias |
spellingShingle |
As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias Andrade, Mariana Cristina Peixoto de Estado Novo Getúlio Vargas Memória Educação Política educacional Estado Novo, 1937-1945 Getúlio Vargas Memória Estado Novo Getúlio Vargas Memory Education |
title_short |
As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias |
title_full |
As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias |
title_fullStr |
As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias |
title_full_unstemmed |
As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias |
title_sort |
As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias |
author |
Andrade, Mariana Cristina Peixoto de |
author_facet |
Andrade, Mariana Cristina Peixoto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferraz, Joana D’Arc Fernandes Mourelle, Thiago Cavaliere Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Mariana Cristina Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado Novo Getúlio Vargas Memória Educação Política educacional Estado Novo, 1937-1945 Getúlio Vargas Memória Estado Novo Getúlio Vargas Memory Education |
topic |
Estado Novo Getúlio Vargas Memória Educação Política educacional Estado Novo, 1937-1945 Getúlio Vargas Memória Estado Novo Getúlio Vargas Memory Education |
description |
Com onze escolas que carregam em seu nome a homenagem a Getúlio Vargas, o estado do Rio de Janeiro é marcado por uma disputa de memórias que tem como finalidade conservar grupos e manter sua permanência no imaginário popular. Pollak (1989) destaca que a memória dita oficial é passada por um processo de hierarquização e de escolhas daquilo que será lembrado e esquecido, marginalizando determinados grupos e criando a história dos “vencedores”. Entendendo esses lugares de memória como espaços políticos e visando uma ressignificação da “história oficial” e da valorização das histórias subterrâneas apagadas e esquecidas, o presente trabalho tem como objetivo central pensar as continuidades da política educacional estadonovista (1937 – 1945), e a perpetuação e conservação da imagem de Vargas no imaginário popular brasileiro como mito político. Por meio do conceito de ideologia e aparelhos ideológicos do Estado, criado por Louis Althusser (1993), foi discutido o uso que este governo fez da Educação e dos espaços escolares como veículos de intensas propagandas para a criação de um projeto de Estado Nação repressivo e nacionalista, moldado pelo que se convencionou denominar de “progresso” |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-05-04T12:37:47Z 2021-05-04T12:37:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDRADE, Mariana Cristina Peixoto de. As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/21844 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Mariana Cristina Peixoto de. As políticas educacionais estadonovistas e suas heranças autoritárias. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838879604015104 |