Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Debora Cristina da Silva Cruz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30030
Resumo: Esta pesquisa intitulada Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentes, vinculada a linha de pesquisa: Linguagem, Cultura e Processos Formativos, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro, apresentou como objetivo geral: Ampliar a discussão e o estudo sobre os desafios e a importância dos processos formativos de professores na formação de leitores literários na primeira infância. Já como objetivos específicos: Analisar documentos que tratem da formação de professores de Educação Infantil na Prefeitura do Rio de Janeiro e como os mesmos abordam a formação de leitores literários neste segmento; Conhecer através das narrativas de professores da Educação Infantil do Rio de Janeiro, suas trajetórias de formação e concepções sobre leitura literária e os sentidos atribuídos para a importância de formar leitores literário na primeira infância; Compreender através de suas narrativas como eles significam a relação entre práticas pedagógicas e a formação do leitor literário. Para atender aos objetivos, utilizei a Abordagem Teórico Metodológica da Pesquisaformação Narrativa (Auto) Biográfica, que traz as narrativas para a centralidade do processo de pesquisa. Os dispositivos teóricos metodológicos foram: a análise de documentos e a conversa como metodologia de pesquisa, entendendo a importância de trazer o olhar e as vozes dos professores para compreensão das questões tratadas. Como interlocutores, foram trazidos autores como: Kramer (2010), Vygotsky (2003), e Ribeiro, Souza e Sanches (2018). A pesquisa mostra que enquanto narramos nossa trajetória, estamos nos formando e que todos os professores identificam a importância da literatura infantil no trabalho com as crianças pequenas, a importância da formação dos professores sobre esta temática e que os desafios para a continuidade ou realização dessas formações na rede municipal, ainda são muitos.
id UFF-2_70e65771da447758d873b26e8d08f79f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30030
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentesLeitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentesLiteraturaInfânciasPesquisaformaçãoNarrativasLiteratura infantilFormação de professorNarrativaLiteraturaInfanciasFormación en investigaciónNarrativasEsta pesquisa intitulada Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentes, vinculada a linha de pesquisa: Linguagem, Cultura e Processos Formativos, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro, apresentou como objetivo geral: Ampliar a discussão e o estudo sobre os desafios e a importância dos processos formativos de professores na formação de leitores literários na primeira infância. Já como objetivos específicos: Analisar documentos que tratem da formação de professores de Educação Infantil na Prefeitura do Rio de Janeiro e como os mesmos abordam a formação de leitores literários neste segmento; Conhecer através das narrativas de professores da Educação Infantil do Rio de Janeiro, suas trajetórias de formação e concepções sobre leitura literária e os sentidos atribuídos para a importância de formar leitores literário na primeira infância; Compreender através de suas narrativas como eles significam a relação entre práticas pedagógicas e a formação do leitor literário. Para atender aos objetivos, utilizei a Abordagem Teórico Metodológica da Pesquisaformação Narrativa (Auto) Biográfica, que traz as narrativas para a centralidade do processo de pesquisa. Os dispositivos teóricos metodológicos foram: a análise de documentos e a conversa como metodologia de pesquisa, entendendo a importância de trazer o olhar e as vozes dos professores para compreensão das questões tratadas. Como interlocutores, foram trazidos autores como: Kramer (2010), Vygotsky (2003), e Ribeiro, Souza e Sanches (2018). A pesquisa mostra que enquanto narramos nossa trajetória, estamos nos formando e que todos os professores identificam a importância da literatura infantil no trabalho com as crianças pequenas, a importância da formação dos professores sobre esta temática e que os desafios para a continuidade ou realização dessas formações na rede municipal, ainda são muitos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta investigación titulada Lectura literaria, entre documentos y procesos formativos en la Educación Infantil: una mirada desde las narrativas docentes, vinculada a la línea de investigación: Lenguaje, Cultura y Procesos Formativos, del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal Fluminense de Rio de Janeiro, presentó como objetivo general: Ampliar la discusión y el estudio sobre los desafíos y la importancia de los procesos formativos de docentes en la formación de lectores literarios en la primera infancia. Como objetivos específicos: Analizar documentos que tratan de la formación de profesores de Educación Infantil en la Municipalidad de Río de Janeiro y cómo abordan la formación de lectores literarios en este segmento; Conocer a través de las narrativas de docentes de Educación Infantil de Río de Janeiro, sus trayectorias de formación y concepciones sobre la lectura literaria y los significados atribuidos a la importancia de formar lectores literarios en la primera infancia; Comprender a través de sus narrativas cómo significan la relación entre las prácticas pedagógicas y la formación del lector literario. Para cumplir con los objetivos, utilicé el Enfoque Metodológico Teórico para la Investigación de la Formación Narrativa (Auto)biográfica, que lleva las narrativas al centro del proceso de investigación. Los dispositivos teóricos metodológicos fueron: el análisis de documentos y la conversación como metodología de investigación, comprendiendo la importancia de acercar la perspectiva y las voces de los docentes para comprender los temas abordados. Se trajeron como interlocutores a autores como: Kramer (2010), Vygotsky (2003) y Ribeiro, Souza e Sanches (2018). La investigación muestra que mientras narramos nuestra trayectoria, vamos formando y que todos los docentes identifican la importancia de la literatura infantil en el trabajo con los niños pequeños, la importancia de la formación docente en esta temática y que los desafíos para la continuidad o realización de estas formaciones en la red municipal, todavía hay muchos.135 pHenriques, Eda Maria de OliveiraOstetto, Luciana EsmeraldaSilva, Tiago Ribeiro daMunhoz, Silmara Carina DornelasConceição, Debora Cristina da Silva Cruz2023-08-18T15:25:58Z2023-08-18T15:25:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCONCEIÇÃO, Debora Cristina da Silva Cruz. Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentes. 2023. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30030CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-18T15:26:02Zoai:app.uff.br:1/30030Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-18T15:26:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentes
Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentes
title Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentes
spellingShingle Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentes
Conceição, Debora Cristina da Silva Cruz
Literatura
Infâncias
Pesquisaformação
Narrativas
Literatura infantil
Formação de professor
Narrativa
Literatura
Infancias
Formación en investigación
Narrativas
title_short Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentes
title_full Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentes
title_fullStr Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentes
title_full_unstemmed Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentes
title_sort Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentes
author Conceição, Debora Cristina da Silva Cruz
author_facet Conceição, Debora Cristina da Silva Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Eda Maria de Oliveira
Ostetto, Luciana Esmeralda
Silva, Tiago Ribeiro da
Munhoz, Silmara Carina Dornelas
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Debora Cristina da Silva Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Infâncias
Pesquisaformação
Narrativas
Literatura infantil
Formação de professor
Narrativa
Literatura
Infancias
Formación en investigación
Narrativas
topic Literatura
Infâncias
Pesquisaformação
Narrativas
Literatura infantil
Formação de professor
Narrativa
Literatura
Infancias
Formación en investigación
Narrativas
description Esta pesquisa intitulada Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentes, vinculada a linha de pesquisa: Linguagem, Cultura e Processos Formativos, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro, apresentou como objetivo geral: Ampliar a discussão e o estudo sobre os desafios e a importância dos processos formativos de professores na formação de leitores literários na primeira infância. Já como objetivos específicos: Analisar documentos que tratem da formação de professores de Educação Infantil na Prefeitura do Rio de Janeiro e como os mesmos abordam a formação de leitores literários neste segmento; Conhecer através das narrativas de professores da Educação Infantil do Rio de Janeiro, suas trajetórias de formação e concepções sobre leitura literária e os sentidos atribuídos para a importância de formar leitores literário na primeira infância; Compreender através de suas narrativas como eles significam a relação entre práticas pedagógicas e a formação do leitor literário. Para atender aos objetivos, utilizei a Abordagem Teórico Metodológica da Pesquisaformação Narrativa (Auto) Biográfica, que traz as narrativas para a centralidade do processo de pesquisa. Os dispositivos teóricos metodológicos foram: a análise de documentos e a conversa como metodologia de pesquisa, entendendo a importância de trazer o olhar e as vozes dos professores para compreensão das questões tratadas. Como interlocutores, foram trazidos autores como: Kramer (2010), Vygotsky (2003), e Ribeiro, Souza e Sanches (2018). A pesquisa mostra que enquanto narramos nossa trajetória, estamos nos formando e que todos os professores identificam a importância da literatura infantil no trabalho com as crianças pequenas, a importância da formação dos professores sobre esta temática e que os desafios para a continuidade ou realização dessas formações na rede municipal, ainda são muitos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-18T15:25:58Z
2023-08-18T15:25:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CONCEIÇÃO, Debora Cristina da Silva Cruz. Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentes. 2023. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30030
identifier_str_mv CONCEIÇÃO, Debora Cristina da Silva Cruz. Leitura literária, entre documentos e processos formativos na Educação Infantil: um olhar a partir das narrativas docentes. 2023. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838727251165184