A reforma do Ensino Médio narrada por docentes e discentes da Educação Básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31826 |
Resumo: | Este trabalho problematiza a Reforma do Ensino Médio estabelecida pela lei 13.415/17, que alterou instrumentos legais como a lei 9.394/1996 ou LDB, a qual estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além de instituir a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Assim, considerando que essa reforma pretende mudar o Ensino Médio de todo o país, desejou-se escutar os principais atores afetados pelas mudanças, os/as docentes e discentes da Educação Básica. Para isso, foram realizadas entrevistas que se aproximaram das narrativas autobiográficas com duas professoras de Biologia ativas em escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro, além de uma roda de conversa com estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma das instituições. Essa pesquisa buscou promover visibilidade sobre as complexidades, tensões e desafios produzidos a partir de uma reforma curricular, através dos depoimentos das professoras e estudantes da última etapa da Educação Básica. Os resultados apontam insatisfação de ambas as partes ouvidas, além de informações que sugerem que a reforma fere o direito constitucional de acesso à educação, ampliando as diferenças socioeducacionais entre estudantes da rede pública e privada, bem como desvaloriza o trabalho e os saberes docentes. |
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A reforma do Ensino Médio narrada por docentes e discentes da Educação BásicaReforma curricularEducação básicaEnsino médioEntrevistaRoda de conversaReforma do ensinoProfessor de Ciências biológicasEstudante do ensino secundárioEscola públicaCurriculum reformBasic educationHigh schoolInterviewRound table discussionEste trabalho problematiza a Reforma do Ensino Médio estabelecida pela lei 13.415/17, que alterou instrumentos legais como a lei 9.394/1996 ou LDB, a qual estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além de instituir a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Assim, considerando que essa reforma pretende mudar o Ensino Médio de todo o país, desejou-se escutar os principais atores afetados pelas mudanças, os/as docentes e discentes da Educação Básica. Para isso, foram realizadas entrevistas que se aproximaram das narrativas autobiográficas com duas professoras de Biologia ativas em escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro, além de uma roda de conversa com estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma das instituições. Essa pesquisa buscou promover visibilidade sobre as complexidades, tensões e desafios produzidos a partir de uma reforma curricular, através dos depoimentos das professoras e estudantes da última etapa da Educação Básica. Os resultados apontam insatisfação de ambas as partes ouvidas, além de informações que sugerem que a reforma fere o direito constitucional de acesso à educação, ampliando as diferenças socioeducacionais entre estudantes da rede pública e privada, bem como desvaloriza o trabalho e os saberes docentes.This paper discusses the High School Reform established by Law 13.415/17, which amended legal instruments such as Law 9.394/1996 or LDB, which establishes the Guidelines and Bases of National Education, as well as institutes the Policy to Encourage the Implementation of Full-Time High Schools. Considering that this reform aims to change High School throughout the country, we wanted to listen to the main players affected by the changes, the teachers and students of Basic Education. In order to do this, we carried out interviews that were close to autobiographical narratives with two Biology teachers working in state schools in Rio de Janeiro, as well as a round table discussion with students in the second year of high school at one of the institutions. This research sought to provide visibility into the complexities, tensions and challenges produced by a curriculum reform, through the testimonies of teachers and students at the last stage of Basic Education. The results point to dissatisfaction on both sides, as well as information suggesting that the reform violates the constitutional right of access to education, widening the socio-educational differences between public and private school students, and devaluing teachers' work and knowledge.57 f.Amaral, Marise Bassohttp://lattes.cnpq.br/9955355880865022Vilela, Mariana Limahttp://lattes.cnpq.br/5813804226839410Spiegel, Carolina Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/2696208823075136Salomão, Simone Rochahttp://lattes.cnpq.br/5938392928150882http://lattes.cnpq.br/9345272442105848Gomes, Isabela Esteves2024-01-08T15:50:58Z2024-01-08T15:50:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Isabela Esteves. A reforma do Ensino Médio narrada por docentes e discentes da Educação Básica. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31826CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-08T15:51:02Zoai:app.uff.br:1/31826Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-01-08T15:51:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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