A importância da educação financeira para o controle do consumo por impulso e endividamento dos estudantes da UFF
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31790 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a importância da educação financeira para o indivíduo, relacionando esse conhecimento com o consumo por impulso e o endividamento dele. O tema principal do trabalho, educação financeira, teve um aumento significativo nas buscas anos últimos anos, visto que ele contribui para uma melhor relação entre o sujeito e o dinheiro, afetando assim a forma como o indivíduo consome. A pesquisa foi realizada de forma on-line com os alunos da Universidade Federal Fluminense, localizada no campus de Niterói - Rio de Janeiro. O questionário enviado contém 15 perguntas, foi respondido em 32 cursos, por 119 pessoas da graduação, das quais, foram divididas em dois grupos, de acordo com o seu nível de conhecimento financeiro. Com o resultado, verificou-se que o grupo que tinha mais conhecimento sobre educação financeira obteve um desempenho melhor nas perguntas sobre consumo por impulso e débito controlado, obtendo assim um desempenho melhor do que o outro grupo. Podendo concluir assim, por meio de uma análise simples de estatística descritiva que o conhecimento sobre educação financeira pode influenciar o consumo por impulso e o endividamento do indivíduo. |
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A importância da educação financeira para o controle do consumo por impulso e endividamento dos estudantes da UFFEducação financeiraConsumo conscienteEndividamentoFinanças pessoaisComportamento financeiroDinheiroAdministraçãoTrabalho de conclusão de cursoPesquisa quantitativaEducação financeiraFinancial educationConscious consumptionIndebtednessPersonal financeFinancial behaviorMoneyO presente trabalho tem como objetivo principal analisar a importância da educação financeira para o indivíduo, relacionando esse conhecimento com o consumo por impulso e o endividamento dele. O tema principal do trabalho, educação financeira, teve um aumento significativo nas buscas anos últimos anos, visto que ele contribui para uma melhor relação entre o sujeito e o dinheiro, afetando assim a forma como o indivíduo consome. A pesquisa foi realizada de forma on-line com os alunos da Universidade Federal Fluminense, localizada no campus de Niterói - Rio de Janeiro. O questionário enviado contém 15 perguntas, foi respondido em 32 cursos, por 119 pessoas da graduação, das quais, foram divididas em dois grupos, de acordo com o seu nível de conhecimento financeiro. Com o resultado, verificou-se que o grupo que tinha mais conhecimento sobre educação financeira obteve um desempenho melhor nas perguntas sobre consumo por impulso e débito controlado, obtendo assim um desempenho melhor do que o outro grupo. Podendo concluir assim, por meio de uma análise simples de estatística descritiva que o conhecimento sobre educação financeira pode influenciar o consumo por impulso e o endividamento do indivíduo.This paper's main objective is to analyze the importance of financial education for the individual, relating this knowledge with impulse buying and his indebtedness. The main theme of the work, financial education, had a significant increase in searches in recent years, since it contributes to a better relationship between the subject and the money, thus affecting the way he consumes. The survey was conducted online for students at the University Federal Fluminense, located on the Niterói - Rio de Janeiro. The questionnaire sent contained 15 questions, was answered in 32 courses, by 119 undergraduate students, of which, they were divided into two groups, according to their level of financial knowledge. With the result, it was verified that the group that had more knowledge about financial education had a better performance in the questions about impulse buying and controlled debt, thus obtaining a better performance than the other group. Thus, we can conclude, through a simple descriptive statistical analysis, that knowledge about financial education can influence the impulse consumption and indebtedness of individuals.64 f.Ramos Filho, Américo da CostaFaria, Ivando Silva deTayt-Son, Débora Bogéa da CostaFernandes, Francisco Bruno Ribeiro2024-01-04T17:38:57Z2024-01-04T17:38:57Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERNANDES, Francisco Bruno Ribeiro. A importância da educação financeira para o controle do consumo por impulso e endividamento dos estudantes da UFF. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31790CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-04T17:39:02Zoai:app.uff.br:1/31790Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-01-04T17:39:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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