A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamarão, Luisa Quarti
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13111
Resumo: A tese trata das mediações culturais que influenciaram na construção da Música Popular Brasileira (MPB) no período entre 1968 e 1982. Para além das análises que priorizavam a trajetória dos movimentos musicais e/ou dos artistas de sucesso, a pesquisa busca mostrar que o êxito simbólico e comercial da MPB deve-se também a outros elementos que permitiram a aproximação da música com o público. Ao proporcionarem a circulação dessa mercadoria, os mediadores culturais facilitaram o acesso do público a ela, reafirmando valores caros ao projeto de diferentes veículos de comunicação que lucravam com essa atividade. Para exemplificar o conceito de mediação cultural, foram examinados os fascículos História da Música Popular Brasileira, da Editora Abril, que apresentava um encarte com a biografia e análises da obra do artista e um LP com suas principais músicas; os artigos de diferentes veículos de três jornalistas da chamada “nova onda” de críticos musicais: Ana Maria Bahiana; Nelson Motta e Tárik de Souza; e os shows do “Circuito Universitário”, série de espetáculos de MPB que percorreram cidades universitárias e capitais do Sudeste do Brasil. De diferentes formas, os três casos se constituem em importantes espaços de mediação que auxiliaram na divulgação das músicas, dos artistas e das práticas que englobaram a construção da instituição sócio-política chamada MPB
id UFF-2_5a3061e852ff33aef926916da9ab0f50
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13111
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982)Mediação culturalCrítica musicalHistória da música popular brasileiraHistória popularMúsica popular brasileiraCulturaMediaçãoA tese trata das mediações culturais que influenciaram na construção da Música Popular Brasileira (MPB) no período entre 1968 e 1982. Para além das análises que priorizavam a trajetória dos movimentos musicais e/ou dos artistas de sucesso, a pesquisa busca mostrar que o êxito simbólico e comercial da MPB deve-se também a outros elementos que permitiram a aproximação da música com o público. Ao proporcionarem a circulação dessa mercadoria, os mediadores culturais facilitaram o acesso do público a ela, reafirmando valores caros ao projeto de diferentes veículos de comunicação que lucravam com essa atividade. Para exemplificar o conceito de mediação cultural, foram examinados os fascículos História da Música Popular Brasileira, da Editora Abril, que apresentava um encarte com a biografia e análises da obra do artista e um LP com suas principais músicas; os artigos de diferentes veículos de três jornalistas da chamada “nova onda” de críticos musicais: Ana Maria Bahiana; Nelson Motta e Tárik de Souza; e os shows do “Circuito Universitário”, série de espetáculos de MPB que percorreram cidades universitárias e capitais do Sudeste do Brasil. De diferentes formas, os três casos se constituem em importantes espaços de mediação que auxiliaram na divulgação das músicas, dos artistas e das práticas que englobaram a construção da instituição sócio-política chamada MPBThe research deals with the cultural mediations that influenced the construction of Brazilian Popular Music (MPB) in the period between 1968 and 1982. In addition to he analyzes that prioritized the path of musical movements and / or the successful artists, the research seeks to show that the symbolic and commercial success of MPB is also due to other factors which made the approach music with the public. By providing the circulation of goods, cultural mediators facilitated public access to it, reaffirming values dear to the project of different media that profited from this activity. To illustrate the concept of cultural mediation, we examined the fascicles “História da Música Popular Brasileira”, from Editora Abril, who presented a booklet with a biography and analysis of the work of the artist and an LP with major music; articles written by the journalists called the “new wave” of the music critics: Ana Maria Bahiana, Nelson Motta and Tárik de Souza, and “Circuito Universitário”, a serie of concerts of MPB which visited capitals and university towns of southeastern Brazil. In many ways, the three cases constitute important spaces of mediation which helped in the dissemination of music, artists and practices that included the construction of socio-political institution called MPB270 f.NiteróiRollemberg, DeniseQuadrat, SamanthaNaves, SantuzaNapolitano, MarcosDias, Marcia TostaLamarão, Luisa Quarti2020-03-16T23:50:18Z2020-03-16T23:50:18Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13111Aluno de doutoradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-14T21:03:27Zoai:app.uff.br:1/13111Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-09-14T21:03:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982)
title A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982)
spellingShingle A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982)
Lamarão, Luisa Quarti
Mediação cultural
Crítica musical
História da música popular brasileira
História popular
Música popular brasileira
Cultura
Mediação
title_short A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982)
title_full A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982)
title_fullStr A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982)
title_full_unstemmed A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982)
title_sort A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982)
author Lamarão, Luisa Quarti
author_facet Lamarão, Luisa Quarti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rollemberg, Denise
Quadrat, Samantha
Naves, Santuza
Napolitano, Marcos
Dias, Marcia Tosta
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamarão, Luisa Quarti
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação cultural
Crítica musical
História da música popular brasileira
História popular
Música popular brasileira
Cultura
Mediação
topic Mediação cultural
Crítica musical
História da música popular brasileira
História popular
Música popular brasileira
Cultura
Mediação
description A tese trata das mediações culturais que influenciaram na construção da Música Popular Brasileira (MPB) no período entre 1968 e 1982. Para além das análises que priorizavam a trajetória dos movimentos musicais e/ou dos artistas de sucesso, a pesquisa busca mostrar que o êxito simbólico e comercial da MPB deve-se também a outros elementos que permitiram a aproximação da música com o público. Ao proporcionarem a circulação dessa mercadoria, os mediadores culturais facilitaram o acesso do público a ela, reafirmando valores caros ao projeto de diferentes veículos de comunicação que lucravam com essa atividade. Para exemplificar o conceito de mediação cultural, foram examinados os fascículos História da Música Popular Brasileira, da Editora Abril, que apresentava um encarte com a biografia e análises da obra do artista e um LP com suas principais músicas; os artigos de diferentes veículos de três jornalistas da chamada “nova onda” de críticos musicais: Ana Maria Bahiana; Nelson Motta e Tárik de Souza; e os shows do “Circuito Universitário”, série de espetáculos de MPB que percorreram cidades universitárias e capitais do Sudeste do Brasil. De diferentes formas, os três casos se constituem em importantes espaços de mediação que auxiliaram na divulgação das músicas, dos artistas e das práticas que englobaram a construção da instituição sócio-política chamada MPB
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2020-03-16T23:50:18Z
2020-03-16T23:50:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/13111
Aluno de doutorado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13111
identifier_str_mv Aluno de doutorado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838800951377920