O jogo como ferramenta de aprendizagem e avaliação no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Samantha de Lemos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27028
Resumo: Com o intuito de melhorar a maneira como a Física tem sido abordada no Ensino Médio, na região do Noroeste Fluminense, pesquisamos opções viáveis para serem utilizadas em sala de aula. Com a intenção de tornar o estudo conceitual da Física mais interessante e dinâmico para o aluno, utilizamos como plano de fundo a História da Física. Esta escolha foi feita por acreditarmos que é essencial conhecermos as grandes motivações que impulsionaram o desenvolvimento da ciência e também por ser um tópico que consegue aumentar ou até mesmo despertar o interesse das pessoas. Desenvolvemos um jogo didático, “Brincando com a Física”, tomando por base os ideais de Lev Semenovitch Vygotsky e John Dewey para um método educativo diferenciado, de forma que o aluno construa seu próprio conhecimento e o professor seja um guia do mesmo. Neste jogo são então abordados os conteúdos referentes a cada série do ensino médio, sendo o conteúdo dividido por série, obtendo com isso três jogos. Surgindo com os questionamentos: é possível aprender Física utilizando um método lúdico? E este método, facilitaria e/ou aumentaria a compreensão do conteúdo por parte dos alunos? Diante dos dados coletados é possível observar que os nossos objetivos foram alcançados.
id UFF-2_3c581431b8aac3b20cb44831558893a4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27028
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O jogo como ferramenta de aprendizagem e avaliação no ensino de físicaEnsino de físicaJogo didáticoHistória da físicaFísicaPhysics teachingTeaching gameHistory of physicsCom o intuito de melhorar a maneira como a Física tem sido abordada no Ensino Médio, na região do Noroeste Fluminense, pesquisamos opções viáveis para serem utilizadas em sala de aula. Com a intenção de tornar o estudo conceitual da Física mais interessante e dinâmico para o aluno, utilizamos como plano de fundo a História da Física. Esta escolha foi feita por acreditarmos que é essencial conhecermos as grandes motivações que impulsionaram o desenvolvimento da ciência e também por ser um tópico que consegue aumentar ou até mesmo despertar o interesse das pessoas. Desenvolvemos um jogo didático, “Brincando com a Física”, tomando por base os ideais de Lev Semenovitch Vygotsky e John Dewey para um método educativo diferenciado, de forma que o aluno construa seu próprio conhecimento e o professor seja um guia do mesmo. Neste jogo são então abordados os conteúdos referentes a cada série do ensino médio, sendo o conteúdo dividido por série, obtendo com isso três jogos. Surgindo com os questionamentos: é possível aprender Física utilizando um método lúdico? E este método, facilitaria e/ou aumentaria a compreensão do conteúdo por parte dos alunos? Diante dos dados coletados é possível observar que os nossos objetivos foram alcançados.In order to improve the way physics has been addressed in high school, in northwest of Rio de Janeiro state, researched viable options for use in the classroom. To improve the conceptual study of physics for student we suggest to use the history of physics as a background, so this became more interesting and dynamic. This choice was made because we believe it is essential to know the major motivations that drove the development of science and also because it is a topic that can increase or even arouse people's interest. We developed an educational game, Brincando com a Física, based on the ideals of Lev Vygotsky Semenovitch and John Dewey for a different method of education. The students should build their own knowledge and the teacher is a guide. Coming up with this, the questions: it´s possible to learn physics using a playful method, and this method would improve the understanding of the content by the students. The data collected on this study shows that our objectives had been achieved.Marques, Adílio JorgeSouza, Samantha de Lemos2022-11-21T17:58:34Z2022-11-21T17:58:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27028http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-07T05:02:54Zoai:app.uff.br:1/27028Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-07T05:02:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo como ferramenta de aprendizagem e avaliação no ensino de física
title O jogo como ferramenta de aprendizagem e avaliação no ensino de física
spellingShingle O jogo como ferramenta de aprendizagem e avaliação no ensino de física
Souza, Samantha de Lemos
Ensino de física
Jogo didático
História da física
Física
Physics teaching
Teaching game
History of physics
title_short O jogo como ferramenta de aprendizagem e avaliação no ensino de física
title_full O jogo como ferramenta de aprendizagem e avaliação no ensino de física
title_fullStr O jogo como ferramenta de aprendizagem e avaliação no ensino de física
title_full_unstemmed O jogo como ferramenta de aprendizagem e avaliação no ensino de física
title_sort O jogo como ferramenta de aprendizagem e avaliação no ensino de física
author Souza, Samantha de Lemos
author_facet Souza, Samantha de Lemos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Adílio Jorge
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Samantha de Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Jogo didático
História da física
Física
Physics teaching
Teaching game
History of physics
topic Ensino de física
Jogo didático
História da física
Física
Physics teaching
Teaching game
History of physics
description Com o intuito de melhorar a maneira como a Física tem sido abordada no Ensino Médio, na região do Noroeste Fluminense, pesquisamos opções viáveis para serem utilizadas em sala de aula. Com a intenção de tornar o estudo conceitual da Física mais interessante e dinâmico para o aluno, utilizamos como plano de fundo a História da Física. Esta escolha foi feita por acreditarmos que é essencial conhecermos as grandes motivações que impulsionaram o desenvolvimento da ciência e também por ser um tópico que consegue aumentar ou até mesmo despertar o interesse das pessoas. Desenvolvemos um jogo didático, “Brincando com a Física”, tomando por base os ideais de Lev Semenovitch Vygotsky e John Dewey para um método educativo diferenciado, de forma que o aluno construa seu próprio conhecimento e o professor seja um guia do mesmo. Neste jogo são então abordados os conteúdos referentes a cada série do ensino médio, sendo o conteúdo dividido por série, obtendo com isso três jogos. Surgindo com os questionamentos: é possível aprender Física utilizando um método lúdico? E este método, facilitaria e/ou aumentaria a compreensão do conteúdo por parte dos alunos? Diante dos dados coletados é possível observar que os nossos objetivos foram alcançados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-21T17:58:34Z
2022-11-21T17:58:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/27028
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838674528763904