Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11204 |
Resumo: | O ensino de Física praticado hoje, na maioria das escolas de Ensino Médio, tem se mostrado muito mecanizado, centrado na memorização de fórmulas e fixação de conteúdo através de exercícios repetitivos, ao invés de valorizar a discussão, a pesquisa e a criatividade. Como tem sido constatado, o uso de metodologias ultrapassadas e linguagens distantes do mundo em que o aluno está inserido levam a um desinteresse no aprendizado não só de Física, mas de todas as disciplinas ligadas às ciências da natureza. Diante deste quadro, nosso objetivo neste trabalho é desenvolver uma ferramenta lúdica que possa tornar a aula de Física mais atrativa. Nesse intuito, apresentamos uma proposta de adaptação do jogo de tabuleiro “Perfil” para uso em sala de aula. O jogo foi desenvolvido e testado por duas turmas do 1o ano do Ensino do Médio, os resultados mostram que, de fato, este é um recurso didático interessante que deve ser melhor explorado, pois oferece ao professor uma alternativa para uma aprendizagem mais significativa |
id |
UFF-2_464d9b51f958f42a508e1465644d669f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/11204 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médioDidáticaJogosEnsino de físicaFísicaEnsinoJogos didáticosEnsino médioDidacticGamesPhysics teachingO ensino de Física praticado hoje, na maioria das escolas de Ensino Médio, tem se mostrado muito mecanizado, centrado na memorização de fórmulas e fixação de conteúdo através de exercícios repetitivos, ao invés de valorizar a discussão, a pesquisa e a criatividade. Como tem sido constatado, o uso de metodologias ultrapassadas e linguagens distantes do mundo em que o aluno está inserido levam a um desinteresse no aprendizado não só de Física, mas de todas as disciplinas ligadas às ciências da natureza. Diante deste quadro, nosso objetivo neste trabalho é desenvolver uma ferramenta lúdica que possa tornar a aula de Física mais atrativa. Nesse intuito, apresentamos uma proposta de adaptação do jogo de tabuleiro “Perfil” para uso em sala de aula. O jogo foi desenvolvido e testado por duas turmas do 1o ano do Ensino do Médio, os resultados mostram que, de fato, este é um recurso didático interessante que deve ser melhor explorado, pois oferece ao professor uma alternativa para uma aprendizagem mais significativaThe practised physics teaching nowadays, in majority high school education, has been shown very mechanized, focused in the memorization of formulas and stablishment of content through repetitive exercises, instead of appreciate the discussion, the research and the creativity. As it has been verified, the use of outdated methodologies and languages that are not introduced in the world where the pupil is inserted not only lead to a disinterest in the learning of Physics, but of all disciplines related to sciences of nature. Faced with this situation, our objective in this work is to develop a clear tool that can make physics class more attractive. In this aim, we present a proposal to adapt the board game “Profile” for the use in classroom. The game has been developed and tested by two groups from 1º year of high school and the results show that, in fact, this is an interesting didactic resource that must be better explored, because it offers to the professor an alternative for a more significant learningSaguia, Andreia MendonçaPonciano, Beatriz Maria BoechatSouza, José Antônio eFerreira, Daniel Cataldo2019-09-11T19:40:09Z2019-09-11T19:40:09Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Daniel Cataldo. Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11204http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-12T18:18:35Zoai:app.uff.br:1/11204Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-12T18:18:35Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio |
title |
Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio |
spellingShingle |
Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio Ferreira, Daniel Cataldo Didática Jogos Ensino de física Física Ensino Jogos didáticos Ensino médio Didactic Games Physics teaching |
title_short |
Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio |
title_full |
Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio |
title_fullStr |
Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio |
title_sort |
Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio |
author |
Ferreira, Daniel Cataldo |
author_facet |
Ferreira, Daniel Cataldo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saguia, Andreia Mendonça Ponciano, Beatriz Maria Boechat Souza, José Antônio e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Daniel Cataldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Jogos Ensino de física Física Ensino Jogos didáticos Ensino médio Didactic Games Physics teaching |
topic |
Didática Jogos Ensino de física Física Ensino Jogos didáticos Ensino médio Didactic Games Physics teaching |
description |
O ensino de Física praticado hoje, na maioria das escolas de Ensino Médio, tem se mostrado muito mecanizado, centrado na memorização de fórmulas e fixação de conteúdo através de exercícios repetitivos, ao invés de valorizar a discussão, a pesquisa e a criatividade. Como tem sido constatado, o uso de metodologias ultrapassadas e linguagens distantes do mundo em que o aluno está inserido levam a um desinteresse no aprendizado não só de Física, mas de todas as disciplinas ligadas às ciências da natureza. Diante deste quadro, nosso objetivo neste trabalho é desenvolver uma ferramenta lúdica que possa tornar a aula de Física mais atrativa. Nesse intuito, apresentamos uma proposta de adaptação do jogo de tabuleiro “Perfil” para uso em sala de aula. O jogo foi desenvolvido e testado por duas turmas do 1o ano do Ensino do Médio, os resultados mostram que, de fato, este é um recurso didático interessante que deve ser melhor explorado, pois oferece ao professor uma alternativa para uma aprendizagem mais significativa |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-11T19:40:09Z 2019-09-11T19:40:09Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Daniel Cataldo. Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/11204 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Daniel Cataldo. Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838817365786624 |