Histórias em quadrinhos e o ensino de genética no Ensino Médio: o Modelo Mendeliano de Herança e suas leis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danielli, Igor Figueiredo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32173
Resumo: O ensino de genética durante a educação básica vem se mostrando desafiador, com avaliações que demonstram pequena retenção de informações para além do “estudar para passar na prova”. Com isso, estratégias lúdicas, como vídeos, podcasts e histórias em quadrinhos podem ser opções pedagógicas para atrair a atenção dos estudantes e, quiçá, uma maior retenção do conteúdo, pelos alunos. Este trabalho de conclusão de curso visa investigar o impacto que histórias em quadrinhos podem ter em turmas do Ensino Médio no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem da genética mendeliana. Ao todo, 9 turmas da Segunda Série do Ensino Médio, de duas escolas estaduais de Niterói, participaram das atividades. Através das tirinhas produzidas de forma autoral, conceitos dentro da temática da genética mendeliana foram apresentados de forma lúdica e não convencional, demonstrando ao aluno leitor parte da história de vida de Gregor Mendel, conhecido como o “pai da genética”. Antes e após da leitura foram medidos os respectivos níveis de conhecimento, a fim de averiguar o impacto da leitura, bem como foi utilizado o método RIRC (Remeber, Identify, Retell and Contextualize), como mais uma forma de avaliar o quão significativas foram as leituras para os alunos.
id UFF-2_42adba80a6d21f59b35ad2a98eeb587a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32173
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Histórias em quadrinhos e o ensino de genética no Ensino Médio: o Modelo Mendeliano de Herança e suas leisGenética; Material paradidático; Ensino médio; Questionário; História da CiênciaGenética, Ensino de biologia, História em quadrinhos, Processo de ensino-aprendizagemO ensino de genética durante a educação básica vem se mostrando desafiador, com avaliações que demonstram pequena retenção de informações para além do “estudar para passar na prova”. Com isso, estratégias lúdicas, como vídeos, podcasts e histórias em quadrinhos podem ser opções pedagógicas para atrair a atenção dos estudantes e, quiçá, uma maior retenção do conteúdo, pelos alunos. Este trabalho de conclusão de curso visa investigar o impacto que histórias em quadrinhos podem ter em turmas do Ensino Médio no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem da genética mendeliana. Ao todo, 9 turmas da Segunda Série do Ensino Médio, de duas escolas estaduais de Niterói, participaram das atividades. Através das tirinhas produzidas de forma autoral, conceitos dentro da temática da genética mendeliana foram apresentados de forma lúdica e não convencional, demonstrando ao aluno leitor parte da história de vida de Gregor Mendel, conhecido como o “pai da genética”. Antes e após da leitura foram medidos os respectivos níveis de conhecimento, a fim de averiguar o impacto da leitura, bem como foi utilizado o método RIRC (Remeber, Identify, Retell and Contextualize), como mais uma forma de avaliar o quão significativas foram as leituras para os alunos.Teaching genetics during basic education has been proving challenging, with assessments that demonstrate little retention of information beyond “studying to pass the test”. Thus, playful strategies such as videos, podcasts and comics can be educational options to attract students' attention and, perhaps, greater retention of content by students. This course conclusion work aims to investigate the impact that comic books can have on high school classes regarding the teaching-learning process of Mendelian genetics. In total, 9 classes from the second year of high school from two different state institutions participated in the activities. Through the comic strips produced in an authorial way, concepts regarding the aforementioned theme were presented in a playful and unconventional way, showing the reader part of the life story of Gregor Mendel, known as the “father of genetics”. Before and after reading, the respective levels of knowledge were measured in order to ascertain the impact of reading, as well as the RIRC (Remember, Identify, Retell and Contextualize) method was used, as another way to assess how significant the readings were for the students.35 p.Andrade, Luiz Antônio Botelho deVilela, Mariana LimaCabral, Luiz MorsSeixas, Victor CorrêaDanielli, Igor Figueiredo2024-02-02T15:46:36Z2024-02-02T15:46:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDANIELLI, Igor Figueiredo. Histórias em quadrinhos e o ensino de genética no Ensino Médio: o Modelo Mendeliano de Herança e suas leis. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32173CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-02T15:46:41Zoai:app.uff.br:1/32173Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-02T15:46:41Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias em quadrinhos e o ensino de genética no Ensino Médio: o Modelo Mendeliano de Herança e suas leis
title Histórias em quadrinhos e o ensino de genética no Ensino Médio: o Modelo Mendeliano de Herança e suas leis
spellingShingle Histórias em quadrinhos e o ensino de genética no Ensino Médio: o Modelo Mendeliano de Herança e suas leis
Danielli, Igor Figueiredo
Genética; Material paradidático; Ensino médio; Questionário; História da Ciência
Genética, Ensino de biologia, História em quadrinhos, Processo de ensino-aprendizagem
title_short Histórias em quadrinhos e o ensino de genética no Ensino Médio: o Modelo Mendeliano de Herança e suas leis
title_full Histórias em quadrinhos e o ensino de genética no Ensino Médio: o Modelo Mendeliano de Herança e suas leis
title_fullStr Histórias em quadrinhos e o ensino de genética no Ensino Médio: o Modelo Mendeliano de Herança e suas leis
title_full_unstemmed Histórias em quadrinhos e o ensino de genética no Ensino Médio: o Modelo Mendeliano de Herança e suas leis
title_sort Histórias em quadrinhos e o ensino de genética no Ensino Médio: o Modelo Mendeliano de Herança e suas leis
author Danielli, Igor Figueiredo
author_facet Danielli, Igor Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Luiz Antônio Botelho de
Vilela, Mariana Lima
Cabral, Luiz Mors
Seixas, Victor Corrêa
dc.contributor.author.fl_str_mv Danielli, Igor Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Genética; Material paradidático; Ensino médio; Questionário; História da Ciência
Genética, Ensino de biologia, História em quadrinhos, Processo de ensino-aprendizagem
topic Genética; Material paradidático; Ensino médio; Questionário; História da Ciência
Genética, Ensino de biologia, História em quadrinhos, Processo de ensino-aprendizagem
description O ensino de genética durante a educação básica vem se mostrando desafiador, com avaliações que demonstram pequena retenção de informações para além do “estudar para passar na prova”. Com isso, estratégias lúdicas, como vídeos, podcasts e histórias em quadrinhos podem ser opções pedagógicas para atrair a atenção dos estudantes e, quiçá, uma maior retenção do conteúdo, pelos alunos. Este trabalho de conclusão de curso visa investigar o impacto que histórias em quadrinhos podem ter em turmas do Ensino Médio no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem da genética mendeliana. Ao todo, 9 turmas da Segunda Série do Ensino Médio, de duas escolas estaduais de Niterói, participaram das atividades. Através das tirinhas produzidas de forma autoral, conceitos dentro da temática da genética mendeliana foram apresentados de forma lúdica e não convencional, demonstrando ao aluno leitor parte da história de vida de Gregor Mendel, conhecido como o “pai da genética”. Antes e após da leitura foram medidos os respectivos níveis de conhecimento, a fim de averiguar o impacto da leitura, bem como foi utilizado o método RIRC (Remeber, Identify, Retell and Contextualize), como mais uma forma de avaliar o quão significativas foram as leituras para os alunos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-02T15:46:36Z
2024-02-02T15:46:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DANIELLI, Igor Figueiredo. Histórias em quadrinhos e o ensino de genética no Ensino Médio: o Modelo Mendeliano de Herança e suas leis. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32173
identifier_str_mv DANIELLI, Igor Figueiredo. Histórias em quadrinhos e o ensino de genética no Ensino Médio: o Modelo Mendeliano de Herança e suas leis. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838860978159616