Análise e otimização de um suporte de motor elétrico em um veículo fórmula SAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, José Arribada Miranda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29329
Resumo: Em meio a tendência atual do mercado automotivo de buscar alternativas aos combustíveis derivados do petróleo para a propulsão dos veículos, as opções híbridas e elétricas surgem protagonistas neste processo. Embora de forma geral possuam eficiência e custo de manutenção melhores, quando comparado a veículos movidos a combustão interna, estas tecnologias apresentam novos desafios tecnológicos que se traduzem em investimento inicial consideravelmente mais elevado. Entre eles, está o powertrain que é o sistema responsável pela maior parte do custo de fabricação do carro elétrico. Para que os preços sejam cada vez mais acessíveis é necessário que novas pesquisas, públicas e privadas, sejam realizadas e novas tecnologias desenvolvidas. Nesse sentido, a Fórmula SAE Elétrica é um desafio busca promover estimular a pesquisa de novas tecnologias através de competições entre equipes que desenvolvem um protótipo monoposto tubular com propulsão elétrica. Atualmente, um dos maiores desafios é a integração dos subsistemas para garantir o funcionamento do veículo conforme projetado e, um dos componentes de maior relevância para a confiabilidade do veículo é o suporte do motor. Desta estrutura depende a eficácia na transmissão de potência do motor e, portanto, o desempenho do veículo. A rigidez desta peça e de suas juntas são atributos que devem ser otimizados de forma de minimizar deslocamentos e esforços dinâmicos no sistema de transmissão que possam levar a falhas mecânicas. Com essa motivação, o presente trabalho analisa um suporte de motor elétrico que apresentou falhas, e propõe uma solução otimizando componentes com apoio da modelagem computacional através do método dos em elementos finitos, para análise numérica de esforços estáticos e dinâmicos deste componente.
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