Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Daniel Cataldo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11204
Resumo: O ensino de Física praticado hoje, na maioria das escolas de Ensino Médio, tem se mostrado muito mecanizado, centrado na memorização de fórmulas e fixação de conteúdo através de exercícios repetitivos, ao invés de valorizar a discussão, a pesquisa e a criatividade. Como tem sido constatado, o uso de metodologias ultrapassadas e linguagens distantes do mundo em que o aluno está inserido levam a um desinteresse no aprendizado não só de Física, mas de todas as disciplinas ligadas às ciências da natureza. Diante deste quadro, nosso objetivo neste trabalho é desenvolver uma ferramenta lúdica que possa tornar a aula de Física mais atrativa. Nesse intuito, apresentamos uma proposta de adaptação do jogo de tabuleiro “Perfil” para uso em sala de aula. O jogo foi desenvolvido e testado por duas turmas do 1o ano do Ensino do Médio, os resultados mostram que, de fato, este é um recurso didático interessante que deve ser melhor explorado, pois oferece ao professor uma alternativa para uma aprendizagem mais significativa
id UFF-2_464d9b51f958f42a508e1465644d669f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11204
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médioDidáticaJogosEnsino de físicaFísicaEnsinoJogos didáticosEnsino médioDidacticGamesPhysics teachingO ensino de Física praticado hoje, na maioria das escolas de Ensino Médio, tem se mostrado muito mecanizado, centrado na memorização de fórmulas e fixação de conteúdo através de exercícios repetitivos, ao invés de valorizar a discussão, a pesquisa e a criatividade. Como tem sido constatado, o uso de metodologias ultrapassadas e linguagens distantes do mundo em que o aluno está inserido levam a um desinteresse no aprendizado não só de Física, mas de todas as disciplinas ligadas às ciências da natureza. Diante deste quadro, nosso objetivo neste trabalho é desenvolver uma ferramenta lúdica que possa tornar a aula de Física mais atrativa. Nesse intuito, apresentamos uma proposta de adaptação do jogo de tabuleiro “Perfil” para uso em sala de aula. O jogo foi desenvolvido e testado por duas turmas do 1o ano do Ensino do Médio, os resultados mostram que, de fato, este é um recurso didático interessante que deve ser melhor explorado, pois oferece ao professor uma alternativa para uma aprendizagem mais significativaThe practised physics teaching nowadays, in majority high school education, has been shown very mechanized, focused in the memorization of formulas and stablishment of content through repetitive exercises, instead of appreciate the discussion, the research and the creativity. As it has been verified, the use of outdated methodologies and languages that are not introduced in the world where the pupil is inserted not only lead to a disinterest in the learning of Physics, but of all disciplines related to sciences of nature. Faced with this situation, our objective in this work is to develop a clear tool that can make physics class more attractive. In this aim, we present a proposal to adapt the board game “Profile” for the use in classroom. The game has been developed and tested by two groups from 1º year of high school and the results show that, in fact, this is an interesting didactic resource that must be better explored, because it offers to the professor an alternative for a more significant learningSaguia, Andreia MendonçaPonciano, Beatriz Maria BoechatSouza, José Antônio eFerreira, Daniel Cataldo2019-09-11T19:40:09Z2019-09-11T19:40:09Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Daniel Cataldo. Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11204http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-12T18:18:35Zoai:app.uff.br:1/11204Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-12T18:18:35Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio
title Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio
spellingShingle Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio
Ferreira, Daniel Cataldo
Didática
Jogos
Ensino de física
Física
Ensino
Jogos didáticos
Ensino médio
Didactic
Games
Physics teaching
title_short Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio
title_full Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio
title_fullStr Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio
title_full_unstemmed Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio
title_sort Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio
author Ferreira, Daniel Cataldo
author_facet Ferreira, Daniel Cataldo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saguia, Andreia Mendonça
Ponciano, Beatriz Maria Boechat
Souza, José Antônio e
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Daniel Cataldo
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Jogos
Ensino de física
Física
Ensino
Jogos didáticos
Ensino médio
Didactic
Games
Physics teaching
topic Didática
Jogos
Ensino de física
Física
Ensino
Jogos didáticos
Ensino médio
Didactic
Games
Physics teaching
description O ensino de Física praticado hoje, na maioria das escolas de Ensino Médio, tem se mostrado muito mecanizado, centrado na memorização de fórmulas e fixação de conteúdo através de exercícios repetitivos, ao invés de valorizar a discussão, a pesquisa e a criatividade. Como tem sido constatado, o uso de metodologias ultrapassadas e linguagens distantes do mundo em que o aluno está inserido levam a um desinteresse no aprendizado não só de Física, mas de todas as disciplinas ligadas às ciências da natureza. Diante deste quadro, nosso objetivo neste trabalho é desenvolver uma ferramenta lúdica que possa tornar a aula de Física mais atrativa. Nesse intuito, apresentamos uma proposta de adaptação do jogo de tabuleiro “Perfil” para uso em sala de aula. O jogo foi desenvolvido e testado por duas turmas do 1o ano do Ensino do Médio, os resultados mostram que, de fato, este é um recurso didático interessante que deve ser melhor explorado, pois oferece ao professor uma alternativa para uma aprendizagem mais significativa
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-11T19:40:09Z
2019-09-11T19:40:09Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Daniel Cataldo. Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11204
identifier_str_mv FERREIRA, Daniel Cataldo. Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838817365786624