Uma experiência pedagógica do colégio Nova Friburgo no ensino de matemática: um olhar sobre as unidades didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frickes, Luisa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31945
Resumo: O Colégio Nova Friburgo (CNF) foi uma instituição de ensino secundário fundada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que, ao longo dos seus 26 anos de existência empreendeu uma experiência educacional baseada no Método de Ensino por Unidades Didáticas (MUD), elaborado por Irene Mello Carvalho e inspirado em dois métodos que o antecederam: os Passos da Instrução Formal de Herbart e o Plano Morrison. A instituição, que ao ser inaugurada, em 1950, levava o nome de Ginásio Nova Friburgo (GNF), foi a primeira no então estado do Rio de Janeiro a adotar as classes experimentais, regulamentadas apenas em 1959. Sendo assim, é legítima a sua importância dentro do contexto educacional do estado do Rio de Janeiro durante período histórico no qual funcionou. Nessa marcha, com o intuito de criar maior entendimento a respeito da aplicação do MUD (largamente exaltado pelos agentes históricos do CNF) no colégio e no ensino de Matemática dentro da instituição. a atual pesquisa se propõe a analisar cinco unidades didáticas da disciplina de Matemática colhidas a partir de duas fontes: a Revista Curriculum, periódico científico editado pelo CNF e pela FGV durante 14 anos, que servia como meio de divulgação da experiência educacional implementada no colégio, além de tratar de outras temáticas acerca da educação; e, o livro de Irene Mello Carvalho, O Ensino Por Unidades Didáticas, também editado pela FGV. Ao examinar as 48 edições da revista, foram identificados três planos de unidade de Matemática, cujos temas são: áreas de figuras planas; sistemas lineares de duas equações e duas incógnitas; e, gráficos. No que se refere à obra de Irene, são divulgados quatro planos de unidade, sendo dois destes também da disciplina de Matemática. A primeira trata de expressões algébricas, enquanto a segunda tem como temática principal o estudo de cônicas. Dessa forma, a presente pesquisa busca lançar um olhar sobre as práticas pedagógicas no ensino de Matemática aplicadas e divulgadas pelo corpo docente do CNF. Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Ciência, Cultura e Educação e relaciona-se ao projeto História das Instituições: culturas escolares e práticas de ensino, do grupo de pesquisa História & Educação Matemática (HEDUMAT).
id UFF-2_70d2dc277e243ecd7388e5b4822e039f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31945
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma experiência pedagógica do colégio Nova Friburgo no ensino de matemática: um olhar sobre as unidades didáticasColégio Nova FriburgoUnidades DidáticasClasses ExperimentaisPráticas PedagógicasEnsino de MatemáticaPrática pedagógicaEnsino de MatemáticaColégio Nova FriburgoTeaching UnitsExperimental ClassesPedagogical PracticesMath TeachingO Colégio Nova Friburgo (CNF) foi uma instituição de ensino secundário fundada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que, ao longo dos seus 26 anos de existência empreendeu uma experiência educacional baseada no Método de Ensino por Unidades Didáticas (MUD), elaborado por Irene Mello Carvalho e inspirado em dois métodos que o antecederam: os Passos da Instrução Formal de Herbart e o Plano Morrison. A instituição, que ao ser inaugurada, em 1950, levava o nome de Ginásio Nova Friburgo (GNF), foi a primeira no então estado do Rio de Janeiro a adotar as classes experimentais, regulamentadas apenas em 1959. Sendo assim, é legítima a sua importância dentro do contexto educacional do estado do Rio de Janeiro durante período histórico no qual funcionou. Nessa marcha, com o intuito de criar maior entendimento a respeito da aplicação do MUD (largamente exaltado pelos agentes históricos do CNF) no colégio e no ensino de Matemática dentro da instituição. a atual pesquisa se propõe a analisar cinco unidades didáticas da disciplina de Matemática colhidas a partir de duas fontes: a Revista Curriculum, periódico científico editado pelo CNF e pela FGV durante 14 anos, que servia como meio de divulgação da experiência educacional implementada no colégio, além de tratar de outras temáticas acerca da educação; e, o livro de Irene Mello Carvalho, O Ensino Por Unidades Didáticas, também editado pela FGV. Ao examinar as 48 edições da revista, foram identificados três planos de unidade de Matemática, cujos temas são: áreas de figuras planas; sistemas lineares de duas equações e duas incógnitas; e, gráficos. No que se refere à obra de Irene, são divulgados quatro planos de unidade, sendo dois destes também da disciplina de Matemática. A primeira trata de expressões algébricas, enquanto a segunda tem como temática principal o estudo de cônicas. Dessa forma, a presente pesquisa busca lançar um olhar sobre as práticas pedagógicas no ensino de Matemática aplicadas e divulgadas pelo corpo docente do CNF. Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Ciência, Cultura e Educação e relaciona-se ao projeto História das Instituições: culturas escolares e práticas de ensino, do grupo de pesquisa História & Educação Matemática (HEDUMAT).The Colégio Nova Friburgo (CNF) was a secondary education institution founded by Fundação Getúlio Vargas (FGV) which, throughout its 26 years of existence, undertook an educational experience based on the Teaching Method by Didactic Units, developed by Irene Mello Carvalho and inspired by two methods that preceded him: Herbart's Steps of Formal Instruction and the Morrison Plan. The institution, which when opened in 1950, was called Ginásio Nova Friburgo (GNF), was the first in the then state of Rio de Janeiro to adopt experimental classes, regulated only in 1959. Therefore, it is legitimate its importance within the educational context of the state of Rio de Janeiro during the historical period in which it operated. In this process, with the aim of creating greater understanding regarding the application of the Teaching Method by Didactic Units (widely praised by the historical agents of the CNF) in the school, the current research proposes to analyze five didactic units of the Mathematics discipline collected from two sources: Revista Curriculum, a scientific periodical published by the CNF and FGV for 14 years, which served as a means of disseminating the educational experience implemented at school, in addition to dealing with other topics about education; and, the book by Irene Mello Carvalho, O Ensino por Unidades Didáticas, also published by the foundation. When examining the 48 issues of the magazine, three Mathematics unit plans were identified, whose themes are: areas of flat figures; linear systems of two equations and two variables; and, graphics. Regarding Irene's work, four unit plans are published, two of which are also from the Mathematics discipline. The first deals with algebraic expressions, while the second has as its main theme the study of conics. Thus, the present research seeks to observe the pedagogical practices in the teaching of Mathematics applied and disseminated by the CNF faculty. and teaching Mathematics within the institution. This dissertation was developed in the Science, Culture and Education line of research and is related to the History of Institutions: school cultures and teaching practices project, from the History & Mathematics Education (HEDUMAT) research group.141 p.Dassie, Bruno AlvesSoares, Flávia dos SantosFrança, Denise MedinaFrickes, Luisa2024-01-16T12:46:28Z2024-01-16T12:46:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRICKES, Luisa. Uma experiência pedagógica do colégio Nova Friburgo no ensino de matemática: um olhar sobre as unidades didáticas. 2023. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31945CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-16T12:46:32Zoai:app.uff.br:1/31945Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-01-16T12:46:32Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência pedagógica do colégio Nova Friburgo no ensino de matemática: um olhar sobre as unidades didáticas
title Uma experiência pedagógica do colégio Nova Friburgo no ensino de matemática: um olhar sobre as unidades didáticas
spellingShingle Uma experiência pedagógica do colégio Nova Friburgo no ensino de matemática: um olhar sobre as unidades didáticas
Frickes, Luisa
Colégio Nova Friburgo
Unidades Didáticas
Classes Experimentais
Práticas Pedagógicas
Ensino de Matemática
Prática pedagógica
Ensino de Matemática
Colégio Nova Friburgo
Teaching Units
Experimental Classes
Pedagogical Practices
Math Teaching
title_short Uma experiência pedagógica do colégio Nova Friburgo no ensino de matemática: um olhar sobre as unidades didáticas
title_full Uma experiência pedagógica do colégio Nova Friburgo no ensino de matemática: um olhar sobre as unidades didáticas
title_fullStr Uma experiência pedagógica do colégio Nova Friburgo no ensino de matemática: um olhar sobre as unidades didáticas
title_full_unstemmed Uma experiência pedagógica do colégio Nova Friburgo no ensino de matemática: um olhar sobre as unidades didáticas
title_sort Uma experiência pedagógica do colégio Nova Friburgo no ensino de matemática: um olhar sobre as unidades didáticas
author Frickes, Luisa
author_facet Frickes, Luisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dassie, Bruno Alves
Soares, Flávia dos Santos
França, Denise Medina
dc.contributor.author.fl_str_mv Frickes, Luisa
dc.subject.por.fl_str_mv Colégio Nova Friburgo
Unidades Didáticas
Classes Experimentais
Práticas Pedagógicas
Ensino de Matemática
Prática pedagógica
Ensino de Matemática
Colégio Nova Friburgo
Teaching Units
Experimental Classes
Pedagogical Practices
Math Teaching
topic Colégio Nova Friburgo
Unidades Didáticas
Classes Experimentais
Práticas Pedagógicas
Ensino de Matemática
Prática pedagógica
Ensino de Matemática
Colégio Nova Friburgo
Teaching Units
Experimental Classes
Pedagogical Practices
Math Teaching
description O Colégio Nova Friburgo (CNF) foi uma instituição de ensino secundário fundada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que, ao longo dos seus 26 anos de existência empreendeu uma experiência educacional baseada no Método de Ensino por Unidades Didáticas (MUD), elaborado por Irene Mello Carvalho e inspirado em dois métodos que o antecederam: os Passos da Instrução Formal de Herbart e o Plano Morrison. A instituição, que ao ser inaugurada, em 1950, levava o nome de Ginásio Nova Friburgo (GNF), foi a primeira no então estado do Rio de Janeiro a adotar as classes experimentais, regulamentadas apenas em 1959. Sendo assim, é legítima a sua importância dentro do contexto educacional do estado do Rio de Janeiro durante período histórico no qual funcionou. Nessa marcha, com o intuito de criar maior entendimento a respeito da aplicação do MUD (largamente exaltado pelos agentes históricos do CNF) no colégio e no ensino de Matemática dentro da instituição. a atual pesquisa se propõe a analisar cinco unidades didáticas da disciplina de Matemática colhidas a partir de duas fontes: a Revista Curriculum, periódico científico editado pelo CNF e pela FGV durante 14 anos, que servia como meio de divulgação da experiência educacional implementada no colégio, além de tratar de outras temáticas acerca da educação; e, o livro de Irene Mello Carvalho, O Ensino Por Unidades Didáticas, também editado pela FGV. Ao examinar as 48 edições da revista, foram identificados três planos de unidade de Matemática, cujos temas são: áreas de figuras planas; sistemas lineares de duas equações e duas incógnitas; e, gráficos. No que se refere à obra de Irene, são divulgados quatro planos de unidade, sendo dois destes também da disciplina de Matemática. A primeira trata de expressões algébricas, enquanto a segunda tem como temática principal o estudo de cônicas. Dessa forma, a presente pesquisa busca lançar um olhar sobre as práticas pedagógicas no ensino de Matemática aplicadas e divulgadas pelo corpo docente do CNF. Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Ciência, Cultura e Educação e relaciona-se ao projeto História das Instituições: culturas escolares e práticas de ensino, do grupo de pesquisa História & Educação Matemática (HEDUMAT).
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-16T12:46:28Z
2024-01-16T12:46:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRICKES, Luisa. Uma experiência pedagógica do colégio Nova Friburgo no ensino de matemática: um olhar sobre as unidades didáticas. 2023. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31945
identifier_str_mv FRICKES, Luisa. Uma experiência pedagógica do colégio Nova Friburgo no ensino de matemática: um olhar sobre as unidades didáticas. 2023. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838897702436864