A influência das mídias sociais no cenário de consumo do turismo backpacker

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Rodrigo César Paz Barrosa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1155
Resumo: O desenvolvimento das tecnologias e dos meios de comunicação vem alterando nitidamente a forma como a sociedade atual consome os mais variados serviços e produtos. O turismo é um dos setores mais impactados com essas mudanças nos perfis dos consumidores. Representando uma das indústrias de maior poder econômico no mundo, as empresas privadas e públicas do setor possuem em suas mãos a oportunidade de alavancarem seus destinos e produtos turísticos a partir da elaboração de planejamentos estratégicos de marketing. Uma plano bem construído, possibilita a captação de nichos de mercado com elevado potencial econômico, como é o caso dos turistas backpackers. As mídias sociais possuem um papel fundamental para as empresas deste mercado no que diz respeito ao relacionamento com seus clientes, aumento do faturamento em vendas e valorização da imagem da marca. É cada vez mais expressivo o aumento do número de usuários destas novas mídias, principalmente aqueles que as utilizam com foco especialmente em turismo. O presente trabalho estudou e avaliou a influência das mídias sociais na escolha de determinado destino ou serviço turístico pelo turista backpacker, bem como a importância do marketing digital para as empresas do setor. Para o fundamento teórico do estudo, obteve-se informações bibliográficas de autores ligados ao tema em comum e fontes nacionais e internacionais da internet, bem como artigos e monografias. O método do estudo é do tipo pesquisa de campo, baseado em aplicação de questionário para turistas backpackers hospedados no hostel Che Lagarto em Copacabana, e entrevista semi-diretiva com a gerente de marketing do local. As informações obtidas deixaram claro que as mídias sociais e o marketing possuem importância fundamental para o setor turístico
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