Disciplina-ressignificação do corpo: imagens da educação na arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Maria da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16221
Resumo: Esta tese tem como objetivo principal analisar o corpo e a disciplina a partir da filosofia de Merleau-Ponty (1908-1961) e da experiência estético-educativa desenvolvida nas proposições da artista brasileira Lygia Clark (1920-1988), notadamente entre as décadas de 1950 e 1970, considerando a possibilidade de uma disciplina-ressignificação do corpo. No que se refere ao pensamento de Merleau-Ponty, pretendeu-se elaborar uma análise sobre a reinterpretação corpórea enquanto uma epistemologia possível. No que diz respeito à experiência estético-educativa, buscou-se pensar, com o aporte teórico e as produções da arte que se desdobraram na fronteira entre o moderno e o contemporâneo, as questões estéticas que envolvem a produção do conhecimento na contemporaneidade. Nessa perspectiva, as análises desenvolvidas nesta pesquisa se dirigem ao amplo domínio da educação, não intentando, portanto, refletir as questões do corpo, da disciplina e da arte no âmbito específico da prática educativa escolar. Para tanto, propõe-se um deslocamento conceitual do termo disciplina, que foi abordado pela lente dos processos de criação artísticos, liberado das representações conceituais usualmente adotadas no contexto hegemônico da educação. De modo diverso, a disciplina foi encarnada no corpo que se movimenta e cria modos de ser e de conhecer, a partir da reelaboração das suas significações e da sua reorganização gestual. Para se perseguir o propósito desta pesquisa, algumas questões de fundo orientaram suas análises, a saber: Como as proposições pedagógicas da modernidade ainda fundamentam a formação do homem nos dias atuais, tendo como referência as temáticas do corpo e da disciplina? Em que medida a filosofia de Merleau-Ponty fornece subsídios para a compreensão e a reinterpretação da corporeidade enquanto aspecto basilar para a construção do conhecimento? É possível encontrar na arte contemporânea, notadamente nas produções da artista brasileira Lygia Clark, experiências estético-educativas que ajudem a refletir sobre a possibilidade de uma disciplina-ressignificação do corpo nas propostas formativas da atualidade? Isso posto, destaca-se que se adotou como metodologia a abordagem qualitativa, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento e análise de referências primárias e secundárias que versam sobre as temáticas do corpo, da disciplina e da arte contemporânea. Emprega-se também a análise de fontes documentais, tais como: conteúdo fílmico, fotografias e obras artísticas. Finalmente, a tese tem o propósito de contribuir para a ampliação das reflexões sobre a valorização do aspecto corpóreo nos processos educativos, por meio de um saber incorporado que concilia as dimensões sensível (corpo) e racional (pensamento), transgredindo as construções epistemológicas artificiais, abstratas e distanciadas da vida
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Nessa perspectiva, as análises desenvolvidas nesta pesquisa se dirigem ao amplo domínio da educação, não intentando, portanto, refletir as questões do corpo, da disciplina e da arte no âmbito específico da prática educativa escolar. Para tanto, propõe-se um deslocamento conceitual do termo disciplina, que foi abordado pela lente dos processos de criação artísticos, liberado das representações conceituais usualmente adotadas no contexto hegemônico da educação. De modo diverso, a disciplina foi encarnada no corpo que se movimenta e cria modos de ser e de conhecer, a partir da reelaboração das suas significações e da sua reorganização gestual. Para se perseguir o propósito desta pesquisa, algumas questões de fundo orientaram suas análises, a saber: Como as proposições pedagógicas da modernidade ainda fundamentam a formação do homem nos dias atuais, tendo como referência as temáticas do corpo e da disciplina? Em que medida a filosofia de Merleau-Ponty fornece subsídios para a compreensão e a reinterpretação da corporeidade enquanto aspecto basilar para a construção do conhecimento? É possível encontrar na arte contemporânea, notadamente nas produções da artista brasileira Lygia Clark, experiências estético-educativas que ajudem a refletir sobre a possibilidade de uma disciplina-ressignificação do corpo nas propostas formativas da atualidade? Isso posto, destaca-se que se adotou como metodologia a abordagem qualitativa, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento e análise de referências primárias e secundárias que versam sobre as temáticas do corpo, da disciplina e da arte contemporânea. Emprega-se também a análise de fontes documentais, tais como: conteúdo fílmico, fotografias e obras artísticas. Finalmente, a tese tem o propósito de contribuir para a ampliação das reflexões sobre a valorização do aspecto corpóreo nos processos educativos, por meio de um saber incorporado que concilia as dimensões sensível (corpo) e racional (pensamento), transgredindo as construções epistemológicas artificiais, abstratas e distanciadas da vidaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCette thèse vise à analyser le corps et la discipline à partir de la philosophie de Merleau-Ponty (1908-1961) et l'expérience esthétique-éducative développée dans les propositions de l'artiste brésilienne Lygia Clark (1920-1988), en particulier entre les décennies de 1950 et 1970, envisageant la possibilité d'une discipline-re-signification du corps. En ce qui concerne la pensée de Merleau-Ponty, il est prévu d'élaborer une analyse sur la réinterprétation corporelle comme une épistémologie possible. En ce qui concerne l'expérience esthétique-éducative, se cherche à penser, avec la contribution théorique et les productions de l'art qui se déroulent à la frontière entre le moderne et le contemporain, les questions esthétiques qui impliquent la production de connaissances dans le monde contemporain. De ce point de vue, les analyses développées dans cette recherche sont orientées vers le vaste domaine de l'éducation, sans chercher, par conséquent, à refléter les questions de corps, de discipline et d'art dans le champ spécifique de la pratique éducative scolaire. Pour cela, un changement conceptuel du terme discipline est proposé, qui sera abordé par l'objectif des processus de création artistique, libéré des représentations conceptuelles habituellement adoptées dans le contexte hégémonique de l'éducation. D'une manière différente, la discipline s'incarnera dans le corps qui bouge et crée des manières d'être et de savoir, à partir de la ré-élaboration de ses significations et de sa réorganisation gestuelle. Afin de poursuivre le but de cette recherche, quelques questions fondamentales ont guidé nos analyses, à savoir: Comment les propositions pédagogiques de la modernité fondent-elles encore la formation de l'homme de nos jours, en se référant aux thèmes du corps et de la discipline? Dans quelle mesure la philosophie de Merleau-Ponty nous fournit-elle des idées pour la compréhension et la réinterprétation de la corporéité en tant qu'aspect fondamental de la construction de la connaissance? Peut-on trouver dans l'art contemporain, notamment dans les productions de l'artiste brésilienne Lygia Clark, des expériences esthétiques-éducatives qui aident à réfléchir sur la possibilité d'une discipline-re-signification du corps dans les propositions formatives actuelles? Ça en place, il est souligné que la méthodologie adoptée est d'approche qualitative et il est utilisé de la recherche bibliographique, à partir de l'enquête et l'analyse des références primaires et secondaires qui traitent des sujets du corps, la discipline et l'art contemporain. Il est également utilisé l'analyse des sources documentaires, telles que: le contenu du film, des photographies et des œuvres artistiques. Enfin, la thèse vise à contribuer à l'élargissement des réflexions sur la valorisation de l'aspect corporel dans les processus éducatifs, à travers une connaissance intégrée qui concilie les dimensions sensible (corps) et rationnelle (pensée), transgressant les constructions épistémologiques artificielles , abstrait et éloigné de la vie194 f.Pinto, Maria Martha D'AangeloHenriques, Eda Maria de OliveiraMatesco, Viviane FurtadoGeraldo, Sheila CaboScofano, Reuber GerbassiRamos, Pedro Hussak Van Velthenhttp://lattes.cnpq.br/2026406445331419http://lattes.cnpq.br/2130283632932558http://lattes.cnpq.br/2130283632932558http://lattes.cnpq.br/1978216840303181http://lattes.cnpq.br/2457480207535693http://lattes.cnpq.br/9708930883837098http://lattes.cnpq.br/9838212020104691http://lattes.cnpq.br/2002089262954285Silva, Adriana Maria da2020-12-07T18:33:16Z2020-12-07T18:33:16Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Adriana Maria da. 2018. 194 f. Disciplina-ressignificação do corpo: imagens da educação na arte. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16221http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-01T19:59:30Zoai:app.uff.br:1/16221Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-01T19:59:30Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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