A influência das mídias sociais no cenário de consumo do turismo backpacker
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1155 |
Resumo: | O desenvolvimento das tecnologias e dos meios de comunicação vem alterando nitidamente a forma como a sociedade atual consome os mais variados serviços e produtos. O turismo é um dos setores mais impactados com essas mudanças nos perfis dos consumidores. Representando uma das indústrias de maior poder econômico no mundo, as empresas privadas e públicas do setor possuem em suas mãos a oportunidade de alavancarem seus destinos e produtos turísticos a partir da elaboração de planejamentos estratégicos de marketing. Uma plano bem construído, possibilita a captação de nichos de mercado com elevado potencial econômico, como é o caso dos turistas backpackers. As mídias sociais possuem um papel fundamental para as empresas deste mercado no que diz respeito ao relacionamento com seus clientes, aumento do faturamento em vendas e valorização da imagem da marca. É cada vez mais expressivo o aumento do número de usuários destas novas mídias, principalmente aqueles que as utilizam com foco especialmente em turismo. O presente trabalho estudou e avaliou a influência das mídias sociais na escolha de determinado destino ou serviço turístico pelo turista backpacker, bem como a importância do marketing digital para as empresas do setor. Para o fundamento teórico do estudo, obteve-se informações bibliográficas de autores ligados ao tema em comum e fontes nacionais e internacionais da internet, bem como artigos e monografias. O método do estudo é do tipo pesquisa de campo, baseado em aplicação de questionário para turistas backpackers hospedados no hostel Che Lagarto em Copacabana, e entrevista semi-diretiva com a gerente de marketing do local. As informações obtidas deixaram claro que as mídias sociais e o marketing possuem importância fundamental para o setor turístico |
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A influência das mídias sociais no cenário de consumo do turismo backpackerMarketing turísticoTurismo backpackerMídias sociaisTurismoMídia socialMochileiroTourism marketingBackpacker tourismSocial mediaO desenvolvimento das tecnologias e dos meios de comunicação vem alterando nitidamente a forma como a sociedade atual consome os mais variados serviços e produtos. O turismo é um dos setores mais impactados com essas mudanças nos perfis dos consumidores. Representando uma das indústrias de maior poder econômico no mundo, as empresas privadas e públicas do setor possuem em suas mãos a oportunidade de alavancarem seus destinos e produtos turísticos a partir da elaboração de planejamentos estratégicos de marketing. Uma plano bem construído, possibilita a captação de nichos de mercado com elevado potencial econômico, como é o caso dos turistas backpackers. As mídias sociais possuem um papel fundamental para as empresas deste mercado no que diz respeito ao relacionamento com seus clientes, aumento do faturamento em vendas e valorização da imagem da marca. É cada vez mais expressivo o aumento do número de usuários destas novas mídias, principalmente aqueles que as utilizam com foco especialmente em turismo. O presente trabalho estudou e avaliou a influência das mídias sociais na escolha de determinado destino ou serviço turístico pelo turista backpacker, bem como a importância do marketing digital para as empresas do setor. Para o fundamento teórico do estudo, obteve-se informações bibliográficas de autores ligados ao tema em comum e fontes nacionais e internacionais da internet, bem como artigos e monografias. O método do estudo é do tipo pesquisa de campo, baseado em aplicação de questionário para turistas backpackers hospedados no hostel Che Lagarto em Copacabana, e entrevista semi-diretiva com a gerente de marketing do local. As informações obtidas deixaram claro que as mídias sociais e o marketing possuem importância fundamental para o setor turísticoThe development of technologies and media is changing the way how modern societies consume products and services . Tourism is one of the sectors most impacted by these changes in the profiles of consumers . Representing one of the largest industries with economic power in the world , public and private sector companies have in their hands the opportunity to leverage their destinations and products from developing strategic marketing plans . A well-constructed plan , enables capture of niche market with high economic potential , such as backpackers tourists . The social media have a key role to the tourist companies with regard to the relationship with your customers , increase sales and enhance the image of the brand . It is becoming more significant the increasing number of users of these new media , especially those using focusing especially on tourism . This paper has studied and evaluated the influence of social media in choosing a destination or tourist service by backpacker tourist as well as the importance of digital marketing for companies in the sector. For the theoretical foundation of the study , we obtained information relating to the subject of authors in common and national and international Internet sources , as well books and articles . The study method is the type field research , based on a questionnaire for backpackers tourists staying at the Che Lagarto hostel in Copacabana , and a half - directive interview with the marketing manager of the hostel. The information made clear that social media marketing and have fundamental importance for the tourism sectorVilela, Eduardo Antônio PachecoRocha, Saulo BarrosoSoares, Carlos Alberto LidiziaGalvão, Rodrigo César Paz Barrosa2015-12-15T15:02:13Z2015-12-15T15:02:13Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1155CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T17:49:10Zoai:app.uff.br:1/1155Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-25T17:49:10Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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