Estratégias de comercialização para agricultura familiar: um estudo sobre o projeto Cesta Sabores da Terra e o assentamento Che Guevara em Campos dos Goytacazes/RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fernanda Medina de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6031
Resumo: A agricultura familiar possui importância na geração de emprego rural e na produção de alimentos, que são principalmente voltados para o abastecimento interno e para o próprio consumo dos produtores e suas famílias, tendo em vista sua menor escala e a pequena incorporação tecnológica. Entretanto, se torna necessário salientar que a produção familiar, além de ser um fator que ajuda a reduzir o êxodo rural, ele é fonte de recursos para as famílias que possuem menores condições e também contribui expressivamente para a geração de recursos, considerando a economia não só do setor agropecuário, mas do próprio país. Através de observações realizadas sobre a vida dos agricultores familiar locais, percebeu-se que eles vêm encontrando serias dificuldades no que se refere ao desenvolvimento de alternativas tecnológicas para a produção e o acesso a novos canais de comercialização. A partir disso, as políticas públicas que foram implantadas no primeiro governo Lula (2002), como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) surgem como importantes mercados institucionais no que se refere à ampliação dos canais de comercialização para os produtos dos assentados. Em vista disso, foi realizado um trabalho de campo para análise do assentamento Che Guevara em Campos dos Goytacazes acerca das estratégias e mecanismos utilizados pelos agricultores familiares para sua reprodução social dentro do próprio lote, juntamente com uma análise sobre o Projeto Cesta Sabores da Terra, organizado pelo Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU) como um possível mercado institucional para os agricultores locais. Dessa forma pode-se observar que os agricultores familiares locais ainda necessitam de políticas que estimulem a comercialização de seus produtos ou de projetos como feiras locais ou grupos de consumo responsável que podem trabalhar junto com as universidades locais como forma de criar novos circuitos curtos de comercialização no município
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