Histórias em quadrinhos e o ensino de genética no Ensino Médio: o Modelo Mendeliano de Herança e suas leis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32173 |
Resumo: | O ensino de genética durante a educação básica vem se mostrando desafiador, com avaliações que demonstram pequena retenção de informações para além do “estudar para passar na prova”. Com isso, estratégias lúdicas, como vídeos, podcasts e histórias em quadrinhos podem ser opções pedagógicas para atrair a atenção dos estudantes e, quiçá, uma maior retenção do conteúdo, pelos alunos. Este trabalho de conclusão de curso visa investigar o impacto que histórias em quadrinhos podem ter em turmas do Ensino Médio no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem da genética mendeliana. Ao todo, 9 turmas da Segunda Série do Ensino Médio, de duas escolas estaduais de Niterói, participaram das atividades. Através das tirinhas produzidas de forma autoral, conceitos dentro da temática da genética mendeliana foram apresentados de forma lúdica e não convencional, demonstrando ao aluno leitor parte da história de vida de Gregor Mendel, conhecido como o “pai da genética”. Antes e após da leitura foram medidos os respectivos níveis de conhecimento, a fim de averiguar o impacto da leitura, bem como foi utilizado o método RIRC (Remeber, Identify, Retell and Contextualize), como mais uma forma de avaliar o quão significativas foram as leituras para os alunos. |
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Histórias em quadrinhos e o ensino de genética no Ensino Médio: o Modelo Mendeliano de Herança e suas leisGenética; Material paradidático; Ensino médio; Questionário; História da CiênciaGenética, Ensino de biologia, História em quadrinhos, Processo de ensino-aprendizagemO ensino de genética durante a educação básica vem se mostrando desafiador, com avaliações que demonstram pequena retenção de informações para além do “estudar para passar na prova”. Com isso, estratégias lúdicas, como vídeos, podcasts e histórias em quadrinhos podem ser opções pedagógicas para atrair a atenção dos estudantes e, quiçá, uma maior retenção do conteúdo, pelos alunos. Este trabalho de conclusão de curso visa investigar o impacto que histórias em quadrinhos podem ter em turmas do Ensino Médio no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem da genética mendeliana. Ao todo, 9 turmas da Segunda Série do Ensino Médio, de duas escolas estaduais de Niterói, participaram das atividades. Através das tirinhas produzidas de forma autoral, conceitos dentro da temática da genética mendeliana foram apresentados de forma lúdica e não convencional, demonstrando ao aluno leitor parte da história de vida de Gregor Mendel, conhecido como o “pai da genética”. Antes e após da leitura foram medidos os respectivos níveis de conhecimento, a fim de averiguar o impacto da leitura, bem como foi utilizado o método RIRC (Remeber, Identify, Retell and Contextualize), como mais uma forma de avaliar o quão significativas foram as leituras para os alunos.Teaching genetics during basic education has been proving challenging, with assessments that demonstrate little retention of information beyond “studying to pass the test”. Thus, playful strategies such as videos, podcasts and comics can be educational options to attract students' attention and, perhaps, greater retention of content by students. This course conclusion work aims to investigate the impact that comic books can have on high school classes regarding the teaching-learning process of Mendelian genetics. In total, 9 classes from the second year of high school from two different state institutions participated in the activities. Through the comic strips produced in an authorial way, concepts regarding the aforementioned theme were presented in a playful and unconventional way, showing the reader part of the life story of Gregor Mendel, known as the “father of genetics”. Before and after reading, the respective levels of knowledge were measured in order to ascertain the impact of reading, as well as the RIRC (Remember, Identify, Retell and Contextualize) method was used, as another way to assess how significant the readings were for the students.35 p.Andrade, Luiz Antônio Botelho deVilela, Mariana LimaCabral, Luiz MorsSeixas, Victor CorrêaDanielli, Igor Figueiredo2024-02-02T15:46:36Z2024-02-02T15:46:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDANIELLI, Igor Figueiredo. Histórias em quadrinhos e o ensino de genética no Ensino Médio: o Modelo Mendeliano de Herança e suas leis. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32173CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-02T15:46:41Zoai:app.uff.br:1/32173Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-02T15:46:41Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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