Encontros com a corp(o)ralidade: Narrativa, presença & performance docente nas aulas de História da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramôa, Hosana do Nascimento
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33620
Resumo: O que narram as performances docentes sobre a presença das professoras e professores nas aulas de História? Essa é a questão que orienta o presente trabalho. Pelos encontros com três professores-narradores, esta pesquisa se propõe a alcançar o objetivo de compreender como a performance na docência em História constrói narrativas acerca do ensino e da profissão. Dividida em três capítulos, esta tese, escrita em primeira pessoa, desenha a performance docente como uma narrativa que, ao amalgamar corpo, oralidade e sentidos em sala de aula, ensina a disciplina História aos alunos, e com isso, opera o ensino da profissão, externalizando o que é ser professor/a de História. Esse entendimento se constrói na reflexão em torno da fundamentalidade da materialidade, partindo dos usos do termo performance e chegando até a sua apropriação em conceito. O proceder metodológico consiste no acompanhamento de três aulas de cada docente, operando com observação, gravações de áudio, caderno de anotações, fotografias e gravações de curtos vídeos. Tudo isso para compor sequências “quadro a quadro”, que depreendem a captura dos movimentos e expressões dos professores, formando um conjunto de fotos em sequência. A empiria se completa com as transcrições de entrevistas individuais semiestruturadas. Esse material forma as mônadas – narrativas orais e corpóreas que, repletas de sentidos, concentram as particularidades individuais e, ao mesmo tempo, lançam olhares mais amplos para a performance ao ensinar História como parte de uma comunidade de ensino e aprendizagem da profissão –, essa é a lente utilizada nesta tese. Desse modo, dentre as conclusões suscitadas, realça-se a percepção de que os três professores- narradores explicitam uma docência numa fronteira entre o individual e o coletivo, na qual, seus corpos, ao ensinar História aos/às seus/suas alunos/as, fomentam um conhecimento profissional que tem, como uma de suas bases (mas não só), a observação e reflexão sobre o trabalho de seus antigos professores. Além disso, eles também demarcam seus lugares de professores formadores de outros professores/as. Esse, portanto, é o elo comunitário que incide sobre a performance docente. Um elo que compartilha movimentações, impostação de voz e o estar em sala de aula, mas que constrói modos próprios de incorporação e de externalização dessa docência coletiva.
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Esse entendimento se constrói na reflexão em torno da fundamentalidade da materialidade, partindo dos usos do termo performance e chegando até a sua apropriação em conceito. O proceder metodológico consiste no acompanhamento de três aulas de cada docente, operando com observação, gravações de áudio, caderno de anotações, fotografias e gravações de curtos vídeos. Tudo isso para compor sequências “quadro a quadro”, que depreendem a captura dos movimentos e expressões dos professores, formando um conjunto de fotos em sequência. A empiria se completa com as transcrições de entrevistas individuais semiestruturadas. Esse material forma as mônadas – narrativas orais e corpóreas que, repletas de sentidos, concentram as particularidades individuais e, ao mesmo tempo, lançam olhares mais amplos para a performance ao ensinar História como parte de uma comunidade de ensino e aprendizagem da profissão –, essa é a lente utilizada nesta tese. Desse modo, dentre as conclusões suscitadas, realça-se a percepção de que os três professores- narradores explicitam uma docência numa fronteira entre o individual e o coletivo, na qual, seus corpos, ao ensinar História aos/às seus/suas alunos/as, fomentam um conhecimento profissional que tem, como uma de suas bases (mas não só), a observação e reflexão sobre o trabalho de seus antigos professores. Além disso, eles também demarcam seus lugares de professores formadores de outros professores/as. Esse, portanto, é o elo comunitário que incide sobre a performance docente. Um elo que compartilha movimentações, impostação de voz e o estar em sala de aula, mas que constrói modos próprios de incorporação e de externalização dessa docência coletiva.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorWhat teaching performances tell about the presence of teachers in History classes? This is the question that guides this work. Through encounters with three teacher-narrators, this research aims to understand how performance in History teaching constructs narratives about teaching and the profession. Divided into three chapters, this thesis, written in first person, conceives of the teaching performance as a narrative that, by amalgamating body, orality and meanings in the classroom, teaches History to students, and with that, operates the teaching of the profession, externalizing what it means to be a History teacher. This understanding is built on reflecting about the fundamentality of materiality, starting from the uses of the term performance and arriving at its appropriation as a concept. The methodological procedure consists of monitoring three classes of each teacher, using observation, audio recordings, notebook for notes, photographs and short videos recordings. All this to compose “frame by frame” sequences, which consist of capturing the teachers’ movements and expressions, composing a set of photos in sequence. The empirical work is completed with individual semi-structured interviews transcriptions. This material forms the mônadas – oral and corporal narratives that, full of meanings, concentrate the particularities of individual and, at the same time, achieve a broader view of the performance in History teaching as a part of a professional teaching and learning community –, this is the lens used in this thesis. In this way, among the conclusions drawn, the perception is highlighted that the three teacher-narrators are teaching on a frontier between the individual and the collective, in which their bodies, when teaching History to their students, foster a professional knowledge that has, as one of its bases (but not only), observation and reflection on the work of their former teachers. Furthermore, they also demarcate their places as teachers who train other teachers. This is the community link that affects teaching performance. A link that shares movements, tone of voice and the being in the classroom, but which builds its own ways of incorporating and externalizing this collective teaching.217 p.Andrade, Everardo Paiva dePenna, Fernando de AraujoAlmeida, Juniele Rabêlo deMonteiro, Ana Maria Ferreira da CostaRodrigues, Rodrigo Rosselini JúlioPereira, Regilan Deusamar BarbosaRamôa, Hosana do Nascimento2024-07-25T12:07:51Z2024-07-25T12:07:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRAMÔA, Hosana do Nascimento. Encontros com a corp(o)ralidade: Narrativa, presença & performance docente nas aulas de História da educação básica. 2024. 217f. 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