A reforma do Ensino Médio narrada por docentes e discentes da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Isabela Esteves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31826
Resumo: Este trabalho problematiza a Reforma do Ensino Médio estabelecida pela lei 13.415/17, que alterou instrumentos legais como a lei 9.394/1996 ou LDB, a qual estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além de instituir a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Assim, considerando que essa reforma pretende mudar o Ensino Médio de todo o país, desejou-se escutar os principais atores afetados pelas mudanças, os/as docentes e discentes da Educação Básica. Para isso, foram realizadas entrevistas que se aproximaram das narrativas autobiográficas com duas professoras de Biologia ativas em escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro, além de uma roda de conversa com estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma das instituições. Essa pesquisa buscou promover visibilidade sobre as complexidades, tensões e desafios produzidos a partir de uma reforma curricular, através dos depoimentos das professoras e estudantes da última etapa da Educação Básica. Os resultados apontam insatisfação de ambas as partes ouvidas, além de informações que sugerem que a reforma fere o direito constitucional de acesso à educação, ampliando as diferenças socioeducacionais entre estudantes da rede pública e privada, bem como desvaloriza o trabalho e os saberes docentes.
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