A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mariany Freire da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28871
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a contação de histórias enquanto recurso didático-pedagógico capaz de contribuir positivamente na consolidação de um processo de alfabetização discursiva, que busque ampliar a experiência formativa de maneira alternativa face às pedagogias acartilhadas presentes nos ambientes educacionais. Para tanto, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e de estudo de caso como arcabouço teórico, apresentando as perspectivas dos autores: Ana Luiza Smolka, Carmen Sanches e Vygotsky sobre a temática. Assim, observou- se também as possibilidades e desafios apresentados no desenvolvimento de uma pedagogia voltada para a autonomia dos sujeitos, no que diz respeito à construção da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
id UFF-2_47398863c5211430e20dcbc5693af346
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28871
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetizaçãoContação de históriaAlfabetização discursivaPrática pedagógicaAlfabetizaçãoArte de contar históriaStorytellingDiscursive LiteracyPedagogical PracticeO presente trabalho tem como objetivo evidenciar a contação de histórias enquanto recurso didático-pedagógico capaz de contribuir positivamente na consolidação de um processo de alfabetização discursiva, que busque ampliar a experiência formativa de maneira alternativa face às pedagogias acartilhadas presentes nos ambientes educacionais. Para tanto, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e de estudo de caso como arcabouço teórico, apresentando as perspectivas dos autores: Ana Luiza Smolka, Carmen Sanches e Vygotsky sobre a temática. Assim, observou- se também as possibilidades e desafios apresentados no desenvolvimento de uma pedagogia voltada para a autonomia dos sujeitos, no que diz respeito à construção da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.The present work aims to highlight storytelling as a didactic-pedagogical resource capable of contributing positively to the consolidation of a process of discursive literacy, which seeks to expand the formative experience in an alternative way to the cartilaginous pedagogies present in educational environments. In order to do so, we used bibliographic research and case studies as a theoretical framework, presenting the perspectives of authors Ana Luiza Smolka, Carmen Sanches and Vygotsky on the subject. Thus, the possibilities and challenges presented in the development of a pedagogy focused on the autonomy of the subjects were also observed, with regard to the construction of reading and writing in the early years of elementary school.32 f.Albuquerque, Andrea SerpaAlmeida, Sandra Maciel deCosta, Mariany Freire da2023-05-17T13:33:06Z2023-05-17T13:33:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Mariany Freire da. A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização, 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28871CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-05-17T13:33:10Zoai:app.uff.br:1/28871Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-05-17T13:33:10Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização
title A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização
spellingShingle A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização
Costa, Mariany Freire da
Contação de história
Alfabetização discursiva
Prática pedagógica
Alfabetização
Arte de contar história
Storytelling
Discursive Literacy
Pedagogical Practice
title_short A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização
title_full A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização
title_fullStr A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização
title_full_unstemmed A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização
title_sort A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização
author Costa, Mariany Freire da
author_facet Costa, Mariany Freire da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albuquerque, Andrea Serpa
Almeida, Sandra Maciel de
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Mariany Freire da
dc.subject.por.fl_str_mv Contação de história
Alfabetização discursiva
Prática pedagógica
Alfabetização
Arte de contar história
Storytelling
Discursive Literacy
Pedagogical Practice
topic Contação de história
Alfabetização discursiva
Prática pedagógica
Alfabetização
Arte de contar história
Storytelling
Discursive Literacy
Pedagogical Practice
description O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a contação de histórias enquanto recurso didático-pedagógico capaz de contribuir positivamente na consolidação de um processo de alfabetização discursiva, que busque ampliar a experiência formativa de maneira alternativa face às pedagogias acartilhadas presentes nos ambientes educacionais. Para tanto, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e de estudo de caso como arcabouço teórico, apresentando as perspectivas dos autores: Ana Luiza Smolka, Carmen Sanches e Vygotsky sobre a temática. Assim, observou- se também as possibilidades e desafios apresentados no desenvolvimento de uma pedagogia voltada para a autonomia dos sujeitos, no que diz respeito à construção da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-17T13:33:06Z
2023-05-17T13:33:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Mariany Freire da. A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização, 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28871
identifier_str_mv COSTA, Mariany Freire da. A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização, 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838803510951936