A Jaguar Land Rover e a financeirização: o reposicionamento do grupo a partir do controle da Tata Motors

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luiz Henrique Cirne de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13226
http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.08980545754
Resumo: Analisar o processo de financeirização no grupo automotivo Jaguar Land Rover . No mercado atual, observa se a predominância de um estereótipo da lógica financeira na gestão das corporações do ramo automobilístico, com uma tendência de valorização do capital via mercado financeiro em detrimento da valorização do capital via produção. Procedimentos/Método para a solução do problema: Este estudo caracteriza se como uma pesquisa qualitativa e explicativa, já que compreende um grupo social e a ocorrência de um fenômeno . Para a análise de dados foi utilizado o método de análise de conteúdo com a utilização de cinco categorias de análise, pois favorece a classificação de elementos e o agrupamento das evidências por similaridade. Tendo em vista o deslocamento do setor automotivo para o processo de financeirização tem se a predominância de práticas de gestão que priorizam os tradicionais instrumentos de controle da lógica financeira. Nesse contexto, o g rupo Jaguar Land Rover sofre mudanças para permanecer competitivo em decorrência das novas concepções de controle vigentes. Observado esse contexto, a presente pesquisa realizou um estudo de caso no grupo JLR. Para tal, a metodologia utilizada como forma de coleta de dados é a técnica de análise documental. Esta foi efetuada em relatórios anuais da montadora, em relatórios financeiros da Holding Tata Motors , em sites especializados do mercado financeiro e da própria montadora. Resultados: Constatou se, a partir dessa pesquisa , que o Estado teve papel central na promoção do mercado e da indústria automotiva indiana. Também, verificou se que o grupo Jaguar Land Rover (JLR) é um caso particular quanto ao estereótipo que caracteriza o fenômeno da financeirização . Sobre a ótica da sociologia econômica, corrente teórica que embasa esse estudo, evidencia se que o grupo Tata Motors Limited (TML), tomou uma decisão estratégica, que foi “divisora de águas” em sua trajetória, ao adquirir o grupo JLR, quando ela avança de um estágio de incumbente no mercado nacional para um estágio de desafiante no mercado internacional das indústrias automobilísticas. Ou seja, a TML sai de um contexto de atuação local no mercado para um contexto de atuação global. Implicações práticas: Evidenc iou se a necessidade de compreender as implicações desses desdobramentos para os estudos sobre variedades de capitalismo, por considerar um novo momento da indústria automobilística, uma vez que esta sofre a influência de fatores culturais, políticos, geog ráficos, históricos e outros. As evidências encontradas nessa pesquisa refletiram os impactos gerados pelo fenômeno econômico social financeirização nas estruturas e formas de gestão das empresas. Além disso, verificou se um deslocamento do eixo produtivo do mercado consumidor do setor automotivo para a região asiática, dominada por um capitalismo com características distintas do continente americano, por exemplo. Originalidade e contribuições: Através dessa pesquisa busc ou se compreender um fenômeno que se faz presente e tem consequências para toda a sociedade. Desse modo, esse trabalho tem sua importância, também, pela carência de demais pesquisas que abordem o 8 fenômeno da fenômeno da financeirizaçãofinanceirização na na Jaguar Land RoverJaguar Land Rover, grupo este que ainda não conta com , grupo este que ainda não conta com investigainvestigações acadêmicas no âmbito nacional. Entre as publicações encontradas que assumem ções acadêmicas no âmbito nacional. Entre as publicações encontradas que assumem as indústrias automobilísticas como foco, inúmeros trabalhos foram realizados acerca das as indústrias automobilísticas como foco, inúmeros trabalhos foram realizados acerca das empresas em atuação no mercado, porém nenhum conteúdo relacionado a empresas em atuação no mercado, porém nenhum conteúdo relacionado a Jaguar Land RoverJaguar Land Rover.. OOs resultados aqui encontrados ts resultados aqui encontrados têmêm aderência aderência àà linha de pesquisa 1 linha de pesquisa 1 –– “Organização e “Organização e Sociedade”, ao Sociedade”, ao terem demonstrado terem demonstrado dinâmicas contemporâneas que refletem ações gerenciais, dinâmicas contemporâneas que refletem ações gerenciais, formatos institucionais, interação mercado, empresa e Governo eformatos institucionais, interação mercado, empresa e Governo e seusseus desdobramentodesdobramentos. Além s. Além de problematizar a efetividade organizacional em gerar mudanças sociais. de problematizar a efetividade organizacional em gerar mudanças sociais. Produção Técnica/Tecnológica: Produção Técnica/Tecnológica: O principal produto tecnológico derivado dessa pesquisa O principal produto tecnológico derivado dessa pesquisa constituiconstitui--se em dados que serão úteis para a estruturação de uma plataforma se em dados que serão úteis para a estruturação de uma plataforma de dados sobre a de dados sobre a indústria automobilística brasileira, conhecida por indústria automobilística brasileira, conhecida por Brazilian Research in Auto IndustryBrazilian Research in Auto Industry (BRAIN). A presente plataforma está em construção através do Grupo de Estudos em (BRAIN). A presente plataforma está em construção através do Grupo de Estudos em Desenvolvimento do Sul Fluminense (GEDESF), cadastrado junto ao CNPq eDesenvolvimento do Sul Fluminense (GEDESF), cadastrado junto ao CNPq e coordenado coordenado pelo Prof. pelo Prof. Raphael Jonathas da Costa LimaRaphael Jonathas da Costa Lima--UFF/VRUFF/VR. . O presente estudo enquadraO presente estudo enquadra--se no eixo se no eixo quatro de pesquisa na lista de produtos técnicos/tecnológicos do PPGA/UFF, que é: Serviços quatro de pesquisa na lista de produtos técnicos/tecnológicos do PPGA/UFF, que é: Serviços técnicos como produção do conhecimento.técnicos como produção do conhecimento. Quanto à aplicabilidadeQuanto à aplicabilidade,, este trabalho apresenta este trabalho apresenta um produto replicável com produção de conhecimento para as literaturas: da indústria um produto replicável com produção de conhecimento para as literaturas: da indústria automobilística e da automobilística e da financeirizaçãofinanceirização, alicerçadas pela sociologia econômica. Quanto à , alicerçadas pela sociologia econômica. Quanto à inovação, inovação, eleele traz o traz o ggrupo rupo aautomotivo utomotivo Jaguar Land RoverJaguar Land Rover e seue seu comportamento diante do comportamento diante do fenômeno econômicofenômeno econômico--social social financeirizaçãofinanceirização. Quanto à complexibilidade. Quanto à complexibilidade,, essa pesquisaessa pesquisa reúne reúne um conjunto teórico multidisciplinar para as análises de dados e informações constantes em um conjunto teórico multidisciplinar para as análises de dados e informações constantes em relatórios complexos, complementando pesquisas antrelatórios complexos, complementando pesquisas anteriores e fornecendo conteúdo útil para eriores e fornecendo conteúdo útil para novas pesquisas. novas pesquisas.
id UFF-2_475ae650adef0ac26fb8d5025928e47f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13226
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A Jaguar Land Rover e a financeirização: o reposicionamento do grupo a partir do controle da Tata MotorsFinanceirizaçãoIndústria automobilísticaSociologia econômicaJaguar Land RoverGestãoMercado financeiroAdministração de empresaFinancializationEconomic sociologyMarketConception of controlAuto industryAnalisar o processo de financeirização no grupo automotivo Jaguar Land Rover . No mercado atual, observa se a predominância de um estereótipo da lógica financeira na gestão das corporações do ramo automobilístico, com uma tendência de valorização do capital via mercado financeiro em detrimento da valorização do capital via produção. Procedimentos/Método para a solução do problema: Este estudo caracteriza se como uma pesquisa qualitativa e explicativa, já que compreende um grupo social e a ocorrência de um fenômeno . Para a análise de dados foi utilizado o método de análise de conteúdo com a utilização de cinco categorias de análise, pois favorece a classificação de elementos e o agrupamento das evidências por similaridade. Tendo em vista o deslocamento do setor automotivo para o processo de financeirização tem se a predominância de práticas de gestão que priorizam os tradicionais instrumentos de controle da lógica financeira. Nesse contexto, o g rupo Jaguar Land Rover sofre mudanças para permanecer competitivo em decorrência das novas concepções de controle vigentes. Observado esse contexto, a presente pesquisa realizou um estudo de caso no grupo JLR. Para tal, a metodologia utilizada como forma de coleta de dados é a técnica de análise documental. Esta foi efetuada em relatórios anuais da montadora, em relatórios financeiros da Holding Tata Motors , em sites especializados do mercado financeiro e da própria montadora. Resultados: Constatou se, a partir dessa pesquisa , que o Estado teve papel central na promoção do mercado e da indústria automotiva indiana. Também, verificou se que o grupo Jaguar Land Rover (JLR) é um caso particular quanto ao estereótipo que caracteriza o fenômeno da financeirização . Sobre a ótica da sociologia econômica, corrente teórica que embasa esse estudo, evidencia se que o grupo Tata Motors Limited (TML), tomou uma decisão estratégica, que foi “divisora de águas” em sua trajetória, ao adquirir o grupo JLR, quando ela avança de um estágio de incumbente no mercado nacional para um estágio de desafiante no mercado internacional das indústrias automobilísticas. Ou seja, a TML sai de um contexto de atuação local no mercado para um contexto de atuação global. Implicações práticas: Evidenc iou se a necessidade de compreender as implicações desses desdobramentos para os estudos sobre variedades de capitalismo, por considerar um novo momento da indústria automobilística, uma vez que esta sofre a influência de fatores culturais, políticos, geog ráficos, históricos e outros. As evidências encontradas nessa pesquisa refletiram os impactos gerados pelo fenômeno econômico social financeirização nas estruturas e formas de gestão das empresas. Além disso, verificou se um deslocamento do eixo produtivo do mercado consumidor do setor automotivo para a região asiática, dominada por um capitalismo com características distintas do continente americano, por exemplo. Originalidade e contribuições: Através dessa pesquisa busc ou se compreender um fenômeno que se faz presente e tem consequências para toda a sociedade. Desse modo, esse trabalho tem sua importância, também, pela carência de demais pesquisas que abordem o 8 fenômeno da fenômeno da financeirizaçãofinanceirização na na Jaguar Land RoverJaguar Land Rover, grupo este que ainda não conta com , grupo este que ainda não conta com investigainvestigações acadêmicas no âmbito nacional. Entre as publicações encontradas que assumem ções acadêmicas no âmbito nacional. Entre as publicações encontradas que assumem as indústrias automobilísticas como foco, inúmeros trabalhos foram realizados acerca das as indústrias automobilísticas como foco, inúmeros trabalhos foram realizados acerca das empresas em atuação no mercado, porém nenhum conteúdo relacionado a empresas em atuação no mercado, porém nenhum conteúdo relacionado a Jaguar Land RoverJaguar Land Rover.. OOs resultados aqui encontrados ts resultados aqui encontrados têmêm aderência aderência àà linha de pesquisa 1 linha de pesquisa 1 –– “Organização e “Organização e Sociedade”, ao Sociedade”, ao terem demonstrado terem demonstrado dinâmicas contemporâneas que refletem ações gerenciais, dinâmicas contemporâneas que refletem ações gerenciais, formatos institucionais, interação mercado, empresa e Governo eformatos institucionais, interação mercado, empresa e Governo e seusseus desdobramentodesdobramentos. Além s. Além de problematizar a efetividade organizacional em gerar mudanças sociais. de problematizar a efetividade organizacional em gerar mudanças sociais. Produção Técnica/Tecnológica: Produção Técnica/Tecnológica: O principal produto tecnológico derivado dessa pesquisa O principal produto tecnológico derivado dessa pesquisa constituiconstitui--se em dados que serão úteis para a estruturação de uma plataforma se em dados que serão úteis para a estruturação de uma plataforma de dados sobre a de dados sobre a indústria automobilística brasileira, conhecida por indústria automobilística brasileira, conhecida por Brazilian Research in Auto IndustryBrazilian Research in Auto Industry (BRAIN). A presente plataforma está em construção através do Grupo de Estudos em (BRAIN). A presente plataforma está em construção através do Grupo de Estudos em Desenvolvimento do Sul Fluminense (GEDESF), cadastrado junto ao CNPq eDesenvolvimento do Sul Fluminense (GEDESF), cadastrado junto ao CNPq e coordenado coordenado pelo Prof. pelo Prof. Raphael Jonathas da Costa LimaRaphael Jonathas da Costa Lima--UFF/VRUFF/VR. . O presente estudo enquadraO presente estudo enquadra--se no eixo se no eixo quatro de pesquisa na lista de produtos técnicos/tecnológicos do PPGA/UFF, que é: Serviços quatro de pesquisa na lista de produtos técnicos/tecnológicos do PPGA/UFF, que é: Serviços técnicos como produção do conhecimento.técnicos como produção do conhecimento. Quanto à aplicabilidadeQuanto à aplicabilidade,, este trabalho apresenta este trabalho apresenta um produto replicável com produção de conhecimento para as literaturas: da indústria um produto replicável com produção de conhecimento para as literaturas: da indústria automobilística e da automobilística e da financeirizaçãofinanceirização, alicerçadas pela sociologia econômica. Quanto à , alicerçadas pela sociologia econômica. Quanto à inovação, inovação, eleele traz o traz o ggrupo rupo aautomotivo utomotivo Jaguar Land RoverJaguar Land Rover e seue seu comportamento diante do comportamento diante do fenômeno econômicofenômeno econômico--social social financeirizaçãofinanceirização. Quanto à complexibilidade. Quanto à complexibilidade,, essa pesquisaessa pesquisa reúne reúne um conjunto teórico multidisciplinar para as análises de dados e informações constantes em um conjunto teórico multidisciplinar para as análises de dados e informações constantes em relatórios complexos, complementando pesquisas antrelatórios complexos, complementando pesquisas anteriores e fornecendo conteúdo útil para eriores e fornecendo conteúdo útil para novas pesquisas. novas pesquisas.Analyze the financialization process in the Jaguar Land Rover automotive group. Nowadays the market observes the predominance of a stereotype of the financial logic in the management of automobile corporations, with a tendency of capital appreciation via the financial market with loss of capital appreciation towards production. Procedures / Method for problem solution: This study is characterized as a qualitative and explanatory research, as it comprises a social gro up and the occurrence of a pheno menon. For data analysis was used the method of content analysis using five categories of analysis, because it allows the classification of elements and the grouping of evidence by similarity. In view of the shift from the a utomotive sector to the financialization process, consider yourself the predominance of practices that prioritize traditional financial logic control instruments is considered. In this context, the Jaguar Land Rover Group undergoes changes to remain compet itive due to new control concepts in validity. Observing this context, this research will conduct a case study in the JLR group. To this end, the methodology used as a form of data collection is the document analysis technique. This was accomplished in ann ual reports of the automaker, in financial reports of Holding Tata Motors , in specialized websites of the financial market and the automaker itself. Results: It was fou nd from this research that the S tate played a central role in promoting the indian auto motive industry and market. Also, it was found that the Jaguar Land Rover (JLR) group is a particular case regarding the stereotype that characterizes the financialization phenomenon. From the perspective of economic sociology, the theoretical underpinning s of this study, it is clear that the Tata Motors Limited (TML) group made a strategic decision, which was “watershed” in its trajectory, by acquiring the JLR group, when advances from a dealer stage in the domestic market to a challenging stage in the int ernational auto industry market. That is, TML moves from a local market context to a global market context. Implications practices: Became evident the necessity understand the implications of these developments for studies on varieties of capitalism, cons idering a new moment in the auto industry, as it is influenced by cultural, political, geographical, historical and other factors. The evidence found in this research reflected the impacts generated by the economic social phenomenon financialization on the structures and forms of management of companies. In addition, there was a shift in the productive axis of the automotive consumer market to the Asian region, dominated by a capitalism with distinct characteristics of the American continent, for example. Originality and Contributions: Through this research we seek to understand a phenomenon that is present and has consequences for the whole society. Thus, this work has its importance, also, due to the lack of other researches that discuss the financializat ion phenomenon in Jaguar Land Rover , a group that still does not have academic investigations at the national level. Among the publications found that focus on the automotive industry, numerous works were conducted with reference to companies operating in the market, but none content related to Jaguar Land RoverJaguar Land Rover. The results found here adhere to research line 1 The results found here adhere to research line 1 -- “Organization and “Organization and Society”, when they demonstrated contemporary dynamics that reflect managerial actions, Society”, when they demonstrated contemporary dynamics that reflect managerial actions, institutional formats, market, company ainstitutional formats, market, company and Government interaction and their consequences. nd Government interaction and their consequences. Besides problematizing the organizational effectiveness in generating of social changes.Besides problematizing the organizational effectiveness in generating of social changes. Technical Production/Technological: Technical Production/Technological: The main technological product resulting from this The main technological product resulting from this research is data that will beresearch is data that will be useful for structuring a data platform on the Brazilian automobile useful for structuring a data platform on the Brazilian automobile industry, known as the industry, known as the Brazilian Research in Auto IndustryBrazilian Research in Auto Industry (BRAIN). This platform is under (BRAIN). This platform is under construction through the Southern Fluminense Development Study Group (GEDESF), construction through the Southern Fluminense Development Study Group (GEDESF), registered with CNregistered with CNPq and coordinated by Prof. Raphael Jonathas da Costa LimaPq and coordinated by Prof. Raphael Jonathas da Costa Lima--UFF/VR.UFF/VR. This study fits into the four axis of research in the list of technical/technological products of This study fits into the four axis of research in the list of technical/technological products of PPGA/UFF, what is: Technical services as knowledge production. Regarding applicability, PPGA/UFF, what is: Technical services as knowledge production. Regarding applicability, thithis paper presents a replicable product with knowledge production for the literature: the s paper presents a replicable product with knowledge production for the literature: the automobile industry and automobile industry and financializationfinancialization, based on economic sociology. As for innovation, the , based on economic sociology. As for innovation, the study brings the automotive group study brings the automotive group Jaguar Land RoverJaguar Land Rover and its behavior in thand its behavior in the face of the e face of the economiceconomic--social phenomenon social phenomenon financializationfinancialization. As for complexity, this research brings . As for complexity, this research brings together a multidisciplinary theoretical set for analyzing data and information contained in in together a multidisciplinary theoretical set for analyzing data and information contained in in complex reports, complementing previous research and providincomplex reports, complementing previous research and providing useful content for new g useful content for new research.146 f.Volta RedondaLima, Raphael Jonathas da CostaMonteiro, Cristiano FonsecaAbdalla, Márcio MoutinhoSacomano Neto, Máriohttp://lattes.cnpq.br/8055304420182992http://lattes.cnpq.br/7375738037025795http://lattes.cnpq.br/5328470389792359http://lattes.cnpq.br/4524218198273943http://lattes.cnpq.br/0000793038362058Souza, Luiz Henrique Cirne de2020-04-03T18:46:42Z2020-04-03T18:46:42Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Luiz Henrique Cirne de. A Jaguar Land Rover e a financeirização: o reposicionamento do grupo a partir do controle da Tata Motors. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13226Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.08980545754http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-19T00:21:14Zoai:app.uff.br:1/13226Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-19T00:21:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Jaguar Land Rover e a financeirização: o reposicionamento do grupo a partir do controle da Tata Motors
title A Jaguar Land Rover e a financeirização: o reposicionamento do grupo a partir do controle da Tata Motors
spellingShingle A Jaguar Land Rover e a financeirização: o reposicionamento do grupo a partir do controle da Tata Motors
Souza, Luiz Henrique Cirne de
Financeirização
Indústria automobilística
Sociologia econômica
Jaguar Land Rover
Gestão
Mercado financeiro
Administração de empresa
Financialization
Economic sociology
Market
Conception of control
Auto industry
title_short A Jaguar Land Rover e a financeirização: o reposicionamento do grupo a partir do controle da Tata Motors
title_full A Jaguar Land Rover e a financeirização: o reposicionamento do grupo a partir do controle da Tata Motors
title_fullStr A Jaguar Land Rover e a financeirização: o reposicionamento do grupo a partir do controle da Tata Motors
title_full_unstemmed A Jaguar Land Rover e a financeirização: o reposicionamento do grupo a partir do controle da Tata Motors
title_sort A Jaguar Land Rover e a financeirização: o reposicionamento do grupo a partir do controle da Tata Motors
author Souza, Luiz Henrique Cirne de
author_facet Souza, Luiz Henrique Cirne de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Raphael Jonathas da Costa
Monteiro, Cristiano Fonseca
Abdalla, Márcio Moutinho
Sacomano Neto, Mário
http://lattes.cnpq.br/8055304420182992
http://lattes.cnpq.br/7375738037025795
http://lattes.cnpq.br/5328470389792359
http://lattes.cnpq.br/4524218198273943
http://lattes.cnpq.br/0000793038362058
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luiz Henrique Cirne de
dc.subject.por.fl_str_mv Financeirização
Indústria automobilística
Sociologia econômica
Jaguar Land Rover
Gestão
Mercado financeiro
Administração de empresa
Financialization
Economic sociology
Market
Conception of control
Auto industry
topic Financeirização
Indústria automobilística
Sociologia econômica
Jaguar Land Rover
Gestão
Mercado financeiro
Administração de empresa
Financialization
Economic sociology
Market
Conception of control
Auto industry
description Analisar o processo de financeirização no grupo automotivo Jaguar Land Rover . No mercado atual, observa se a predominância de um estereótipo da lógica financeira na gestão das corporações do ramo automobilístico, com uma tendência de valorização do capital via mercado financeiro em detrimento da valorização do capital via produção. Procedimentos/Método para a solução do problema: Este estudo caracteriza se como uma pesquisa qualitativa e explicativa, já que compreende um grupo social e a ocorrência de um fenômeno . Para a análise de dados foi utilizado o método de análise de conteúdo com a utilização de cinco categorias de análise, pois favorece a classificação de elementos e o agrupamento das evidências por similaridade. Tendo em vista o deslocamento do setor automotivo para o processo de financeirização tem se a predominância de práticas de gestão que priorizam os tradicionais instrumentos de controle da lógica financeira. Nesse contexto, o g rupo Jaguar Land Rover sofre mudanças para permanecer competitivo em decorrência das novas concepções de controle vigentes. Observado esse contexto, a presente pesquisa realizou um estudo de caso no grupo JLR. Para tal, a metodologia utilizada como forma de coleta de dados é a técnica de análise documental. Esta foi efetuada em relatórios anuais da montadora, em relatórios financeiros da Holding Tata Motors , em sites especializados do mercado financeiro e da própria montadora. Resultados: Constatou se, a partir dessa pesquisa , que o Estado teve papel central na promoção do mercado e da indústria automotiva indiana. Também, verificou se que o grupo Jaguar Land Rover (JLR) é um caso particular quanto ao estereótipo que caracteriza o fenômeno da financeirização . Sobre a ótica da sociologia econômica, corrente teórica que embasa esse estudo, evidencia se que o grupo Tata Motors Limited (TML), tomou uma decisão estratégica, que foi “divisora de águas” em sua trajetória, ao adquirir o grupo JLR, quando ela avança de um estágio de incumbente no mercado nacional para um estágio de desafiante no mercado internacional das indústrias automobilísticas. Ou seja, a TML sai de um contexto de atuação local no mercado para um contexto de atuação global. Implicações práticas: Evidenc iou se a necessidade de compreender as implicações desses desdobramentos para os estudos sobre variedades de capitalismo, por considerar um novo momento da indústria automobilística, uma vez que esta sofre a influência de fatores culturais, políticos, geog ráficos, históricos e outros. As evidências encontradas nessa pesquisa refletiram os impactos gerados pelo fenômeno econômico social financeirização nas estruturas e formas de gestão das empresas. Além disso, verificou se um deslocamento do eixo produtivo do mercado consumidor do setor automotivo para a região asiática, dominada por um capitalismo com características distintas do continente americano, por exemplo. Originalidade e contribuições: Através dessa pesquisa busc ou se compreender um fenômeno que se faz presente e tem consequências para toda a sociedade. Desse modo, esse trabalho tem sua importância, também, pela carência de demais pesquisas que abordem o 8 fenômeno da fenômeno da financeirizaçãofinanceirização na na Jaguar Land RoverJaguar Land Rover, grupo este que ainda não conta com , grupo este que ainda não conta com investigainvestigações acadêmicas no âmbito nacional. Entre as publicações encontradas que assumem ções acadêmicas no âmbito nacional. Entre as publicações encontradas que assumem as indústrias automobilísticas como foco, inúmeros trabalhos foram realizados acerca das as indústrias automobilísticas como foco, inúmeros trabalhos foram realizados acerca das empresas em atuação no mercado, porém nenhum conteúdo relacionado a empresas em atuação no mercado, porém nenhum conteúdo relacionado a Jaguar Land RoverJaguar Land Rover.. OOs resultados aqui encontrados ts resultados aqui encontrados têmêm aderência aderência àà linha de pesquisa 1 linha de pesquisa 1 –– “Organização e “Organização e Sociedade”, ao Sociedade”, ao terem demonstrado terem demonstrado dinâmicas contemporâneas que refletem ações gerenciais, dinâmicas contemporâneas que refletem ações gerenciais, formatos institucionais, interação mercado, empresa e Governo eformatos institucionais, interação mercado, empresa e Governo e seusseus desdobramentodesdobramentos. Além s. Além de problematizar a efetividade organizacional em gerar mudanças sociais. de problematizar a efetividade organizacional em gerar mudanças sociais. Produção Técnica/Tecnológica: Produção Técnica/Tecnológica: O principal produto tecnológico derivado dessa pesquisa O principal produto tecnológico derivado dessa pesquisa constituiconstitui--se em dados que serão úteis para a estruturação de uma plataforma se em dados que serão úteis para a estruturação de uma plataforma de dados sobre a de dados sobre a indústria automobilística brasileira, conhecida por indústria automobilística brasileira, conhecida por Brazilian Research in Auto IndustryBrazilian Research in Auto Industry (BRAIN). A presente plataforma está em construção através do Grupo de Estudos em (BRAIN). A presente plataforma está em construção através do Grupo de Estudos em Desenvolvimento do Sul Fluminense (GEDESF), cadastrado junto ao CNPq eDesenvolvimento do Sul Fluminense (GEDESF), cadastrado junto ao CNPq e coordenado coordenado pelo Prof. pelo Prof. Raphael Jonathas da Costa LimaRaphael Jonathas da Costa Lima--UFF/VRUFF/VR. . O presente estudo enquadraO presente estudo enquadra--se no eixo se no eixo quatro de pesquisa na lista de produtos técnicos/tecnológicos do PPGA/UFF, que é: Serviços quatro de pesquisa na lista de produtos técnicos/tecnológicos do PPGA/UFF, que é: Serviços técnicos como produção do conhecimento.técnicos como produção do conhecimento. Quanto à aplicabilidadeQuanto à aplicabilidade,, este trabalho apresenta este trabalho apresenta um produto replicável com produção de conhecimento para as literaturas: da indústria um produto replicável com produção de conhecimento para as literaturas: da indústria automobilística e da automobilística e da financeirizaçãofinanceirização, alicerçadas pela sociologia econômica. Quanto à , alicerçadas pela sociologia econômica. Quanto à inovação, inovação, eleele traz o traz o ggrupo rupo aautomotivo utomotivo Jaguar Land RoverJaguar Land Rover e seue seu comportamento diante do comportamento diante do fenômeno econômicofenômeno econômico--social social financeirizaçãofinanceirização. Quanto à complexibilidade. Quanto à complexibilidade,, essa pesquisaessa pesquisa reúne reúne um conjunto teórico multidisciplinar para as análises de dados e informações constantes em um conjunto teórico multidisciplinar para as análises de dados e informações constantes em relatórios complexos, complementando pesquisas antrelatórios complexos, complementando pesquisas anteriores e fornecendo conteúdo útil para eriores e fornecendo conteúdo útil para novas pesquisas. novas pesquisas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-03T18:46:42Z
2020-04-03T18:46:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Luiz Henrique Cirne de. A Jaguar Land Rover e a financeirização: o reposicionamento do grupo a partir do controle da Tata Motors. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13226
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.08980545754
identifier_str_mv SOUZA, Luiz Henrique Cirne de. A Jaguar Land Rover e a financeirização: o reposicionamento do grupo a partir do controle da Tata Motors. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13226
http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.08980545754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Volta Redonda
publisher.none.fl_str_mv Volta Redonda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838804941209600