(Re)memorização por reinvenção das identidades negro-africanas no romance Texaco de Patrick Chamoiseau
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6582 |
Resumo: | Esta Dissertação oferece uma análise do romance Texaco, do escritor antilhano Patrick Chamoiseau, publicado em 1992. Através do processo de (re)memorização etnocultural, Chamoiseau assume, em sua narrativa, o desafio de representar, por reinvenção, as identidades negro-africanas transplantadas e inscritas nas Américas coloniais. No decorrer desta pesquisa, interessou-nos analisar as estratégias narrativas utilizadas pelo escritor para o resgate do repertório histórico-cultural das comunidades negro-africanas no processo de construção da identidade crioula nas Antilhas francesas. As questões sobre a memória coletiva dos povos africanos são evocadas no livro por meio das personagens centrais Esternome e Marie-Sophie Laborieux, que, a todo tempo, interrogam o memorial histórico apagado e a inscrição rasurada de suas identidades. Baseamo-nos, em nossa pesquisa, nos estudos dos fundadores dos movimentos da Crioulização e da Crioulidade, por entendermos que são elementos essenciais para a (re)constituição da identidade crioula antilhana. Outros conceitos importantes na trajetória para a construção da identidade dos povos antilhanos, como a Negritude, o Caos-Mundo e a Fratura diglóssica, serão abordados nesta Dissertação |
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(Re)memorização por reinvenção das identidades negro-africanas no romance Texaco de Patrick ChamoiseauCrioulidadeCrioulizaçãoIdentidadeMemória coletivaOralituraEtnolinguísticaOralidade na literaturaMemória coletivaIdentidadeChamoiseau, Patrick, 1953-, TexacoCréolitéCréolisationIdentitéMémoire collectiveOralitureEsta Dissertação oferece uma análise do romance Texaco, do escritor antilhano Patrick Chamoiseau, publicado em 1992. Através do processo de (re)memorização etnocultural, Chamoiseau assume, em sua narrativa, o desafio de representar, por reinvenção, as identidades negro-africanas transplantadas e inscritas nas Américas coloniais. No decorrer desta pesquisa, interessou-nos analisar as estratégias narrativas utilizadas pelo escritor para o resgate do repertório histórico-cultural das comunidades negro-africanas no processo de construção da identidade crioula nas Antilhas francesas. As questões sobre a memória coletiva dos povos africanos são evocadas no livro por meio das personagens centrais Esternome e Marie-Sophie Laborieux, que, a todo tempo, interrogam o memorial histórico apagado e a inscrição rasurada de suas identidades. Baseamo-nos, em nossa pesquisa, nos estudos dos fundadores dos movimentos da Crioulização e da Crioulidade, por entendermos que são elementos essenciais para a (re)constituição da identidade crioula antilhana. Outros conceitos importantes na trajetória para a construção da identidade dos povos antilhanos, como a Negritude, o Caos-Mundo e a Fratura diglóssica, serão abordados nesta DissertaçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCe mémoire présente une analyse du roman Texaco, de l'écrivain Antillais Patrick Chamoiseau, publié en 1992. Grâce au processus de (ré)mémorisation ethnoculturelle, Chamoiseau assume, dans son récit, le défi de représenter, par réinvention, les identités négro-africaines transplantées et enregistrées dans les Amériques coloniales. Tout au long de cette recherche, nous nous sommes intéressés aux stratégies narratives utilisées par l’écrivain pour la récupération et valorisation du répertoire historico-culturel des communautés négro-africaines dans le processus de (ré)construction de l’identité créole aux Antilles Françaises. Les questions sur la mémoire collective des peuples africains sont évoquées dans le livre à travers les personnages centraux Esternome et Marie-Sophie Laborieux qui, à tout temps, interrogent le mémorial historique gommé et l'inscription raturée de leurs identités. Notre recherche s’intéresse aux études des fondateurs des mouvements de la Créolisation et de la Créolité, parce que nous croyons qu'ils représentent des éléments essentiels pour la (ré)constitution de l'identité créole Antillaise. D'autres concepts tout aussi importants dans la trajectoire pour la construction de l’identité des peuples antillais, comme la Négritude, le Chaos-Monde et la fracture diglossique, seront aussi abordés dans ce mémoireVianna Neto, Arnaldo RosaHelena, LuciaSousa, Renato Venancio Henrique deSilva, Denise de Souza2018-06-05T15:05:46Z2018-06-05T15:05:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6582CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-09T20:52:13Zoai:app.uff.br:1/6582Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-09T20:52:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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